O Laboratório ATRIVM da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) realizará, na próxima semana, o III Encontro Internacional e V Nacional, com o tema sobre Patrimônio Cultural, Acervos Museológicos e Humanidades Digitais.
A cerimônia começa na próxima segunda-feira (19) e se estende até sexta (23), com atividades gratuitas como:
- Palestras com pesquisadores de instituições nacionais e internacionais;
- Exposição de banners acadêmicos;
- Minicursos temáticos;
- Workshops.
Com exceção dos workshops, que acontecerão na UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), as outras dinâmicas serão realizadas na UFMS.
A realização tem o objetivo de discutir importantes temas nas áreas de história e arqueologia, mais especificamente sobre os acervos museológicos, patrimônios culturais e humanidades digitais. A programação completa e as inscrições podem ser acessadas por meio do site do evento.
O encontro ocorre em parceria com o Curso de História da UFMS, a Licenciatura em História da UEMS e o Programa de Mestrado e Doutorado em História da UEMS, além do apoio de instituições como o Museu de Arqueologia da UFMS, Museu Histórico Nacional e Universidade do Minho, de Portugal.
O que é o Laboratório ATRIVM?
Criado em 2018, o Laboratório de Estudos Interdisciplinares e o Grupo de Pesquisa ATRIVM – Espaço Interdisciplinar de Estudos da Antiguidade possuem o propósito de divulgar e popularizar a ciência nas escolas e universidades. Ele está localizado na UFMS, próximo à livraria.
O laboratório trabalha com atendimento ao público, assim como com a catalogação de um grande acervo de numismática – ciência que estuda cédulas, moedas, selos e medalhas. No local, há em torno de 28 mil peças, que datam desde a antiguidade greco-romana, bem como das idades média, moderna, contemporânea e até mesmo da história do Brasil.
A proposta do acervo é proporcionar aos visitantes o acesso a um conjunto diversificado de artefatos monetários que permitem o estudo das dinâmicas econômicas, políticas, culturais e sociais de várias sociedades, de diferentes épocas.

O professor Carlos Eduardo Campos, coordenador do ATRIVM, destaca a importância do encontro que ocorrerá em Campo Grande na próxima semana.
“Ele tem uma relevância incrível por interagir os espaços universitários, além de trabalhar uma perspectiva conectada a demanda social que nós encontramos dos nossos alunos da graduação, pós-graduação, e dos espaços museais de Mato Grosso do Sul”, explica.
Vale destacar que o espaço também realiza outros projetos como animações, o podcast ATRIVM no ar, e Um dia no Museu.
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!