Pular para o conteúdo
Cotidiano

Menor cidade de MS conquista o melhor índice de qualidade na educação da SED

A cidade de Taquarussu obteve a maior pontuação em proficiência do Estado
Karina Campos -
volta
Volta as aulas escola estadual (Foto: Eliel Dias, Jornal Midiamax)

A SED (Secretaria Estadual de Educação) divulgou, na edição do Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (7), o resultado final da apuração do IQE-MS (Índice de Qualidade da Educação de ) de 2024. Uma das menores cidades do Estado e com cerca de 3.625 habitantes, obteve a maior pontuação em proficiência.

O monitoramento serve para a distribuição de cota municipal de impostos, como o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). O balanço considera a participação dos 79 municípios do Estado, pelo SAEMS (Sistema de Avaliação da Educação Básica de Mato Grosso do Sul).

Taquarussu obteve proficiência de 755 pontos. A cidade também obteve melhor resultado no AJA (Avanço do Jovem na Aprendizagem), que são etapas Ensino Fundamental e Ensino Médio, de 3,86. Segundo o Censo Demográfico do (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), de 2022, a cidade tinha 450 matrículas no ensino fundamental e 124 matrículas no ensino médio, sendo 100% na taxa de escolarização de alunos entre 6 e 14 anos.

Vale lembrar que Taquarussu se destaca como a única cidade de MS com 100% da população de 15 a 24 anos alfabetizada. Mas tem média baixa porque entre a população mais velha a taxa de alfabetização cai para 46%, entre pessoas com 80 anos ou mais. Além disso, Taquarussu aparece no recorde por raça com 100% da população indígena alfabetizada, de acordo com o IBGE.

Já a cidade que obteve a menor proficiência foi , com 533 pontos, sendo 0,82 no AJA. O Censo do IBGE de 2022 indica que 4.744 alunos estiveram matriculados no ensino fundamental e 1.220 matrículas no ensino médio.

Campo Grande obteve 586 pontos de proficiência, sendo 1,26 pelo AJA. Segundo a secretaria, cerca de 45 mil estudantes estão matriculados em escolas estaduais da Capital em 2025.

Português e matemática

Em maio deste ano, o resultado parcial apontava que o Estado obteve o melhor índice da história da REE (Rede Estadual de Educação) na proficiência em Língua Portuguesa e Matemática, na etapa do Ensino Médio.

Na edição de 2024, mais de 35 mil estudantes da Rede Pública foram avaliados, com a participação de estudantes matriculados em turmas de 2º, 4º e 8º anos do Ensino Fundamental e 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino.

Na REE/MS, em comparação com o ano anterior (2023), foram observados crescimentos de até 18 pontos em Língua Portuguesa e 14 pontos em Matemática.

Confira o resultado:

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Operação em MS e SP investiga esquema de furto de R$ 3 milhões de transportadora

jbs

PL que pode suspender licenças da JBS pelo mau cheiro no Nova Campo Grande entra na CCJR

Réu diz não saber como arma disparou e julgamento de feminicídio de Lucilene é adiado em Campo Grande

Ônibus passa por cima de moto no terminal Hércules Maymone

Notícias mais lidas agora

Usina que operava sem licença com ‘aval’ do Imasul tem 15 dias para provar situação regular

Polícia faz reconstrução 3D de duplo feminicídio, descobre luta e tentativa de ocultar provas

Acidentes com escorpiões crescem em MS e crianças são 60% dos casos graves

Hugo Motta marca sessão para esta quinta, após retomar cadeira da Câmara

Últimas Notícias

Política

Adriane abre feirão anunciando R$ 4,5 milhões em subsídio para quem deseja casa própria

Lançamento aconteceu na manhã desta quinta-feira, 7 de agosto, no Pátio Central Shopping

Brasil

Influenciadores Bia Miranda, Gato Preto e Mamau são alvos de operação contra jogos de azar

Investigações apontam indícios "claros" de enriquecimento incompatível com renda declarada pelos influenciadores

Polícia

Durante transporte para Unei Dom Bosco, adolescentes fogem de dentro de viatura em Campo Grande

Adolescentes estavam sendo transportados pelo diretor da unidade, segundo informações

Polícia

Usuário denuncia boca de fumo e três são presos em Bataguassu

Homem disse querer sair da criminalidade e entregou localização e funcionamento do esquema