De 1° a 5 de julho, cerca de 69 bebês receberam a vacina meningocócica ACWY, em Campo Grande, conforme os dados da plataforma Localiza SUS (Sistema Único de Saúde). A nova vacina contra a meningite amplia a proteção contra os principais sorogrupos da bactéria causadora da doença em bebês de 12 meses de vida.
A mudança foi adotada pelo Ministério da Saúde, no início de junho, pela prevalência dos sorogrupos W e Y da meningite na população e pelo objetivo de atender às metas das Diretrizes para o Enfrentamento das Meningites até 2030.
Até então, o esquema vacinal contra a meningite incluía duas doses da vacina meningocócica C, aplicadas aos três e aos cinco meses de vida, e um reforço com a mesma dose, aos 12 meses. Com a atualização anunciada pelo Ministério, o reforço aos 12 meses passa a ser feito com a vacina ACWY, que protege contra os sorogrupos A, C, W e Y.
Até então, a ACWY era aplicada, na rede púbica, apenas em adolescentes com idade entre 11 e 14 anos, em dose única ou como reforço, conforme o histórico vacinal.
Quem se vacinou, precisa de novo?
O Ministério da Saúde informou que crianças que já tomaram as duas doses da vacina meningocócica C e a dose de reforço da mesma vacina não precisam receber a ACWY neste momento. Já as que ainda não foram vacinadas aos 12 meses podem receber a dose de reforço com a ACWY.
Outras vacinas disponíveis no SUS, como BCG, Penta e Pneumocócicas (10, 13 e 23-valente), também ajudam a proteger contra formas de meningite.
Onde tomar?
Conforme a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), como o imunizante já estava inserido no calendário nacional de vacinação de rotina, todas as 74 unidades de saúde do município estão abastecidas com o imunobiológico.
Os pais ou responsáveis pela criança precisam estar com os documentos pessoais do paciente para a aplicação. Clique aqui e confira a unidade mais próxima.
O que é a meningite?
A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas, mas também pode ter origem não infecciosa, como em casos de câncer (com metástase nas meninges), lúpus, reações a medicamentos, traumatismos cranianos ou cirurgias cerebrais.
As meningites bacterianas são mais frequentes no outono e inverno, enquanto as virais predominam na primavera e no verão.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
***