O mês de fevereiro de 2025 teve chuvas abaixo da média histórica em grande parte de Mato Grosso do Sul, segundo levantamento elaborado pelo Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) e divulgado nesta quinta-feira (6).
As regiões sudoeste, pantaneira, sul e sudeste de MS teve valores entre 30-120 mm. Já nas regiões central e norte do estado, as chuvas variaram entre 120-180 mm, o que representa chuvas acima da média histórica durante o mês de fevereiro.
Dos 39 municípios analisados pelo Cemtec, 3 tiveram chuvas acima, e 36 municípios tiveram chuvas abaixo da média histórica, ou seja, abaixo de 170 mm em fevereiro.
O município com maior precipitação foi Campo Grande, onde se observou 283,2 mm de chuva acumulada em fevereiro de 2025, o que representa 61% acima da média histórica.
Temperaturas
Em relação às temperaturas, a mínima média observada em fevereiro de 2025 em Campo Grande ficou dentro do índice médio histórico.
Já a temperatura máxima média observada neste mês na capital foi 1,6°C acima da média histórica.
A média histórica é baseada nos dados climatológicos da estação meteorológica do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), localizada na Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande.
A menor temperatura registrada foi 18,2°C, no dia 10 de fevereiro, em Bandeirantes. Já a maior registrada foi de 39,5ºC, no dia 23 de fevereiro, em Porto Murtinho.
Intensificação da seca
No geral, comparado ao mês passado, houve uma intensificação das condições de seca no estado. As regiões mais críticas seguem sendo central, sudoeste, sul e sudeste.
Nas três escalas da imagem, com o índice de chuvas em 3, 6 e 12 meses, é possível ver aumento da intensidade na categoria seca, indicando déficit de precipitação.

Outros dados
A menor umidade relativa do ar registrada foi de 21%, observada também em Porto Murtinho, no dia 03.
Já a maior rajada de vento observada foi de 77 km/h no município de Paranaíba, no dia 22.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.