Idosa com Alzheimer espera por cirurgia de marcapasso há 10 dias na Santa Casa
Hospital alega dificuldades financeiras, mas que comprou material nesta semana
Karina Campos –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Há 10 dias, uma idosa de 68 anos amarga a espera de uma cirurgia para implante de marcapasso na Santa Casa de Campo Grande. O hospital está com o material em falta, sendo assim, a família teme que a paciente com Alzheimer sofra um infarto e complicações na mobilidade por estar acamada.
A filha, Janaina Araujo de Lima Caxias, conta que a paciente realizava um atendimento particular para neurologia, pois trata Alzheimer, contudo, no fim de ano a idosa apresentou alterações na saúde. A família foi à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Almeida, quando a médica informou sobre um problema no coração, sendo necessário o encaminhamento para o hospital para o cateterismo.
Logo, a idosa precisou ficar internada na área vermelha até a transferência para a Santa Casa. “Quando conseguimos a vaga na Santa Casa, não tinha ambulância, UTI móvel para levá-la. Nos disseram que não podíamos levar de carro, pois ela podia sofrer um infarto a qualquer momento. Quando chegamos, o médico disse que ela realmente precisava do cateterismo, que ela fez, agora espera o marcapasso”.
A preocupação dos familiares é grande devido à condição do Alzheimer, pois acreditam que ela está perdendo a mobilidade por ficar dias acamada e movimentos limitados para evitar o desgaste físico. A idosa precisou parar a fisioterapia.
“O coração dela está muito fraco, eles não deixam ela se mexer da cama, não tem como ela levantar, caminhar, porque ela pode ter um infarto a qualquer momento. Além de ficar demorando, pode pegar uma infecção hospitalar. Não tem um álcool, nem fralda descartável; minha mãe usa fralda, a gente tem que agora trazer fralda”, lamenta.
O que diz o hospital
Em nota, a Diretoria Técnica da Santa Casa de Campo Grande esclarece que a paciente encontra-se na fila de espera para a troca de um marcapasso.
O hospital alega que enfrenta dificuldades financeiras há bastante tempo, fator que tem impactado a programação de algumas intervenções cirúrgicas.
“Contudo, a instituição mantém firme seu compromisso com a saúde e o bem-estar dos pacientes. Informamos também que, nesta semana, foi realizado o pagamento dos materiais necessários para a implementação do marcapasso da paciente mencionada”.
A Diretoria Técnica comunica que está programando a solução do caso ainda nesta semana e envidará todos os esforços para que a cirurgia seja realizada com a máxima brevidade e segurança possível.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo é garantido por lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
Notícias mais lidas agora
Últimas Notícias
Vacina contra dengue esgota para população de 4 a 59 anos menos de 24h após ampliação de público
Já o público de 10 a 14 anos ainda pode receber o imunizante; cidade ainda conta com cerca de 16 mil doses em estoque
Andressa Urach abre seu próprio supermercado e choca fãs: ‘Feliz’
Após sucesso com venda de conteúdo adulto, Andressa Urach mira em outro público e lança seu próprio supermercado; saiba detalhes
Prefeitura abre crédito especial de R$ 189 milhões para atender novas secretarias
Recursos contemplam pastas como articulação regional
Dourados anuncia dívidas de quase 170 milhões e diz que vai priorizar salário de servidores
Secretária de Fazenda diz que tem folha de R$ 52 milhões para pagar
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.