Nesta terça-feira (1°), a Rede Hemosul recebeu, por meio da SES (Secretaria de Estado de Saúde), três novos veículos e um aparelho irradiador de sangue. Os equipamentos devem ampliar as ações de conscientização sobre a doação de sangue e garantir mais segurança no processamento e transporte de hemocomponentes em todo o Estado.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
Com valor estimado em R$ 1 milhão, este é o primeiro irradiador que Mato Grosso do Sul coloca em funcionamento. Embora adquirido no ano passado, o hemocentro de Campo Grande precisou realizar algumas adaptações para garantir a funcionalidade do equipamento.
“Ele era um equipamento muito esperado e demorou um pouco para que a gente pudesse colocar ele em funcionamento por conta dos processos administrativos de estruturação e aquisição de equipamentos para que ele possa funcionar”, explica Marina Sawada Torres, coordenadora-geral do Hemosul.
Segundo Marina, o aparelho é importante, principalmente para garantir a segurança de pacientes que passam pela transfusão, prevenindo potencialmente a DECH (Doença do Enxerto Contra o Hospedeiro), condição que pode ocorrer após um transplante de células-tronco ou de medula óssea.
“O aparelho já estava adquirido pelo Estado desde o ano passado. Portanto, trata-se de um equipamento de altíssimo custo e que exige uma estrutura adequada, além de diversos insumos que precisam ser adquiridos, para colocá-lo em funcionamento. Hoje colocamos em funcionamento, muito satisfeitos, porque sem dúvida é um salto de qualidade dos produtos que o Hemosul passa a entregar à população”, acrescenta Maurício Simões, secretário estadual de Saúde.
Novos veículos
Dos novos veículos adquiridos, um permanecerá em Campo Grande, um será enviado ao município de Nova Andradina, e o terceiro, para Três Lagoas.
Conforme Marina, os automóveis permitirão que os colaboradores dos hemocentros possam se locomover às escolas, empresas e eventos a fim de conscientizar a população sobre a necessidade da doação de sangue e medula óssea.
“A população sul-mato-grossense está envelhecendo e os doadores também. É necessário conscientizar os jovens, os novos doadores, sobre a importância da doação, porque não existe substituto para o sangue”.

💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.
***