O IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) está com vagas remanescentes (não preenchidas) abertas para o Programa Partiu IF, curso preparatório gratuito voltado ao ingresso nos cursos técnicos integrados ao ensino médio da instituição. As oportunidades estão distribuídas em oito municípios, e o edital com a lista completa de vagas está disponível na Central de Seleção do IFMS.
O curso é direcionado aos estudantes do 9º ano do ensino fundamental, com até 17 anos completos até a data da matrícula, que tenham cursado toda a etapa do ensino fundamental em escolas públicas.
Os candidatos podem manifestar interesse até 30 de maio, por meio do preenchimento de um formulário on-line, anexando o CPF e RG (ou certidão de nascimento) do estudante e uma declaração de matrícula no 9º ano em 2025 ou histórico escolar que comprove a trajetória em escola pública.
A seleção será feita por ordem de envio, desde que a documentação esteja completa e correta. Em caso de empate, o critério de desempate será a maior idade.
Segundo o professor Ronaldo da Silva, coordenador-geral do Partiu IF, o preenchimento do formulário não garante matrícula imediata, mas insere o estudante em uma lista de espera. “Essa manifestação de interesse gera uma fila. À medida que surgirem vagas por desistência ou ausência, os estudantes serão convocados para integrar as turmas”, explica.
Ronaldo também destaca que há estratégias para acolher os novos alunos que entrarem com o curso já em andamento. “Cada professor contará com o apoio de um monitor para ajudar esses estudantes a recuperar o conteúdo já trabalhado, com reposições e atendimentos complementares. Temos mecanismos eficazes para que todos consigam acompanhar a turma”, garante.
Curso
Com carga horária total de 320 horas, o curso preparatório do Programa Partiu IF é ofertado no período vespertino e combina aulas presenciais com atendimentos individuais em formato híbrido (presencial e on-line). A grade curricular contempla os conteúdos de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza e Práticas Suplementares.
Os estudantes que mantiverem frequência mínima de 75% nas aulas terão direito a um auxílio mensal de R$ 200, como ajuda de custo para apoiar a permanência no curso.
As atividades seguem até novembro, com foco na preparação para o Exame de Seleção 2026, prova aplicada pelo IFMS para ingresso nos cursos técnicos integrados ao ensino médio no próximo ano.
Partiu IF
O Programa Partiu IF foi instituído pelo Ministério da Educação (MEC) com o objetivo de cumprir a Meta 7 do Plano Nacional de Educação (PNE), que visa melhorar a qualidade da educação básica, promover o avanço escolar e elevar os indicadores do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).
Com investimento previsto de R$ 115 milhões, o programa deve ofertar 26 mil vagas em cursos preparatórios em todo o Brasil no ciclo 2024-2025, beneficiando até 78 mil estudantes até 2027.
As aulas começaram nesta semana nos municípios de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Ladário, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.
Dúvidas e outras informações podem ser esclarecidas pelo e-mail: partiuif@ifms.edu.br. Saiba mais sobre o programa no site do Partiu IF.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.