Pular para o conteúdo
Cotidiano

INSS emite aviso de descontos nos benefícios, mas usuários reclamam de lentidão no sistema

Aposentados e pensionistas em todo o País que tiveram descontos de associações em seus benefícios começaram a receber as notificações do INSS
Osvaldo Sato -
Aviso informa que pedido de reembolso começa na quarta-feira (14) (Foto: Agência Brasil)

A partir desta terça-feira (13), os aposentados e pensionistas em todo o País que tiveram descontos de associações em seus benefícios começam a receber as do (Instituto Nacional do Seguro Social). A comunicação está sendo realizada por meio do aplicativo Meu INSS, visando identificar e corrigir cobranças não autorizadas.

A mensagem enviada pelo INSS informará aos beneficiários que foi identificado um desconto de entidade associativa em seu benefício. O objetivo desta primeira etapa é alertar os segurados sobre a existência de tais descontos, preparando-os para a próxima fase de verificação e contestação.

A iniciativa do INSS gerou diversas reações nas , onde aposentados e seus familiares compartilharam preocupações. Alguns relatos destacam a dificuldade em lidar com a tecnologia e a apreensão em relação à complexidade do processo.

“Meu pai recebeu a notificação hoje, mas não entende nada do aplicativo. Vou ter que ir lá ajudar ele amanhã, e espero que o sistema não esteja travando de novo”, disse um usuário.

Outro aposentado expressou a sua frustração. “Já tentei entrar no aplicativo várias vezes hoje e não consigo. Fica só carregando. Amanhã vou tentar ligar para o 135, mas já estou vendo que vai ser uma dor de cabeça.” A instabilidade do sistema, mencionada em diversos relatos, é uma preocupação entre os beneficiários.

Um terceiro usuário partilhou uma dica útil. “Para quem não está recebendo as notificações, verifiquem se a opção de mensagens do INSS está ativada nas configurações do aplicativo”, orientou, pois o usuário pode não estar recebendo a notificação devido à configuração do aplicativo.

Como pedir reembolso?

Já a partir de amanhã (14), será possível saber o nome da entidade à qual estão vinculados, por meio do serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas”. O beneficiário deverá informar se autorizou ou não os descontos. Caso não tenha autorizado, poderá solicitar a devolução dos valores diretamente pelo aplicativo e pelo site do Meu INSS ou pelo telefone 135.

Cuidado com golpes

Não custa repetir: é preciso muito cuidado com golpes! O contato com os beneficiários do INSS será feito exclusivamente via notificação por meio do aplicativo Meu INSS.

Portanto, não haverá contato por telefone ou envio de mensagem SMS para celular! Em caso de dúvidas, é possível ligar na central de teleatendimento 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h. Para um atendimento mais rápido, os melhores horários para ligar são após às 16h e aos sábados.

Para saber informações com segurança, basta acessar os canais oficiais do INSS, como o gov.br/inss e redes sociais oficiais.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
bolsonaro operação pf meme

Tornozeleira com capinha de Trump e maquiagem de Lula: os memes da operação da PF contra Bolsonaro

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

poeira

Moradores da Vila Entroncamento reclamam de ‘poeirão’ de caminhões que desviam de fiscalização na BR-262

Vereador André Salineiro (PSDB). (Izaias Medeiros

Buscando liderar partido de Bolsonaro, Salineiro diz ‘não estar por dentro’ de ação da PF

Notícias mais lidas agora

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

Alexandre de Moraes determina que Bolsonaro use tornozeleira e fique sem redes sociais

Após descobrir tumor, Edu Guedes revela que não fará quimioterapia; entenda

Últimas Notícias

Cotidiano

Em reunião com quilombolas, Vander anuncia construção de 300 casas no Tia Eva

Evento buscou apoio para comunidades quilombolas se desenvolverem economicamente com autonomia

Política

Lula vem a MS para assinar regularização de terras em Dourados

A informação foi concedida pelo deputado federal Vander Loubet (PT) ao Midiamax

Política

‘STF se aproveita do recesso parlamentar’, diz Catan sobre ação da PF contra Bolsonaro

O deputado estadual João Henrique Catan (PL) afirmou que o STF (Supremo Tribunal Federal) se aproveita do recesso parlamentar para a ação da PF (Polícia Federal) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Catan disse à reportagem do jornal Midiamax ter convocado todos os parlamentares (estaduais e federais) para voltarem às suas cadeiras. “O STF está … Continued

Cotidiano

Solurb começa transição para caminhões com combustível sustentável

A concessionária de limpeza urbana pretende ampliar a frota de veículos movidos a biometano