Governo garante licitação para recuperação da igreja na Comunidade Tia Eva ainda neste ano

Interditada devido às rachaduras na estrutura, igrejinha faz parte da história de Campo Grande

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Estrutura foi interditada pela Defesa Civil por risco de queda. (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul confirmou ao Midiamax, nesta quinta-feira (6), que a licitação para a recuperação da estrutura da Igreja São Benedito, localizada na Comunidade Quilombola Tia Eva, será realizada ainda neste ano. Uma equipe da Defesa Civil interditou o local nesta semana e colocou uma fita na frente, devido a uma rachadura enorme que pode fazer a parede ceder a qualquer momento.

Dessa forma, moradores da comunidade foram alertados a não se sentarem na frente, já que muitos aproveitavam a sombra e tinham o hábito de ficar ali, além das crianças que brincavam nas proximidades. Em nota, a Fundação de Cultura do Estado reafirmou o compromisso com a preservação do patrimônio histórico e afirmou que a estrutura não oferece nenhum risco para a população. Os trâmites legais para o processo licitatório estão sendo finalizados, conforme o comunicado.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

“A Defesa Civil veio aqui e colocou a fita, principalmente pelo risco de queda da parede. É para não deixar o pessoal sentar na frente, para evitar uma tragédia maior, caso a parede caia. A rachadura está bem grande. Vamos aguardar para ver o que o município e o Estado vão fazer pela gente”, afirmou o administrador e presidente da Associação dos Descendentes da Tia Eva (AD-Tia Eva), Ronaldo Jeferson da Silva, de 43 anos.

Comunidade quilombola Eva Maria de Jesus
Descendentes de Tia Eva em frente à Igreja São Benedito, na comunidade quilombola. (Arquivo/ Midiamax)

Conforme Silva, a rachadura aumentou muito nos últimos dias, e o risco de queda é grande, principalmente porque a viga do telhado cedeu e “está empurrando a parede da frente para fora”. “Foi por isso que isolaram a área, e com essa chuvarada, pode ceder a qualquer momento. E, como falei, tem crianças que brincam ali, além das pessoas que costumavam sentar na frente”, disse.

Sobre a restauração, o presidente diz que também aguarda que seja feita o mais rápido possível. “Até porque o projeto começou em 2019 e, em 2021, já estava pronto. Agora já estamos em 2025 e nada”, lamentou.

Deputado pede agilidade

O deputado estadual Pedro Kemp (PT) apresentou à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, em sessão de hoje, um pedido de informações ao Governo do Estado sobre as medidas adotadas para reparar os danos da cobertura, forro e telhas da igreja.

Durante a fala, o parlamentar alertou para os riscos na estrutura e relembrou o desabamento da Igreja São Francisco, em Salvador (BA), na última quarta-feira, em que uma turista morreu. Ele ainda destacou que a igreja em Campo Grande faz parte da história da cidade. “Uma igreja centenária e patrimônio cultural da nossa Capital”, afirmou.

(Por Marcus Moura e Thalya Godoy)

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo é garantido por lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Conteúdos relacionados