A SED (Secretaria Estadual de Educação) divulgou, na edição do Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (7), o resultado final da apuração do IQE-MS (Índice de Qualidade da Educação de Mato Grosso do Sul) de 2024. Uma das menores cidades do Estado e com cerca de 3.625 habitantes, Taquarussu obteve a maior pontuação em proficiência.
O monitoramento serve para a distribuição de cota municipal de impostos, como o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). O balanço considera a participação dos 79 municípios do Estado, pelo SAEMS (Sistema de Avaliação da Educação Básica de Mato Grosso do Sul).
Taquarussu obteve proficiência de 755 pontos. A cidade também obteve melhor resultado no AJA (Avanço do Jovem na Aprendizagem), que são etapas Ensino Fundamental e Ensino Médio, de 3,86. Segundo o Censo Demográfico do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), de 2022, a cidade tinha 450 matrículas no ensino fundamental e 124 matrículas no ensino médio, sendo 100% na taxa de escolarização de alunos entre 6 e 14 anos.
Vale lembrar que Taquarussu se destaca como a única cidade de MS com 100% da população de 15 a 24 anos alfabetizada. Mas tem média baixa porque entre a população mais velha a taxa de alfabetização cai para 46%, entre pessoas com 80 anos ou mais. Além disso, Taquarussu aparece no recorde por raça com 100% da população indígena alfabetizada, de acordo com o IBGE.
Já a cidade que obteve a menor proficiência foi Miranda, com 533 pontos, sendo 0,82 no AJA. O Censo do IBGE de 2022 indica que 4.744 alunos estiveram matriculados no ensino fundamental e 1.220 matrículas no ensino médio.
Campo Grande obteve 586 pontos de proficiência, sendo 1,26 pelo AJA. Segundo a secretaria, cerca de 45 mil estudantes estão matriculados em escolas estaduais da Capital em 2025.
Português e matemática
Em maio deste ano, o resultado parcial apontava que o Estado obteve o melhor índice da história da REE (Rede Estadual de Educação) na proficiência em Língua Portuguesa e Matemática, na etapa do Ensino Médio.
Na edição de 2024, mais de 35 mil estudantes da Rede Pública foram avaliados, com a participação de estudantes matriculados em turmas de 2º, 4º e 8º anos do Ensino Fundamental e 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino.
Na REE/MS, em comparação com o ano anterior (2023), foram observados crescimentos de até 18 pontos em Língua Portuguesa e 14 pontos em Matemática.
Confira o resultado:
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.