Pular para o conteúdo
Cotidiano

Justiça Federal mantém decisões que impedem Paper de assumir a Eldorado Brasil

Paper não consegue terminar transferência da empresa por conta de impedimento da Justiça
Fábio Oruê -
eldorado
Eldorado Brasil tem unidade em MS (Divulgação)

A Justiça Federal em manteve a suspensão de qualquer procedimento de transferência da Brasil para a Paper Excellence ao ratificar liminares publicadas pelo TRF-4 (Tribunal Regional Federal 4ª Região).

Assim, a empresa canadense continua proibida de concluir o negócio por falta de autorização prévia para a estrangeira assumir as terras no Brasil. No entendimento do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), a Paper não pode adquirir a empresa de Celulose, em Três Lagoas, por se tratar de companhia estrangeira que estaria adquirindo terras brasileiras, algo que depende de autorização do instituto e do .

As terras, que totalizam 14.486,8319 hectares, segundo o Incra, abrigam o plantio de árvores para a obtenção da celulose. A decisão publicada pela 1ª Vara Federal de Três Lagoas na quinta-feira (8) reitera a necessidade de autorização do Incra e do Congresso Nacional para a compra e o arrendamento de terras por empresas estrangeiras.

Várias negativas

A vara de Três Lagoas já estava responsável por uma ação civil pública na qual Ministério Público Federal pede que o contrato de venda da Eldorado se torne nulo, por desrespeitar a legislação de terras. Com a definição do juízo de Três Lagoas, a Paper Excellence pediu a reconsideração das liminares concedidas pelo TRF-4, que impediu a conclusão do negócio.

Além disso, esta foi a sexta vez que a Paper Excellence teve o mesmo pedido negado. O próprio juiz da 1ª Vara Federal de Três Lagoas, Roberto Polini, já havia rejeitado o pedido anteriormente, quando sua competência ainda era provisória.

Eldorado Paper três lagoas
Eldorado Brasil (Divulgação, Eldorado)

O TRF-3 negou um recurso da estrangeira contra aquela decisão. Antes disso, o próprio TRF-4, o STF e o STJ também já haviam confirmado a validade das decisões do TRF-4.

O Tribunal da 4ª Região suspendeu o direito da estrangeira de influenciar nos atos de gestão da Eldorado para além do previsto em lei. E suspendeu também uma arbitragem em curso na Câmara de Comércio Internacional (CCI). A corte entendeu que a CCI não pode contrariar as decisões proferidas pelo judiciário brasileiro.

O que diz a Paper?

Em nota encaminhada ao Jornal Midiamax, a Paper afirma que discorda da decisão e reitera que ela foi concedida por juízo incompetente para julgá-la.

“A empresa respeitosamente discorda da decisão judicial na medida em que ela tem o potencial de gerar enorme insegurança jurídica para centenas de transações realizadas nos últimos anos, semelhantes à aquisição da Eldorado Celulose”, diz o texto.

Entretanto, afirma também que tem confiança no Poder Judiciário Brasileiro e seguirá “adotando medidas legais cabíveis para assegurar seus direitos”.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Vídeo: ‘Não deu tempo de parar’, diz motorista que atropelou idosa na Duque de Caxias

moraes

Governo Trump revoga vistos de Moraes, ‘aliados’ dele no STF e familiares

VÍDEO: Idosa foi atropelada ao tentar atravessar a avenida Duque de Caxias

Nove toneladas de maconha que saíram do MS são apreendidas no Paraná

Notícias mais lidas agora

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

Bolsonaro

‘Minha total solidariedade’: Tereza Cristina lamenta medidas cautelares a Bolsonaro

Últimas Notícias

Política

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

Apenas três estarão fora da lista de sancionados pelo governo norte-americano

Polícia

Corpo encontrado em córrego de Ribas do Rio Pardo é de operador de máquinas desaparecido

Leonardo viajou para Ribas do Rio Pardo a trabalho e familiares já realizavam buscas

Política

Eduardo Bolsonaro agradece Trump por revogar visto de Moraes: “Só o começo”

O anúncio de revogação feito pelo secretário de Estado diz que Moraes criou um “complexo de perseguição e censura”

Cotidiano

Durante passeio com a família, sargento de MS salva duas pessoas após barco virar na Bolívia

A atitude do sargento foi reconhecida por autoridades locais e pela população boliviana