Pular para o conteúdo
Cotidiano

Longe da folia, retiros são opções para quem quer ‘sossego’ e encontro espiritual

Retiros são promovidos por igrejas e acontecem no mesmo período de Carnaval
Aline Machado -

Na contramão do Carnaval, em locais longe dos batuques das escolas de samba e dos bloquinhos de rua, existem muitas pessoas que preferem aproveitar os dias de – dados em razão das festividades – para buscar tranquilidade, paz interior e ter um encontro espiritual.

Quem decide se afastar das atividades carnavalescas pode optar por um retiro religioso. Muitas igrejas católicas e evangélicas organizam os encontros, que normalmente são realizados em sítios, chácaras e até mesmo fazendas. Afinal, para esses eventos são escolhidos lugares mais próximos da natureza, afastados da cidade, que transmitem sensação de sossego.

Na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, localizada em , retiros de Carnaval já fazem parte da tradição dos fiéis. Este ano será a 11ª edição promovida no período de Carnaval, segundo o padre Orozimbo de Paula, de 56 anos, que esclarece que a data é escolhida devido aos dias de folga.

“Não fazemos nenhuma apologia contra o Carnaval. Cada um escolhe onde vai passar e nós da igreja oferecemos uma opção diferente para a pessoa poder fazer a própria escolha. No retiro, a nossa grande motivação é o anúncio da palavra de Deus. Nós nos reunimos para anunciar e lembrar que Deus é pai, é misericórdia. Fazemos isso porque corremos tanto no dia a dia e não percebemos o mundo maravilhoso que Deus colocou diante de nós”, observou.

Neste ano, o retiro acontece em uma fazenda em Nova Alvorada, a 120 quilômetros de Campo Grande. Para receber os 120 participantes inscritos, a igreja contou com o auxílio de aproximadamente 300 voluntários. A programação, preparada com meses de antecedência, não foi revelada pelo pároco durante a apuração. “É uma surpresa para os nossos participantes”, justificou.

Objetivo principal de participantes é se aproximar de Deus (Foto: Assessoria de imprensa, Igreja Adventista do Sétimo Dia)

Retiro também oferece diversão

Pastor de jovens da Igreja Adventista do Sétimo Dia – Central de Campo Grande -, Gabriel do Valle, de 29 anos, reforça que, assim como o nome sugere, o objetivo do retiro, preparado desde outubro de 2024, é “afastar-se, recolher-se”.

“Enquanto muitos estão bebendo em excesso, praticando atividades que não são saudáveis, a gente oferece oportunidade de se relacionar com o próximo e, principalmente, aproximar-se de Deus”, explicou.

Apesar do foco religioso e da busca por tranquilidade e paz, a programação dos retiros não deixa de lado a diversão. Ao menos é isso que garante o pastor de jovens, que inclui até mesmo gincanas entre os participantes.

“Aproveitamos esse momento de comunhão e realizamos gincanas, brincadeiras. Nosso foco é aproveitar para estar em família, com amigos e, principalmente, com Deus. Conheço gente que desistiu da para ir ao retiro e gostou tanto que continuou indo em outros acampamentos”, afirmou.

Gincanas e jogos também fazem parte da programação (Foto: Assessoria de imprensa, Igreja Adventista do Sétimo Dia)

Essa foi a escolha da assistente jurídica, Loaynne Susy Campos Alves. Ela, que antes gostava de sair para as ruas e comemorar o Carnaval, há mais de uma década mudou os hábitos e garante: “não troco a tranquilidade dos retiros pelas festividades nas ruas”.

“Não sinto mais vontade de estar lá. Participo dos retiros de Carnaval há 12 anos consecutivos e desde o primeiro encontro foi muito marcante. Eu via as pessoas indo e não entendia o motivo, mas quando decidi ir foi uma experiência tão boa que anseio participar todos os anos. Nos retiramos, mas fazemos coisas que gostamos em um ambiente de comunidade. Descansamos a mente, adoramos a Deus, participamos de brincadeiras e gincanas divertidas. São momentos que restauram a alma, momentos de encontro com Deus e de paz, onde descanso”, justifica.

Retiro oferece oportunidade de sossego para quem quer se recolher (Foto: Assessoria de imprensa, Igreja Adventista do Sétimo Dia)

Assim como Loaynne, a enfermeira Luana Barbosa, de 28 anos, decidiu se ‘retirar’ neste Carnaval de 2025. Além da busca espiritual, o objetivo é desconectar.

“Escolhi o retiro porque queria aproveitar essa data para me desconectar da rotina, dos afazeres e responsabilidades do dia a dia. Além disso, é uma oportunidade de estar mais perto da natureza, me conectar com Deus e com pessoas que compartilham da mesma fé”.

Para a enfermeira, a expectativa era de renovação. “Espero um tempo de descanso mental, renovação espiritual e um momento para refletir sobre o verdadeiro sentido da vida. Quero lembrar que tudo aqui é passageiro e reforçar o propósito da nossa existência, que é viver para o Senhor”, ressaltou.

Na Igreja Adventista do Sétimo Dia – Central de Campo Grande, o retiro é realizado em um sítio na cidade de , a 134 quilômetros de Campo Grande. O evento começou na sexta-feira (28), por volta das 18 horas, e segue até a terça-feira (4), quando há o encerramento ainda pela manhã.

Carnaval

Em 2025, o Carnaval começou oficialmente na sexta-feira (28) e segue até a terça-feira (4). Vale ressaltar que a festividade não é feriado nacional, no entanto, algumas cidades decretaram feriado municipal. Já onde não há decreto vigente, a data é considerada .

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Chuva já ultrapassou o esperado do mês em Campo Grande

Corinthians pouco cria, mas conta com gol de Romero para vencer a primeira na Sul-Americana

VÍDEO: chuva alaga casas em comunidade Terena no Jardim Noroeste

Moraes manda prender o ex-presidente Fernando Collor, condenado por corrupção

Notícias mais lidas agora

Vostok: Justiça de MS nega liberar R$ 277 milhões bloqueados de Reinaldo Azambuja

INSS: Em MS, CGU flagrou descontos ilegais em 100% dos aposentados analisados

Tereza Cristina vai comandar em MS federação do PP com União Brasil

Chiquinho Brazão, acusado de mandar matar Marielle, é cassado por faltar a sessões da Câmara

Últimas Notícias

Cotidiano

Córrego transborda na Avenida Ernesto Geisel com a Euler de Azevedo

Chuva já ultrapassou o esperado do mês

Polícia

Acusados de matarem vitória são condenados a mais de 40 anos de prisão

O julgamento foi realizado no Fórum da cidade e a sentença saiu após 13 horas de julgamento

Esportes

Grêmio empata e divide a liderança; Cruzeiro perde e se complica na Copa Sul-Americana

Já o Corinthians bateu o Racing-URU

Sem Categoria

Palmeiras faz 1º tempo perfeito, cansa, mas encontra força para superar o Bolívar em La Paz

Foi o sétimo triunfo consecutivo da equipe paulista na temporada