Pular para o conteúdo
Cotidiano

‘Kit sobrevivência’ no Carnaval: segredos para curtir até a Quarta-Feira de Cinzas

Carnaval é tempo de folia, mas requer cuidados básicos com a saúde e segurança
Karina Campos -
carnaval folia
Carnaval de rua em Campo Grande (Arquivo, Midiamax)

O Carnaval já começou, contudo, não só de purpurina e folia sobrevive um folião nos bloquinhos de rua. O Jornal Midiamax separou um guia básico com dicas de saúde e segurança para aproveitar a festa até a Quarta-Feira de Cinzas com alegria. Confira!

Golpes bancários

A ABBC (Associação Brasileira de Bancos) divulgou um alerta sobre os golpes mais comuns no Carnaval, como wi-fi falso e o do Pix. Neste ano, a entidade lançou a campanha “Tem Cara de Golpe”, oferecendo orientações para prevenir fraudes financeiras durante a festa popular.

Entre as principais dicas, a associação recomenda que o folião nunca entregue o cartão diretamente ao vendedor, especialmente em blocos de rua ou estabelecimentos não habituais. Criminosos podem se passar por comerciantes, memorizar a senha do cliente e trocar o cartão durante a transação.

(Foto: Freepik)

Evite pagar compras em maquininhas com visor quebrado ou apagado, pois os golpistas podem inserir valores superiores ao real. Além dos golpes com maquininhas, é comum o e furto de celulares no meio da folia, para acessar aplicativos bancários.

Ou seja, reforce as senhas com palavras robustas e autenticação de duplo fator, biometria ou reconhecimento facial ativados. Desative as compras por aproximação.

Pele

As matinês reúnem milhares de pessoas na rua. Neste ano, a previsão do tempo indica muito calor e sol, portanto, cuidar da pele é obrigação do folião.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia indica utilizar protetor solar com FPS30, no mínimo, e reaplique a cada 2h porque o produto sai com o suor. Além disso, itens de proteção também são importantes, como sol e óculos com proteção UVA e UVB.

Evite exposição ao sol em horários mais quentes, como das 9h às 16h. Aliás, evite contato com frutas cítricas como limão, tangerina e caju, devido ao risco de causar queimaduras.

Vai levar as crianças para o bloco? Tome alguns cuidados com os pequenos: evite fantasias com tecidos sintéticos que esquentam e podem causar alergia, aproveite fantasias que tenham chapéus, principalmente os de aba larga, não deixe as crianças com roupas molhadas para não provocar micoses. Essa dica também serve para os adultos.

Os sprays de espuma contêm substâncias tóxicas, tome cuidado, pois o contato com a pele pode causar reação alérgica.

Alimentação

Carnaval é a época do ano em que o povo adora enfiar o pé na jaca e “passar do ponto” na bebida. Sendo assim, beber água no bloquinho é de extrema importância.

Medidas como intercalar água enquanto ingere o álcool, além de uma alimentação saudável dias antes, podem ajudar a prevenir a temida dor de cabeça e também o mal-estar.

carnaval - calcinha molhada - campo grande
(Reprodução, Bloco Calcinha Molhada)

Evite alimentos gordurosos e apimentados, prefira aqueles leves, à base de saladas de folhas e legumes, macarrão e carnes magras ou ovos, que fornecem energia para pular muito.

Como nessa época o risco de infecções intestinais causadas pelo consumo de água ou alimentos contaminados aumenta, muita atenção com o que for comer na rua. Observe se os alimentos estão acondicionados em lugares próprios e com a higiene necessária.

Saúde bucal

Segundo a Biblioteca Virtual da Saúde, contatos íntimos como por meio do beijo são uma porta de entrada para vírus e bactérias. Por isso, tenha cuidado, com a transmissão de doenças como gripe, resfriado e herpes. E não esqueça a camisinha! Além da Aids, o uso do preservativo previne a contaminação por outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), como a sífilis e hepatites virais (B e C).

Camisinha

E por falar em segurança, o uso de preservativos é sinônimo de prevenção contra as ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), para garantir um período de festas seguro. As camisinhas são disponibilizas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde e podem ser adquiridas nas Unidades de Saúde em todos os estados brasileiros.

Sapato confortável

Se você for o tipo de folião que curte o Carnaval por horas, não esqueça de calçar um sapato confortável. Invista em sapatos macios e evite ficar descalço nos bloquinhos, afinal, cacos de vidro podem causar ferimentos.

Carregador portátil

Outra dica valiosa é levar um carregador portátil para abastecer o celular durante a folia. Manter o celular carregado pode evitar a dor de cabeça no fim do “rolê”. Já pensou em tentar chamar o carro de aplicativo no fim da festa e o celular estar em 1%?

Assédio

A chegada do Carnaval sempre acende um alerta e fomenta uma campanha necessária para uma política mais humanizada de defesa, proteção e cuidado das mulheres: ‘Não é Não!’. Ou seja, uma frase simples, direta, óbvia, mas que ainda precisa ser repetida constantemente devido os frequentes casos de assédio e violência contra a mulher que aumentam consideravelmente neste contexto e período do ano.

A lei 13.718, de 2018, criminaliza os atos de importunação sexual e divulgação de cenas de , nudez, sexo e pornografia. A pena para as duas condutas é prisão de 1 a 5 anos. A importunação sexual foi definida em termos legais como a prática de ato libidinoso contra alguém sem a sua anuência “com o objetivo de satisfazer a própria lascívia ou a de terceiro”.

Confira as dicas para curtir o Carnaval com segurança (Foto: Ana Laura Menegat, Midiamax)

Portanto, a dica é tentar curtir as festas próximo de agentes de segurança ou de pessoas que você verdadeiramente conheça. Jamais pegue atalhos após a folia.

Cuidado com os golpes da bebida: não aceite bebidas de estranhos e não deixe seu copo sozinho na mesa. Essas medidas impedem que coloquem qualquer tipo de substância que possa deixar a vítima desorientada e assim facilitar o abuso.

Mantenha contato com seu grupo de amigos: antes de sair, crie um grupo com os amigos que estarão com você. Caso se perca deles ou precise de ajuda, contate-os pelo grupo. Vale ainda marcar um ponto de referência, de preferência, que seja movimentado.

Se beber, não dirija

A melhor decisão é nunca dirigir após consumir bebidas alcoólicas, principalmente durante a festança de Carnaval. O ideal é, por exemplo, utilizar carro por aplicativo ou pegar carona para garantir a segurança de todos.

Saiba a hora de dar tchau

Por fim, é essencial reconhecer nossos limites. O corpo nos dá sinais de exaustão, embriaguez e euforia. Saiba a hora de “dar tchau” e ir embora da festa.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Campo Grande terá manifestação a favor de Bolsonaro em 3 de agosto

Após atentado com mais de 12 tiros, insegurança toma conta de moradores na Nhanhá

Justiça anula ação contra o tráfico de cocaína após PF fazer ‘devassa’ em condomínios de luxo

Na Europa, Flávio volta a criticar operação da PF contra Jair Bolsonaro

Notícias mais lidas agora

Ex-chefe de licitações do governo de Reinaldo pode ser condenado por rombo de R$ 6,3 milhões no HRMS

Assassino que matou ex-amante da mulher no Coophavila estava foragido por tráfico

Carolina Dieckmann mostra últimos dias de Preta Gil: ‘Como você lutou…’

VÍDEO: Criminosos atiram mais de 12 vezes e deixam dois feridos na Nhanhá

Últimas Notícias

Brasil

Bolsonaro agora nega tanto relação com tarifaço quanto poder negociar com Trump

Ex-presidente afirmou ainda que o filho não representa o governo brasileiro

Cotidiano

Com 3 mil itens a R$ 5, feirão da AACC/MS acontece em agosto

Dinheiro arrecadado será utilizado na reforma da Casa de Apoio

Mundo

Pecuaristas dos EUA aprovam suspensão total da importação da carne brasileira

Entidade que representa a classe acusou produtores brasileiros de "falta de responsabilidade"

Cotidiano

UBS do Ouro Verde recebe equipamentos e serviços odontológicos começam nesta terça-feira em Dourados

A expectativa é que novos equipamentos sejam entregues em outras UBS nos próximos dias