Januário Justino Ferreira assume vaga de procurador regional do Trabalho no MPT-MS
![](https://cdn.midiamax.com.br/wp-content/uploads/2025/02/mpt.png)
Januário Justino Ferreira, que possui longa carreira pública, assumiu, recentemente, vaga de procurador regional do Trabalho no Ministério Público do Trabalho de Mato Grosso do Sul, e atuará perante o Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região, subsidiando as atividades da Coordenadoria de Recursos Judiciais.
Ferreira assumiu a vaga aberta, recentemente, pelo 9º Ofício, e foi recebido pela procuradora-chefe Cândice Gabriela Arosio, além de servidores da instituição.
Durante emocionante discurso, Ferreira agradeceu a oportunidade de estudar no MPT. “A partir de minhas experiências adquiridas ao longo dos últimos 26 anos, espero aprimorar a atuação do MPT-MS, que já é ótima, junto ao Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região, subsidiando o desempenho da Coordenadoria de Recursos Judiciais, de forma colaborativa com os colegas de 1º grau, e mantendo os posicionamentos ministeriais na sua base, onde ocorre de modo relevante a defesa intransigente do interesse público”, destacou.
Currículo de peso
Depois de ser promovido pelo critério de antiguidade na carreira e após uma breve passagem pelo MPT em Rondônia, onde permaneceu por 40 dias, Januário Justino Ferreira entrou em exercício no MPT-MS em janeiro deste ano.
Nascido em Ituiutaba (MG), Januário se mudou para o município de Goiânia (GO) no início da década de 1980, onde se graduou em Administração de Empresas e em Direito pelo Centro Universitário de Goiás, além de ter concluído o mestrado em Direito pela Universidade Católica de Brasília, com a dissertação intitulada de “Os desafios do Ministério Público do Trabalho na defesa do direito social ao trabalho de migrantes”.
Antes de ingressar no Ministério Público do Trabalho, em 1998, ele atuou na advocacia e ocupou o cargo de auditor-fiscal do Trabalho. Já na instituição, foi procurador do Trabalho nos estados de Rondônia, Minas Gerais e Goiás, onde exerceu diversas atividades e participou de dezenas de operações realizadas para o enfrentamento de irregularidades trabalhistas. Em Goiás, assumiu a chefia no período de 2009 a 2013, quando foi adquirido o edifício-sede daquela unidade.
Em outubro do ano passado, Januário foi promovido a procurador regional do Trabalho, sendo lotado no MPT-RO/AC, onde permaneceu até 31 de dezembro, e removido a pedido para o MPT-MS, assumindo o 9º Ofício criado pela Lei nº 14.561/2023 e instalado pela Portaria nº 1561/2024.