Pular para o conteúdo
Cotidiano

Governo garante licitação para recuperação da igreja na Comunidade Tia Eva ainda neste ano

Interditada devido às rachaduras na estrutura, igrejinha faz parte da história de Campo Grande
Da Redação -
Estrutura foi interditada pela Defesa Civil por risco de queda. (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

O Governo do Estado de confirmou ao Midiamax, nesta quinta-feira (6), que a licitação para a recuperação da estrutura da Igreja São Benedito, localizada na Comunidade Quilombola Tia Eva, será realizada ainda neste ano. Uma equipe da interditou o local nesta semana e colocou uma fita na frente, devido a uma rachadura enorme que pode fazer a parede ceder a qualquer momento.

Dessa forma, moradores da comunidade foram alertados a não se sentarem na frente, já que muitos aproveitavam a sombra e tinham o hábito de ficar ali, além das crianças que brincavam nas proximidades. Em nota, a Fundação de Cultura do Estado reafirmou o compromisso com a preservação do patrimônio histórico e afirmou que a estrutura não oferece nenhum risco para a população. Os trâmites legais para o processo licitatório estão sendo finalizados, conforme o comunicado.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

“A Defesa Civil veio aqui e colocou a fita, principalmente pelo risco de queda da parede. É para não deixar o pessoal sentar na frente, para evitar uma tragédia maior, caso a parede caia. A rachadura está bem grande. Vamos aguardar para ver o que o município e o Estado vão fazer pela gente”, afirmou o administrador e presidente da Associação dos Descendentes da Tia Eva (AD-Tia Eva), Ronaldo Jeferson da Silva, de 43 anos.

Comunidade quilombola Eva Maria de Jesus
Descendentes de Tia Eva em frente à Igreja São Benedito, na comunidade quilombola. (Arquivo/ Midiamax)

Conforme Silva, a rachadura aumentou muito nos últimos dias, e o risco de queda é grande, principalmente porque a viga do telhado cedeu e “está empurrando a parede da frente para fora”. “Foi por isso que isolaram a área, e com essa chuvarada, pode ceder a qualquer momento. E, como falei, tem crianças que brincam ali, além das pessoas que costumavam sentar na frente”, disse.

Sobre a restauração, o presidente diz que também aguarda que seja feita o mais rápido possível. “Até porque o projeto começou em 2019 e, em 2021, já estava pronto. Agora já estamos em 2025 e nada”, lamentou.

Deputado pede agilidade

O deputado estadual Pedro Kemp (PT) apresentou à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, em sessão de hoje, um pedido de informações ao Governo do Estado sobre as medidas adotadas para reparar os danos da cobertura, forro e telhas da igreja.

Durante a fala, o parlamentar alertou para os riscos na estrutura e relembrou o desabamento da Igreja São Francisco, em Salvador (BA), na última quarta-feira, em que uma turista morreu. Ele ainda destacou que a igreja em faz parte da história da cidade. “Uma igreja centenária e patrimônio cultural da nossa Capital”, afirmou.

(Por Marcus Moura e Thalya Godoy)

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Pichação na sede do Corinthians exalta Neto e ataca Memphis

Celulose abre vaga para comboísta, mecânico e motorista em Ribas do Rio Pardo

China contesta sanções da UE contra Rússia por citar instituições chinesas

O Brasil já era civilizado antes de Cabral? Descubra o caminho que mudou a história que Dakila Pesquisas revela

Notícias mais lidas agora

MS alega na Justiça que chineses receberam incentivos para megaindústria, mas abandonaram área

superfaturamento contratos dsei operação campo grande

Fraude no Dsei: PF cumpre mandado em locadora de Campo Grande e apreende veículo

Defesa promete que Bolsonaro ficará calado e alega desdobramento incontrolável nas redes

Apoiadores de Bolsonaro realizam ‘adesivaço’ pedindo ‘Fora Moraes’ em Campo Grande

Últimas Notícias

Política

Prefeita e vereadores discutem áreas de investimentos em Campo Grande para 2026

Reunião técnica com vereadores, prefeita e secretários discutiu metas da LDO 2026

Cotidiano

Cuidado com o burro: animais voltam a ser flagrados ‘passeando’ por ruas de Campo Grande

Depois do burro fujão capturado pelo CCZ outros dois burros são flagrados em fuga

Emprego e Concurso

JBS abre 183 vagas de emprego para atuar na Capital e no interior de MS

As oportunidades são para as cidades de Campo Grande, Naviraí e Sidrolândia

MidiaMAIS

Nas férias, criançada vai poder jogar Xbox sem pagar nada em Museu de Campo Grande

Confira a programação pensada especialmente para os pequenos