Pular para o conteúdo
Cotidiano

Justiça intima Semed a cumprir acordo firmado com pais de autistas em Campo Grande

A pasta deve garantir professores de apoio a alunos com TEA, chamando a lista reserva de APEs, e evitar trocas bruscas no meio do ano letivo
Murilo Medeiros -
Reme
Rede Municipal de Ensino (Divulgação, Semed)

A Semed (Secretaria Municipal de Educação) foi intimada, na última quinta-feira (4), a cumprir acordo firmado com a Pro D TEA (Associação de Pais e Responsáveis Organizados pelos Direitos das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista) no mês passado, sobre de de apoio para crianças com autismo.

Em 1° de agosto, o juiz Ariovaldo Nantes Corrêa homologou o acordo determinando que a pasta corrija irregularidades na seleção de APEs (Auxiliares Pedagógicos Especializados), prevista no edital nº 04/2025, de 16 de maio. O principal objetivo é garantir professores de apoio a todos os alunos que precisam, além de evitar trocas bruscas no meio do ano, que causam prejuízos às crianças com TEA.

Assim, a Semed comprometeu-se a possibilitar a permanência destes profissionais na mesma escola e com os mesmos alunos até o fim do ano letivo. Além disso, contratos devem ter vigência de um ano, começando no início do calendário letivo, e a Semed deve chamar a lista reserva de APEs classificados até suprir a demanda de estudantes. A pasta concordou com os termos do compromisso, assim como o Ministério Público e a Estadual.

No entanto, segundo a Pro D TEA, o acordo não teria sido integralmente cumprido e 1,8 mil APEs da lista reserva ainda aguardariam convocação. “Embora o acordo já estivesse homologado, havia muitos relatos de crianças que estavam sem apoio escolar”, afirma uma das dirigentes da associação, Michelle Dibo Nacer Hindo. Dessa forma, a Justiça determinou a intimação do secretário de educação de , Lucas Henrique Bitencourt, na última quinta-feira (4).

O que diz a Prefeitura?

No acordo, a Prefeitura de Campo Grande prometeu levar sugestões apresentadas pela Pro D TEA às instâncias técnicas e administrativas competentes para análise de viabilidade normativa, legal e orçamentária. Além disso, a Semed considerou relevantes as contribuições apresentadas pela instituições.

“Encontram ressonância com os princípios de aprimoramento contínuo e participação social que orientam as políticas públicas de educação inclusiva no Município”, manifestou-se a Semed no texto da conciliação.

A administração também reconheceu “que o período de transição decorrente da mudança de profissionais, conforme previsto em seu plano de ação, poderá ser oportunamente utilizado como espaço legítimo para o diálogo técnico e institucional com as entidades representativas, visando à construção conjunta de parâmetros
para futuros certames”.

O Jornal Midiamax solicitou à Semed um posicionamento sobre a intimação e aguarda resposta.

Direitos de crianças com TEA

Em junho deste ano, o município sancionou a Lei n. 7.418/2025, que assegura a estudantes com TEA o direito de se matricular em escolas municipais próximas à residência ou ao local de trabalho dos responsáveis legais. Segundo a Semed, há alunos com autismo matriculados em todas as escolas municipais de Ensino Fundamental e Emeis (Escola de Educação Infantil) de Campo Grande.

A nova legislação, aprovada pela Câmara Municipal, busca garantir maior acessibilidade e inclusão no processo educacional para crianças e adolescentes com autismo. A secretaria informa que as escolas oferecem recursos multifuncionais, assistente de educação inclusiva, assistente de educação infantil, transporte acessível e recursos de tecnologia assistida. 

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Academia ‘some’ na Zahran e deixa alunos no prejuízo em Campo Grande

Justiça investiga falhas graves em novo sistema de regulação de saúde em Dourados

Suzano abre inscrições para visita de moradores à fábrica em Ribas do Rio Pardo

nelsinho lula

Nelsinho avalia julgamento de Bolsonaro como decisivo para tarifaço de 50% dos EUA

Notícias mais lidas agora

Policial do Choque preso em operação é transferido por ‘inconveniência’ após ação em Terenos

‘Vaga Zero’: Saúde de Selvíria é alvo de operação por contratar empresa que nem existe

AO VIVO: Fux abre primeira divergência em julgamento de Bolsonaro e outros réus

Em reabilitação, Maidê Mahl se prepara para deixar andador um ano após sumiço misterioso

Últimas Notícias

Famosos

Preso, Oruam escreve carta após quase dois meses na cadeia: “Aceito meu castigo”

Em nova carta, Oruam refletiu sobre os quase dois meses de prisão e o reencontro com a fé

Mundo

VÍDEO: França enfrenta crise política e manifestantes pedem renúncia de Macron

Protestos tomaram conta do país nesta quarta-feira (10); quase 200 pessoas foram presas

Economia

Em agosto, endividamento e inadimplência recuaram em Campo Grande

A pesquisa aponta que mais famílias resgataram seu poder de compra em agosto

Política

PF terá 90 dias para investigar patrimônio de vereador rico de Naviraí

Márcio Scarlassara teria omitido informações acerca de seus bens na hora de registrar