Pular para o conteúdo
Cotidiano

Grey’s Anatomy da UFMS: falsa estudante de Medicina se aproveitou de falhas na segurança do HU

Acadêmicos afirmam que há poucas entradas com catraca ou conferência de documentos
Adriel Mattos -
Jovem publicou imagem em plantão de 12 horas no Hospital Universitário da UFMS. (Reprodução, Redes Sociais)

A jovem que se passou por estudante de Medicina da UFMS ( Federal de ) se aproveitou das falhas de segurança do Humap (Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian) para entrar na unidade. Ela chegou a participar de um parto e compartilhou isso nas redes sociais.

A história, digna de um roteiro da série de televisão Grey’s Anatomy, está sendo investigada pela PF (Polícia Federal). Acadêmicos do curso disseram ao Jornal Midiamax, sob a condição de anonimato, que o controle de entrada e saída não é rigoroso.

Em algumas entradas, há catracas e seguranças para conferir o cartão do estudante. No entanto, em algumas ocasiões, os profissionais nem sequer pedem o documento e qualquer pessoa pode entrar no Humap.

Há ainda portas que não têm fiscalização alguma. “Ela provavelmente entrou por uma parte que não tem catraca e se identificou como paciente, o que liberaria a entrada”, avaliou um estudante.

Assim, como a segurança não pede sempre para verificar o documento, outra estudante aponta que a jovem pode até ter se passado por acadêmica. “Ela entrou e falou que era acadêmica e a galera deu ok”, comentou.

Um ex-aluno de Odontologia disse à reportagem que a falta de segurança não é novidade. “Não me lembro de ninguém controlando. Não sei se algo mudou”, disse o profissional, que se graduou em 2019.

Em nota, o Humap informou que abriu investigação interna e já foram adotadas medidas, tanto administrativas quanto jurídicas, para proibir a entrada da jovem.

O Midiamax pediu esclarecimentos à Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) — autarquia que administra os hospitais universitários do país. Em nota, o órgão informou que vai contratar segurança desarmada para o HU.

Leia a íntegra do comunicado:

O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), informa que possui controle de acesso para servidores, residentes, estagiários, terceirizados, pacientes e visitantes.

Desde junho de 2025, foi implantado um sistema de reconhecimento facial, com pré-cadastro obrigatório mediante apresentação de documentos, para todos que ingressam nas dependências do hospital, para reforçar a segurança na instituição.

Em relação ao caso recente, o hospital está apurando os fatos e tomou as medidas judiciais e administrativas cabíveis e reforçou seus protocolos internos de validação de vínculos acadêmicos e funcionais.

Também está em fase final a contratação de equipe de segurança desarmada, processo que já estava previsto e será incorporado às ações permanentes de fortalecimento da segurança e do controle de acesso.

Plantões e partos no HU

Uma aluna, que não quis se identificar, alegou que, mesmo sem o nome constar em editais de aprovação da universidade, ela estava frequentando o ambiente normalmente, como se estivesse devidamente matriculada.

Além disso, a suposta aluna também publicava em suas redes sociais sua rotina no curso, incluindo plantões no Humap (Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian) e fotos de atendimentos ao lado de pacientes. “Ela foi vista no setor, além das redes sociais, participando ativamente”, diz.

Assim, em print feito nas redes sociais da jovem, ela teria publicado uma imagem ao lado de uma mulher e uma recém-nascida, afirmando que teria, supostamente, participado de um parto, durante um plantão que teria durado 12 horas.

Ainda conforme apurado pela reportagem, outros acadêmicos teriam flagrado a jovem frequentando diversas atividades no meio acadêmico, incluindo aulas.

Ao jornal, o Hospital Universitário informou que abriu investigação interna e adotou medidas administrativas, visando proibir a entrada da jovem nas dependências do hospital.

A reportagem também procurou a suposta acadêmica, mas não obteve retorno. O espaço segue aberto para futuras manifestações.

Família rica e prima de influenciadora digital

A jovem que frequentou o curso de Medicina sem estar matriculada na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) chegou a estudar Biologia até o início de 2025. Ela trancou a graduação antes de ir às aulas de um dos cursos mais concorridos da instituição, mesmo sem passar no vestibular.

Antes de abandonar os estudos, a então acadêmica fez estágio no Bioparque Pantanal. De família rica, de produtores rurais do Estado, ela ainda seria prima de uma influenciadora digital com quase um milhão de seguidores.

Segundo antigos colegas de turma, a acadêmica era ‘esnobe’ e usava o nome da família para ter acessos. “Estava sempre pontuando que os parentes eram ricos”, diz um dos relatos.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

***Reportagem atualizada às 8h59 de 26/06/2025 para acréscimo de informação

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
transplantes

Há quase 2 anos na fila em MS, ‘Manga’ queria ter compatibilidade de Faustão para transplantes

bandeirantes eleitores eleição suplementar dejavu

Prefeito toma posse e suspende pagamento de fornecedores da Prefeitura de Bandeirantes

Dólar fecha no menor nível em um ano

Motta adia votação do foro privilegiado e PL anuncia nova obstrução

Notícias mais lidas agora

Claudinho Serra quer tirar juiz que decretou sua prisão da ação sobre esquema de corrupção

Ex ofereceu carro como forma de pagamento para adolescente matar Vanessa e Sophie em Campo Grande

transplantes

Há quase 2 anos na fila em MS, ‘Manga’ queria ter compatibilidade de Faustão para transplantes

Pai alega que estava em surto no momento em que assassinou Vanessa e Sophie em Campo Grande

Últimas Notícias

Conteúdo de Marca

Mounjaro de pobre: receita simples que ajuda na saciedade

Uma alternativa simples e econômica ao famoso Mounjaro, essa receita reúne ingredientes fáceis de encontrar, sabor marcante e baixo custo.

Brasil

Após denúncias de Felca, Hytalo Santos é banido do Instagram e TikTok

Hytalo somava mais de 20 milhões de seguidores nas respectivas contas

Le Blog Maria Antonia

Madonna faz apelo emocionante ao Papa Leão XIV pelas crianças em Gaza

Nesta segunda-feira (11), Madonna utilizou suas redes sociais para fazer um apelo comovente ao Papa Leão XIV, pedindo que ele intervenha em prol das crianças afetadas pela guerra entre Israel e Hamas na Faixa de Gaza. Em sua mensagem, a cantora escreveu: “Santíssimo Padre, por favor, vá a Gaza e leve sua luz às crianças … Continued

Polícia

Homem que tentou matar desafeto após cobrança de dívida é condenado a mais de 8 anos de prisão

Crime ocorreu no dia 1º de julho de 2022; o réu teria pegado R$ 3 mil emprestado com a vítima e atirou quando foi cobrado