Pular para o conteúdo
Cotidiano

Manifestantes pedem por revitalização do Horto Florestal em Campo Grande

Espaço está interditado desde março de 2025, para averiguação arbórea
Monique Faria, Layane Costa -
Protesto envolvendo a revitalização e abertura do Horto Florestal. (Foto: Helder Carvalho, Jornal Midiamax)

Manifestantes reúnem-se, na manhã deste sábado (19), em frente ao de , para solicitar à Prefeitura a revitalização do espaço. O local está interditado desde março deste ano para averiguação arbórea, após a queda de uma árvore de grande porte.

Placas com os dizeres: “Nossa cidade precisa do Horto”, “Revitaliza Já!” e “O Horto é Nosso” foram penduradas nas grades do espaço. Intitulado “Passarinhada” — pelo intuito de observação das aves locais — o protesto conta com cerca de 50 pessoas.

Presidente do IHGMS (Instituto Histórico e Geográfico de ), Valter Cortez ressalta que o Horto Florestal é relevante para o lazer do morador campo-grandense, assim como para o turismo na capital. Outro fator que deve ser considerado é a importância do parque para o microclima da região e paisagem urbana.

“Esse espaço tem uma relevância muito grande para a cidade, quer que seja como equipamento para o lazer da sociedade, lazer de crianças, de adolescentes e do cidadão, de uma maneira geral. É um espaço de atração turística, então do ponto de vista econômico tem relevância. E d o ponto de vista ambiental tem uma relevância muito grande, porque é um espaço que você melhora o microclima da região”, explica.

Presidente do IHGMS, Valter Cortez. (Foto: Helder Carvalho, Jornal Midiamax)

À frente da manifestação, junto com o Instituto Mamede, a vereadora Luiza Ribeiro destaca a importância de pedir pela renovação e reabertura do Horto, o qual é um espaço tão rico.

“É um espaço histórico, importante, cultural, ambiental, também de lazer e de esporte. É super bem localizado, uma área enorme com vários serviços, inclusive de biblioteca, sendo uma das bibliotecas com o acervo mais importante que nós temos em nossa cidade”, diz.

Vereadora Luiza Ribeiro em protesto no Horto Florestal. (Foto: Helder Carvalho, Jornal Midiamax)

Patrimônio é espaço de memórias

O pesquisador e professor de , João Santos, 38 anos, apoia a manifestação pela revitalização do patrimônio da capital. Segundo ele, o Horto está ligado a memórias dos campo-grandenses.

“Acredito que o campo Grandense criou já esse laço com o Orto Florestal e suas memórias, sejam as memórias de infância, nos passeios com as escolas. Memórias também de pessoas do interior que vinham para Campo Grande, visitar a capital e tiravam foto na passarela. Nas memórias dos adolescentes que frequentaram, por exemplo, o Domingo no Rock no Horto, na Arena”, afirma.

Pesquisador João Santos, em protesto de revitalização e abertura do Horto Florestal. (Foto: Helder Carvalho, Jornal Midiamax)

Artesão, de 32 anos, que compareceu ao protesto, conta que costumava frequentar o Horto em projeto de artesanato. “Era um espaço pequeno, mas era colhedor. Ali não cabia mais de 10 alunos. Eles se reuniam nas terças para fazer pintura em madeira e cerâmica e a gestora era muito atenciosa”, relata.

Durante a manifestação, um abaixo-assinado ecolhe assinatura dos participantes. O documento pode ser assinado de forma online, clicando no link.

Fale com os jornalistas do MidiaMAIS!

Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.

Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Transferências cripto rápidas e privadas

Maioria do STF mantém prisão do ex-jogador Robinho

3ª edição da Corrida dos Poderes tem inscrições abertas nesta sexta

Secretário da Receita: campanha de fake news sobre Pix favoreceu crime organizado

Notícias mais lidas agora

Produtor campo-grandense que atuou com cantores famosos é investigado por ligação com o PCC

Família acredita que criminoso ofereceu doces para sequestrar e estuprar Emanuelly

Campo Grande receberá o Hectares Park & Resort, um dos condomínios mais prestigiados do Brasil

loteria

Ninguém acerta e Mega-Sena pode pagar R$ 8 milhões

Últimas Notícias

Polícia

PRF apreende 703 Kg de maconha na BR-163

O preso disse ter pego o veículo com a droga em Dourados

Conteúdo de Marca

Pagamentos digitais no Brasil 2025

O ecossistema de pagamentos do Brasil entrou em uma nova fase.

Brasil

Defesa de Bolsonaro indica nove advogados para julgamento no STF

O julgamento será realizado pela Primeira Turma da Corte

Polícia

Adolescente é atendida em UPA com corpo incendiado

O caso foi registrado durante a quarta-feira na Depac