Pular para o conteúdo
Cotidiano

Gripe aviária é tema de ações com a agricultura familiar de MS

A iniciativa envolve capacitações, oficinas, repasse de informações, visitas técnicas e vigilância participativa
Priscilla Peres -
Criação doméstica de galinhas (Foto: Divulgação/Agraer MS)

Mato Grosso do Sul já descartou quatro casos suspeitos de gripe aviária, este ano, todos em animais domésticos. Diante disso, entidades de biossegurança do Estado estão intensificando a mobilização preventiva em propriedades da agricultura familiar.

A iniciativa envolve capacitações, oficinas, repasse de informações, visitas técnicas e vigilância participativa. O objetivo é orientar pequenos produtores sobre protocolos de biosseguridade e biossegurança, com foco especial em regiões de e comunidades que praticam a avicultura de subsistência.

A ação é realizada pela Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), em parceria com a Embrapa Pantanal e a Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), e intensifica a mobilização preventiva em .

Thainara Rocha, zootecnista da Agraer, ressalta que informar o agricultor familiar é fundamental para conter o avanço da aviária. “O produtor é muitas vezes o primeiro a perceber alterações no comportamento das aves. Mas para que ele seja um aliado no enfrentamento da doença, precisa entender não apenas o que pode ou não fazer, mas o porquê das orientações técnicas”.

Segundo a zootecnista, como em algumas pequenas propriedades as criações geralmente têm aves soltas, sem cercas ou proteção contra animais silvestres, o risco de contaminação é alto. “Uma vez confirmado o foco, a medida de contenção é o sacrifício dos animais, o que gera prejuízos que atingem toda a cadeia, inclusive os pequenos que não têm estrutura para enfrentar perdas sanitárias severas”.

Nesse sentido, a Agraer tem ampliado a capacitação dos seus técnicos, com apoio da Embrapa Pantanal e diretrizes da Iagro. “Em março, nossos técnicos já haviam sido treinados em práticas de biossegurança para criações de pequeno porte. Em junho, realizaremos uma nova capacitação focada exclusivamente na gripe aviária, preparando ainda mais nossa equipe para orientar os agricultores de forma padronizada e eficaz”, informa Thainara.

Biossegurança x biosseguridade

De acordo com Janine Ferra, chefe da Divisão de Defesa Sanitária Animal da Iagro, a biosseguridade e a biossegurança são conceitos complementares, mas distintos. “A biosseguridade diz respeito à estrutura da propriedade, como cercas, telas de proteção contra aves silvestres, controle de acesso, manejo diário, a higiene nas instalações e o descarte adequado de resíduos. Já a biossegurança envolve a proteção do operador, o uso de equipamentos de proteção individual. Ambas são indispensáveis para evitar a entrada e a disseminação de doenças”, explica. Em caso de suspeita, o produtor deve isolar imediatamente as aves doentes e acionar a Iagro, que realizará a investigação e tomará as medidas necessárias.

Segundo a médica veterinária Janine, é fundamental que os produtores fiquem atentos a qualquer alteração no comportamento das aves, especialmente sintomas neurológicos como andar cambaleante, falta de postura, inchaço na cabeça, coriza no bico, olhos pressionados avermelhados ou inchados, espirro, tosse, dificuldade respiratória, diarreias além de sinais de hemorragia nas pernas ou mudança na coloração natural da crista.

“Esses são sinais que podem indicar a presença de doenças como a influenza aviária. A mortalidade repentina também é um alerta importante. Ao notar qualquer anormalidade, é essencial notificar imediatamente a Iagro, que deve atuar em até 12 horas para atendimento local”, reforça.

Janine destaca ainda a importância de manter as aves suspeitas isoladas em um galinheiro ou piquete, facilitando a inspeção e coleta de material. “Quando elas estão soltas pela propriedade, o atendimento se torna mais difícil e pode atrasar a ação sanitária”.

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada!

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
tromper vanda camilo licitações

Chega ao STJ pedido para revogar tornozeleira de ex-chefe de licitações alvo de três esquemas de corrupção

Praça do Rádio ganhará mural colorido em comemoração ao aniversário de Campo Grande

Seu bairro está na lista? Confira o itinerário do ‘fumacê’ nesta terça-feira

gravidez

Ministério da Saúde autoriza R$ 98,1 mil para compra de testes de gravidez em MS

Notícias mais lidas agora

Bebê

Laudo aponta que bebê morreu asfixiada ao ser estuprada pelo pai em MS

icone da mpb ms ao vivo parque das nações palco

Vai lotar? Próxima atração do MS ao Vivo promete agradar amantes da MPB

Fux diverge de Moraes e vota contra medidas cautelares a Bolsonaro

leo dias celebridade

A celebridade a qual Leo Dias se arrepende amargamente de ter dado fama

Últimas Notícias

Transparência

Justiça vai tentar acordo sobre construção em área que moradores querem posto de saúde

Moradores afirmam que não foram ouvidos e pedem serviço para beneficiar região

Política

‘Independente e tem autonomia’, avalia Vander Loubet sobre voto divergente de Fux no STF

Ministro votou contra as medidas cautelares impostas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)

Transparência

Nelson Cintra é multado pelo TCE-MS por irregularidade em transporte escolar

TCE-MS deu prazo de 60 dias para o prefeito de Porto Murtinho corrigir supostas irregularidades

Mundo

China busca relações saudáveis com EUA e esquiva-se de comentar tema das compras de petróleo

Secretário do Tesouro americano afirmou que as negociações com o G7 sobre a Rússia não serão fáceis