Pular para o conteúdo
Cotidiano

IFMS oferta 400 vagas para cursos gratuitos de Inglês, Espanhol e Libras

As aulas serão presenciais e gratuitas na Capital e interior do Estado
Idaicy Solano -
Curos serão oferecidos gratuitamente no segundo semestre letivo de 2025 (Banco de imagens, Freepik)

O IFMS (Instituto Federal de ) está com mais de 400 vagas abertas para os cursos de Inglês, Espanhol e Libras nos níveis básico e intermediário. As aulas serão presenciais e gratuitas, nos Campus de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, , Naviraí, Ponta Porã e

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Podem se inscrever, gratuitamente, nas vagas estudantes e servidores do Instituto, bem como o público em geral. A previsão de início das aulas é para o segundo semestre letivo de 2025. 

Os interessados têm até 23 de junho para se inscrever na Página do Candidato da Central de Seleção do IFMS, onde também está publicado o edital com as regras do processo seletivo.

Quem optar em ingressar a partir do nível básico II, em turmas já em andamento, vão precisar fazer uma prova de nivelamento on-line, entre os duas 24 de junho e 7 de julho. O teste avalia os conhecimentos prévios do candidato e define o nível adequado para concorrer à vaga.

Quem não atingir o nível exigido poderá participar do sorteio eletrônico para turmas de nível básico I, caso haja vagas no campus e curso escolhidos.

A seleção será realizada por sorteio eletrônico, previsto para o dia 18 de julho, com transmissão pelo canal oficial do IFMS no YouTube. A classificação final e a para matrícula em primeira chamada estão previstas até 25 de julho. A previsão é que as aulas tenham início em agosto. Dúvidas sobre o devem ser enviadas para o e-mail cofic@ifms.edu.br.

As aulas serão ofertadas pelo Cenid (Centro de Idiomas) na modalidade Formação Inicial e Continuada, com intuito de promover a formação para as comunidades interna e externa, fortalecendo o processo de internacionalização do IFMS.

A formação é estruturada em duas etapas, cada uma com duração de três semestres. No final do curso, os alunos receberão certificados, válidos em todo o território nacional, para atestar o nível de competência linguística ao final de cada etapa.

Os estudantes ficarão responsáveis por adquirir os materiais didáticos. Confira na lista abaixo: 

  • Espanhol: Nuevo Ven 1 (primeira etapa) e Nuevo Ven 2 (segunda etapa), Editora Edelsa;
  • Inglês: Interchange 1, 5th Edition (primeira etapa) e Interchange 2 5th Edition (segunda Etapa). Cambridge University Press;
  • Libras: GESSER, Audrei. LIBRAS? Que língua é essa?: Crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda. São Paulo: Parábola, 2009.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
ex-coordenador apae

Justiça reconhece chance de fuga após aval do MPMS e mantém prisão de ex-coordenador da Apae

Agência Senado

Moraes manda Itamaraty suspender passaporte diplomático de Collor

Trump assina ordem para reduzir preços de remédios nos EUA, mas não define porcentuais

Índia e Pasquistão vão discutir manutenção do cessar-fogo

Notícias mais lidas agora

Juiz diz que há indícios de corrupção em contrato de R$ 59 milhões com empresa do Sigo

ex-coordenador apae

Justiça reconhece chance de fuga após aval do MPMS e mantém prisão de ex-coordenador da Apae

Grupo criminoso de São Paulo que furtou apartamento de luxo em Campo Grande é alvo de operação

“Segurança também é direito de quem vive nas ruas”, diz representante nacional em Campo Grande

Últimas Notícias

Mundo

Evitando culpar tarifas, Apple cogita aumentar preço do iPhone e usar IA para melhorar bateria

No início de março a companhia já tinha transferido parte da produção dos aparelhos para a Índia

Polícia

Servidor comissionado de prefeitura é absolvido de violência doméstica

Justiça considerou que vítima mudou versão durante processo e livrou homem de acusações

Política

Ônibus atrasados e ‘fantasmas’: Consórcio passa das 1,7 mil infrações em menos de 5 meses

São 592 autos de infrações sobre atrasos, diz auditor chefe da Agetran

Polícia

Após perseguição e roubo no Jardim Morenão, família de adolescente quer se mudar de casa

Vizinhança disse ao Jornal Midiamax que família mora há pouco tempo no bairro e planeja mudança devido ao roubo