A partir desta terça-feira (13), os aposentados e pensionistas em todo o País que tiveram descontos de associações em seus benefícios começam a receber as notificações do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A comunicação está sendo realizada por meio do aplicativo Meu INSS, visando identificar e corrigir cobranças não autorizadas.
A mensagem enviada pelo INSS informará aos beneficiários que foi identificado um desconto de entidade associativa em seu benefício. O objetivo desta primeira etapa é alertar os segurados sobre a existência de tais descontos, preparando-os para a próxima fase de verificação e contestação.
A iniciativa do INSS gerou diversas reações nas redes sociais, onde aposentados e seus familiares compartilharam preocupações. Alguns relatos destacam a dificuldade em lidar com a tecnologia e a apreensão em relação à complexidade do processo.
“Meu pai recebeu a notificação hoje, mas não entende nada do aplicativo. Vou ter que ir lá ajudar ele amanhã, e espero que o sistema não esteja travando de novo”, disse um usuário.
Outro aposentado expressou a sua frustração. “Já tentei entrar no aplicativo várias vezes hoje e não consigo. Fica só carregando. Amanhã vou tentar ligar para o 135, mas já estou vendo que vai ser uma dor de cabeça.” A instabilidade do sistema, mencionada em diversos relatos, é uma preocupação entre os beneficiários.
Um terceiro usuário partilhou uma dica útil. “Para quem não está recebendo as notificações, verifiquem se a opção de mensagens do INSS está ativada nas configurações do aplicativo”, orientou, pois o usuário pode não estar recebendo a notificação devido à configuração do aplicativo.
Como pedir reembolso?
Já a partir de amanhã (14), será possível saber o nome da entidade à qual estão vinculados, por meio do serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas”. O beneficiário deverá informar se autorizou ou não os descontos. Caso não tenha autorizado, poderá solicitar a devolução dos valores diretamente pelo aplicativo e pelo site do Meu INSS ou pelo telefone 135.
Cuidado com golpes
Não custa repetir: é preciso muito cuidado com golpes! O contato com os beneficiários do INSS será feito exclusivamente via notificação por meio do aplicativo Meu INSS.
Portanto, não haverá contato por telefone ou envio de mensagem SMS para celular! Em caso de dúvidas, é possível ligar na central de teleatendimento 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h. Para um atendimento mais rápido, os melhores horários para ligar são após às 16h e aos sábados.
Para saber informações com segurança, basta acessar os canais oficiais do INSS, como o gov.br/inss e redes sociais oficiais.