Pular para o conteúdo
Cotidiano

Hospital Regional de Corumbá será construído até 2031, anuncia Governo de MS ao assinar acordo

Medida é acordo judicial em ação civil pública
Gabriel Maymone, Thalya Godoy -
Cidade de Corumbá (Foto: PMC/Divulgação)

O município de Corumbá – distante 426 km de – terá um Hospital Regional até 2031. O anúncio oficial foi feito nesta quinta-feira (6) pelo governador de , Eduardo Riedel ().

Assim, acordo firmado com a prefeitura de Corumbá prevê que o hospital deverá ficar pronto em até seis anos a partir da homologação do termo entre as partes, que ainda deve passar pelo crivo da Justiça. Isso porque é fruto de ação civil pública.

A ação tratou sobre a saúde no município, em especial à Santa Casa de Corumbá, que é administrada pela prefeitura como interventora desde 2010.

Também ficou definido que o convênio que o município tem com o governo do Estado será repactuado, para ser revisto o repasse para a saúde.

A projeção é de que o novo Hospital Regional tenha cerca de 170 leitos. No entanto, detalhes técnicos dependem de estudo epidemiológico, disse o secretário estadual de saúde, Maurício Simões.

Clique aqui para seguir o canal do Jornal Midiamax no WhatsApp

Durante o anúncio, Riedel falou em avançar em projetos estruturantes. “Uma visão da melhoria do serviço público em todas as áreas”.

O de Corumbá, Dr. Gabriel (PSB), pontuou que um dos problemas da saúde no município pantaneiro é a falta de UTI Neonatal, além de estrutura precária. “A situação hoje da saúde encontra-se caótica. A gente pegou, por exemplo, a parte da rede básica, sem credenciamento, sem processos licitatórios, ou processos licitatórios cancelados, também que não estão andando. Então, isso repercute na população, a falta de medicamentos, um atendimento de qualidade. E, no setor do hospital, hoje, infelizmente, encontra-se inchado. Então, a gente vai ter que rever a própria folha, já estamos revendo a própria folha de pagamento e reestruturando as equipes”, explicou.

A medida é decorrente de decisão judicial através de ação civil pública do MP (Ministério Público) de MS. “Foi estabelecida a obrigação que o Estado, no prazo máximo de 6 anos, deve construir para gestão própria ou por intermediação de terceiros”, explicou o procurador-geral de Justiça, Romão Júnior.

Para a construção, o município informou que irá doar uma área de 30 mil metros quadrados, localizada no bairro Popular Velha, próximo à Unicesumar.

Por fim, o secretário estadual de saúde explicou que a construção do hospital vai ajudar a desafogar o atendimento em Campo Grande. “Nós temos considerado essas duas cidades [Corumbá e ] como uma área mais remota, por conta da dificuldade logística de transporte de pacientes, então aquela região precisa, por conta da população e dessas distâncias que interferem na logística, de uma unidade hospitalar que seja resolutiva, que impeça ou que evite o transporte desnecessário de pacientes para a Capital”, pontuou.

Sabe de algo que o público precisa saber? Fala pro Midiamax!

Se você está por dentro de alguma informação que acha importante o público saber, fale com jornalistas do Jornal Midiamax!

E você pode ficar tranquilo, porque nós garantimos total sigilo da fonte, conforme a Constituição Brasileira.

Fala Povo: O leitor pode falar direto no WhatsApp do Jornal Midiamax pelo número (67) 99207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem com os jornalistas. Se preferir, você também pode falar com o Jornal direto no Messenger do Facebook.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem morre durante cirurgia de hemorroida em hospital de Campo Grande

Com pai no Presídio Federal de Campo Grande, Oruam tem prisão preventiva decretada

siso

Paciente aguarda vaga em hospital de Campo Grande após sofrer complicações de extração do siso

VÍDEO: Casa fica destruída após incêndio no Colibri em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Bebê

Laudo aponta que bebê morreu asfixiada ao ser estuprada pelo pai em MS

icone da mpb ms ao vivo parque das nações palco

Vai lotar? Próxima atração do MS ao Vivo promete agradar amantes da MPB

Fux diverge de Moraes e vota contra medidas cautelares a Bolsonaro

Decisão de Fux é a mais centrada, diz Mochi sobre divergência no STF

Últimas Notícias

Cotidiano

Praça do Rádio ganhará mural colorido em comemoração ao aniversário de Campo Grande

O trabalho de pintura começou nesta terça-feira (22) e segue até a primeira quinzena de agosto

Cotidiano

Seu bairro está na lista? Confira o itinerário do ‘fumacê’ nesta terça-feira

Fumacê será aplicado das 16 às 22 horas

Transparência

Ministério da Saúde autoriza R$ 98,1 mil para compra de testes de gravidez em MS

Repasses aos municípios são para ampliar o acesso ao diagnóstico da gravidez

Famosos

A celebridade a qual Leo Dias se arrepende amargamente de ter dado fama

Jornalista confessou arrependimento sobre destaque que deu para mulher que hoje é muito famosa