Neste sábado (26) e na próxima terça-feira (29), o HU-UFGD (Hospital Universitário da Grande Dourados) um mutirão de cirurgias e procedimentos diagnósticos voltados exclusivamente para a comunidade indígena de Dourados e região.
O mutirão faz parte do projeto nacional “Ebserh em Ação: Mais Especialistas”, e os dias 26 e 29 de abril foram definidos como o Dia “E” da programação no hospital.
As atividades do mês de comemoração dos Povos Indígenas, contará com a realização de 64 cirurgias com anestesia geral e 72 exames diagnósticos, como colonoscopias, mamografias, ultrassonografias, eletroencefalogramas, entre outros.
As equipes multiprofissionais do HU-UFGD envolvidas incluem cirurgiões, anestesistas, radiologistas, ultrassonografistas, enfermeiros e assistentes.
Os pacientes beneficiados fazem parte tanto da fila de espera cirúrgica do HU-UFGD quanto da fila do SISREG (Sistema de Regulação), além da demanda reprimida identificada no Polo Base de Dourados.
A iniciativa conta com o esforço conjunto do HU-UFGD/Ebserh, da Secretaria Municipal de Saúde (SEMS) e do Polo Base do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), que atuaram na captação e convocação dos pacientes.
O mutirão visa reduzir a fila de espera e promover o acesso dos povos indígenas a procedimentos de média e alta complexidade, reafirmando o compromisso das instituições com a saúde e o respeito às comunidades tradicionais.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.