Pular para o conteúdo
Cotidiano

Mato Grosso do Sul confirma terceira morte por influenza

Entre janeiro e março de 2025, Mato Grosso do Sul notificou 834 casos suspeitos de influenza
Lethycia Anjos -
UPA em Campo Grande (Alicce Rodrigues, Midiamax).

Em meio a alta de doenças respiratórias, as mortes por influenza, também conhecida como gripe, continuam a aumentar em . Na última terça-feira (18), o Estado contabilizou 17 casos e uma nova morte decorrente do vírus da gripe, o que elevou o total de óbitos para três.

Dados do boletim epidemiológico da Influenza, divulgado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde), apontam que, até o dia 18 de março, o Estado notificou 834 casos da doença, sendo 17 confirmados e três fatais. Em apenas uma semana, o número de mortes confirmadas aumentou 30%.

Entre os casos confirmados, a Influenza A lidera com 10 confirmações, em seguida aparece a Influenza B, com sete casos, H1N1, com três casos, e H3N2, com um. No enanto, seis casos não foram sub tipados, o que pode aumentar os números já divulgados.

Três mortes em 2025

A morte mais recente ocorreu no dia 4 de março, em , em decorrência da H1N1. A vítima, um homem de 86 anos, tinha histórico de doença cardiovascular crônica, pneumopatia crônica e imunodeficiência/imunodepressão.

As outras duas vítimas residiam em . A primeira, um homem de 85 anos, faleceu em 13 de fevereiro após contrair o subtipo H1N1. Ele tinha pneumopatia crônica e hipotiroidismo. A segunda vítima, uma mulher de 88 anos, morreu no dia 23 de fevereiro por Influenza B. Ela era portadora de doença cardiovascular crônica e diabetes mellitus.

Além da gripe, os casos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) também tem gerado preocupação no Estado. Conforme o boletim epidemiológico da SES, Mato Grosso do Sul contabiliza 834 casos e 63 mortes pela doença.

Vacinação contra a gripe

Doses da vacina contra a Influenza (Ana Laura Menegat, Jornal Midiamax)

Em 2025, as doses contra influenza estarão disponíveis em todas as salas de vacina a partir da 2ª quinzena de março, mas ainda não há um calendário oficial. Na última semana, crianças com idades entre 6 meses e menores de 5 anos entraram para o calendário nacional de vacinação contra a gripe, em Mato Grosso do Sul.

Em 2024, aproximadamente 89,4 mil crianças receberam a vacina contra influenza no Estado, conforme dados do Ministério da Saúde.

Conforme a SES, os demais grupos, incluindo pessoas com doenças crônicas ou deficiências, profissionais da saúde, , forças de segurança e população privada de liberdade, receberão o imunizante em estratégias especiais.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

3,4 toneladas de drogas em carreta que seguia para o Paraná são apreendidas

Flamengo esbarra na altitude e fica no empate com a LDU em Quito

Plantão do Judiciário em MS recebe mais de 300 urgências no plantão de Páscoa e Tiradentes

Movimentos sociais lamentam morte do ‘papa dos pobres’

Notícias mais lidas agora

corpo encontrado onça

‘Deus me guiou certinho’: cunhado encontra corpo de caseiro morto por onça no Pantanal

Cardeais se reúnem no Vaticano para decidir sobre o Conclave

Onça que matou caseiro no Pantanal não será caçada: 'tem mais 4 delas'

De três pontos na BR-267, um continua interditado e dois já foram liberados pela PRF

Últimas Notícias

Polícia

Polícia apreende mais de meia tonelada de droga em meio a mata

Ninguém foi preso

Esportes

Volta Redonda e Ferroviária não saem do zero no fechamento da 4ª rodada da Série B

Os donos da casa não conseguiram desencantar

Polícia

Familiares procuram Eder que desapareceu em Campo Grande

Quem tiver informações do rapaz, entrar em contato

Brasil

Glauber Braga recorre à CCJ contra processo de cassação do mandato

Contra aprovação do processo de cassação de seu mandato pelo Conselho de Ética