Pular para o conteúdo
Cotidiano

Januário Justino Ferreira assume vaga de procurador regional do Trabalho no MPT-MS

Ele atuará perante o Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região, subsidiando as atividades da Coordenadoria de Recursos Judiciais
Schimene Weber - Publicado em
Compartilhar
Januário Ferreira, ao centro, irá atuar perante o Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região, subsidiando as atividades da Coordenadoria de Recursos Judiciais (Reprodução, MPT)

Januário Justino Ferreira, que possui longa carreira pública, assumiu, recentemente, vaga de procurador regional do Trabalho no Ministério Público do Trabalho de Mato Grosso do Sul, e atuará perante o Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região, subsidiando as atividades da Coordenadoria de Recursos Judiciais.

Ferreira assumiu a vaga aberta, recentemente, pelo 9º Ofício, e foi recebido pela procuradora-chefe Cândice Gabriela Arosio, além de servidores da instituição.

Durante emocionante discurso, Ferreira agradeceu a oportunidade de estudar no MPT. “A partir de minhas experiências adquiridas ao longo dos últimos 26 anos, espero aprimorar a atuação do MPT-MS, que já é ótima, junto ao Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região, subsidiando o desempenho da Coordenadoria de Recursos Judiciais, de forma colaborativa com os colegas de 1º grau, e mantendo os posicionamentos ministeriais na sua base, onde ocorre de modo relevante a defesa intransigente do interesse público”, destacou.

Currículo de peso

Depois de ser promovido pelo critério de antiguidade na carreira e após uma breve passagem pelo MPT em Rondônia, onde permaneceu por 40 dias, Januário Justino Ferreira entrou em exercício no MPT-MS em janeiro deste ano.

Nascido em Ituiutaba (MG), Januário se mudou para o município de Goiânia (GO) no início da década de 1980, onde se graduou em Administração de Empresas e em Direito pelo Centro Universitário de Goiás, além de ter concluído o mestrado em Direito pela Universidade Católica de Brasília, com a dissertação intitulada de “Os desafios do Ministério Público do Trabalho na defesa do direito social ao trabalho de migrantes”.

Antes de ingressar no Ministério Público do Trabalho, em 1998, ele atuou na advocacia e ocupou o cargo de auditor-fiscal do Trabalho. Já na instituição, foi procurador do Trabalho nos estados de Rondônia, Minas Gerais e Goiás, onde exerceu diversas atividades e participou de dezenas de operações realizadas para o enfrentamento de irregularidades trabalhistas. Em Goiás, assumiu a chefia no período de 2009 a 2013, quando foi adquirido o edifício-sede daquela unidade.

Em outubro do ano passado, Januário foi promovido a procurador regional do Trabalho, sendo lotado no MPT-RO/AC, onde permaneceu até 31 de dezembro, e removido a pedido para o MPT-MS, assumindo o 9º Ofício criado pela Lei nº 14.561/2023 e instalado pela Portaria nº 1561/2024.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre 'cratera' na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra 'fotógrafo de ricos' em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Cotidiano

Escolas rurais da Reme, de Campo Grande, voltam às aulas dia 17

Decisão ocorreu devido a fatores climáticos e de logística

Cotidiano

Castramóvel, Drive-thru da Oração e Ação do Procon interditam trânsito de Campo Grande neste fim de semana

Há interdições previstas para segunda, terça e quarta-feira também

Polícia

Lojas de tênis alvo de fiscalização reabrem com os mesmos produtos no centro de Campo Grande

As lojas foram fiscalizadas na última quarta-feira (5)

Polícia

Homem tenta esfaquear outro e acaba agredido com soco na Praça Ary Coelho

Vítima foi levada até a UPA Coronel Antonino na tarde desta sexta-feira (7)