A Praia da Figueira, atrativo turístico localizado em Bonito – distante 260 km de Campo Grande, deve paralisar as atividades imediatamente. A decisão é do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de MS) que suspendeu a licença de operação do atrativo.
Portaria n° 1.537 foi publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (26) e suspende a licença de operação para as atividades de balneário, flutuação e passeio ecológico do Empreendimento Turístico Alto do Formoso.
A suspensão acontece para reavaliação da licença e, se não paralisar as atividades, o atrativo poderá pagar infração ambiental. O Imasul e o empreendimento foram acionados e o espaço segue aberto ao posicionamento.
Alvo do MPF por dano ambiental
Em março deste ano, o balneário virou alvo de Inquérito Civil do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) por captação de água sem autorização do Imasul para encher a área da lagoa do empreendimento. Denúncia anônima relatava o uso de duas bombas que estavam retirando água do Rio Formoso e jogando no açude sem autorização.
A pedido do MPMS, o Imasul vez uma vistoria técnica no local e constatou que a irregularidade. Conforme o laudo, o balneário apresentou uma DURH (Declaração de Uso de Recurso Hídrico), relacionada ao uso das bombas, mas o documento não é autorizativo para o uso de recursos hídricos.
Na época, o Grupo Praia Parque informa que as medidas necessárias foram apresentadas ao Imasul e que o empreendimento está cooperando e atendendo as solicitações do órgão.
✅ Siga o @midiamax no Instagram
Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰
🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!