A semana segue intensa para equipes do Corpo de Bombeiros em ocorrências de combate a incêndios em vegetações de Campo Grande. Na manhã desta quarta-feira (23), uma equipe combate chamas na região no Jardim Aquarius.
Um extenso terreno entre as Ruas Ariodante Zardo, Dos Vasos e a Avenida Conde de Boa Vista, registra focos de incêndio. A fumaça pode ser vista a distância.
Segundo um morador, diversos focos de calor foram registrados no trecho, inclusive próximo a uma residência. “Está tendo vários focos na região do Tijuca, Rancho Alegre, Aquarius. Está terrível a situação”, descreve.
Frequentes ocorrências
Na noite de terça-feira (21), incêndio de grande proporção atingiu vegetação seca aos fundos de uma empresa de adubos às margens da BR-262, em Campo Grande. A área tomada pelas chamas está oposta à entrada pela rodovia.
Conforme apurado pelo Jornal Midiamax, a suspeita seria de que indivíduos em busca de ferro teriam ateado fogo na vegetação para que, após consumida, pudessem encontrar o item para ser revendido.
Ainda na terça, um homem usou uma pá na tentativa de abafar o fogo e impedir que um incêndio atingisse casas e barracos na região da Vila Albuquerque, em Campo Grande. Ele contou com ajuda de outra pessoa que passava pelo local. O incêndio chegou próximo a 9 moradias.
Estiagem
Mato Grosso do Sul permanece em período de estiagem, sem chuvas. Além disso, o Estado enfrenta alerta de baixa umidade relativa do ar, com índices entre 15 e 30%.
O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) explica que a persistência de tempo estável está associada à atuação de um sistema de alta pressão atmosférica, que inibe a formação de nuvens e a ocorrência de precipitações, mantendo o tempo firme em todas as regiões do Estado.
Contudo, a presença de ar seco contribui para a redução significativa dos níveis de umidade relativa do ar, especialmente durante o período da tarde. A condição favorece o risco à saúde e de incêndios florestais.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
***