Pular para o conteúdo
Cotidiano

Grupo protesta em frente ao Incra e cobra vistoria em terras para demarcação

Manifestantes da Liga Camponesa e Urbana do Brasil devem ser recebidos até o fim do dia, segundo organizador
Marcus Moura -
Manifestante cobravam atendimento por parte da superintendência do Incra. (Foto: Marcus Moura/Midiamax)

Manifestantes da Liga Camponesa e Urbana do Brasil se reuniram, nesta segunda-feira (14), em frente à sede do (Instituto Nacional de Colonização e ), em , para cobrar do órgão um posicionamento sobre a vistoria e a demarcação de terras em três municípios do Estado.

Segundo uma liderança do movimento, o camponês José Paulo Libório, o grupo, composto por cerca de 100 pessoas, reivindica inicialmente a vistoria de uma área com aproximadamente 1.100 hectares na saída para Rochedinho, pela MS-010.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

“Era para ter sido feita uma vistoria no dia 25 de março, mas até agora ninguém foi até lá. Viemos cobrar da direção do Incra uma posição. São dezenas de famílias acampadas naquela região, sem água, sem condições mínimas de dignidade”, afirmou, referindo-se ao acampamento montado no quilômetro 13 da rodovia estadual.

Ainda de acordo com Libório, o grupo também cobra uma definição do órgão sobre outras duas vistorias: uma área em Sidrolândia, com cerca de 700 hectares de terras devolutas, e outra em Ribas do Rio Pardo, com aproximadamente 9 mil hectares.

Proferindo palavras de ordem como “Incra sem reforma agrária não tem democracia” e “Lula, o povo te elegeu, cadê a terra que você prometeu?”, os manifestantes ocuparam a recepção e parte da calçada do prédio.

Uma das participantes, Maria de Souza, de 54 anos, informou que o grupo se preparava para almoçar no local. Alguns sindicalistas já organizavam uma refeição no estacionamento do prédio, onde também funciona a superintendência do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar).

Atualmente, a Liga Camponesa e Urbana do Brasil mantém quatro acampamentos em Mato Grosso do Sul, que reúnem cerca de 900 famílias nos municípios de Campo Grande, , Sidrolândia e Ribas do Rio Pardo.

O Jornal Midiamax entrou em contato com o Incra/MS para obter informações sobre as demandas dos manifestantes, em nota o órgão explicou que a manifestação teve como objetivo cobrar avanços na política de reforma agrária, com destaque para a verificação da função social de imóveis rurais, desapropriação, aquisição ou adjudicação de terras, cadastramento de famílias acampadas ausentes em 2024 por justificativa, e reivindicações por segurança, apoio à produção, segurança alimentar e acesso à educação. Também foi manifestado apoio às demandas dos servidores do INCRA por melhorias salariais e reconhecimento do direito à negociação coletiva.

“As Superintendências do INCRA e do MDA acolheram as demandas, prestaram esclarecimentos e firmaram compromisso de gestão junto a órgãos federais para viabilizar a obtenção de imóveis rurais e assentamento das famílias. Também se comprometeram a realizar novo cadastramento das famílias justificadamente ausentes, a intermediar ações de segurança e a fomentar a produção nos acampamentos. Foi reiterado o apoio à solicitação de cestas básicas ao MDS e divulgadas informações sobre o Pronera e outras oportunidades educacionais”.

*Matéria atualizada às 08h15 de 15/04/2025 para acréscimo do posicionamento do Incra*

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Inspirado no famoso ‘Café com Deus Pai’, escritor de MS ensina lei da atração com conceitos bíblicos

VÍDEO: advogado com mais de 2 milhões de seguidores agride companheira em Maceió

Ex-BBB Mateus Pires chora ao apresentar namorado à família: ‘Nunca imaginei’

incra

Pelo 2° dia, Sem-Terra ocupa sede do Incra em Campo Grande por demarcação de terras

Notícias mais lidas agora

Município mantém multa de R$ 12,2 milhões contra Consórcio Guaicurus por descumprir contrato

Após perder eleição, Reinaldo volta a processar adversário político que o chamou de corrupto

Pais de bebê de 10 meses morto são soltos e proibidos de verem os filhos

vereador edinho

Presidente da Câmara de Bela Vista, vereador Edinho Duarte morre aos 47 anos

Últimas Notícias

Mundo

Líder do Irã reconhece avanço inicial em negociações com EUA, mas ‘desconfia’ do outro lado

Ali Khamenei disse estar "otimista" sobre as próprias capacidades soberanas

Brasil

Ministério da Saúde pede incorporação da primeira vacina contra chikungunya ao SUS

Pedido será encaminhado à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS

Transparência

Governo de MS abre consulta para parceria público-privada no HRMS

A apresentação do projeto em audiência pública está marcada para o dia 12 de maio de 2025

Polícia

Menino de 9 anos viu mãe ser esfaqueada 8 vezes em casa em MS

Ela conseguiu contar que foi atacada em sua residência pelo ex-companheiro, que logo depois fugiu do local.