O Procon de Campo Grande saiu do escritório nesta quarta-feira (6), para levar orientações aqueles que mais precisam se proteger dos golpes: os idosos. No centro de convivência Vovó Ziza, servidores deram informações e dicas para evitar cair em fraldes, tão comuns entre os mais velhos.
Superintendente do Procon Municipal, José Costa Neto, conta que esse foi o primeiro encontro de um ciclo de levar orientação para grupos mais vulneráveis. As próximas palestras vão acontecer entre agosto e setembro.
“Todos estamos vulneráveis, mas essas pessoas têm mais risco, por isso eu indico que o principal é a cautela”, explica ele. Solicitar ajuda de familiares de confiança é uma das alternativas para evitar cair em golpes.

Atentas e aprendendo
Ivone Costa, 80, afirma que conta com a ajuda dos filhos para usar tecnologia para se proteger dos golpes. “Muito importante. Precisamos disso, né? Porque vai chegando a idade, a cabeça vai ficando fraquinha e precisamos ter essas orientações”, conta.
Maria Eronita, 71, evita usar tecnologia justamente por medo e por não entender sobre o assunto e mesmo assim já caiu em golpe. Ela e os filhos perderam R$ 16 mil em um golpe sofrido num momento de vulnerabilidade, justamente quando ela passou mal e precisou de ajuda.
“Eu fiz uma cirurgia, tive problemas com diabetes e fui para a UTI. Nisso ligaram para meus filhos dizendo precisarem de R$ 16 mil para fazer um exame. Eles ficaram desesperados e depositaram”, conta ela.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
***