Cerca de seis mil pessoas devem passar pela AECNB (Associação Esportiva e Cultural Nipo Brasileira) de Campo Grande neste domingo (5), para a 38º edição do Undokai, um evento que reúne famílias e promove muita diversão aos participantes.
A gincana reúne 19 modalidades de atividades esportivas, como pesca, caça a doces e salgados, corrida de pneus e corrida com ovo na colher. A entrada é gratuita e uma tradição.
A presidente da Associação Nipo, Maria Leny Adania de Sylos, garante que as atividades são para pessoas “de zero a cem anos”. “É de bisnetos a bisavós, então tem atividade para criancinha e até para os adultos mesmo”, compartilha.
União e diversão
Ela conta que todo esse esforço em prol da promoção do evento é realizado por voluntários da associação, agregando cerca de 200 pessoas.
“O objetivo é a gente levar alegria para as famílias campo-grandenses porque é um dia de engraçamento, é um dia de alegria, um dia que você está aqui reunido junto com toda a tua família para a realização dessas atividades”, completa.
A aposentada Elza Kazue Aratani Marinho, de 77 anos, é uma participante assídua do Undokai. E a especialidade dela é a corrida.
“Minha nora que começou a correr e ela já é maratonista e tudo, aí me chamou. Aí vou correr, e agora vem a minha neta e meu neto também”, compartilha Elza.

A tradição caiu no gosto dela e ela passou a fazer história na prova. “Eu sempre participo aqui e toda vez eu ganho, acredita? Aí é assim, três gerações. É o neto, o filho e depois a avó. E aí eu sempre falo que eu sou avó de diversas crianças que pedem para eu correr como avó, e ganho tudo”, conta, entusiasmada.
Segundo ela, as participações acontecem há pelo menos 20 anos. “Porque faz mais de 30 anos que eu moro aqui em Campo Grande, né? Aí quando meus filhos eram pequenos eu vinha, sempre eu venho”, completa.
Nilson Aguena, vice-presidente financeiro da entidade, destaca que, o sucesso do evento é tão grande que deixou de ser uma tradição apenas da colônia japonesa.
“Hoje não é (tradição) só da colônia, todo mundo frequenta aqui, todas as pessoas que gostam da cultura japonesa. Então, pra gente é muito satisfatório tudo isso”, afirma.
Oportunidade de conhecer a colônia japonesa
Neste domingo, o comerciante José Koizumi, de 65 anos, participa pela primeira vez do Undokai em Campo Grande. Ele estava acostumado a participar das gincanas em São Paulo, mas, aqui, viu no evento uma oportunidade.

“Eu vim de São Paulo e a gente está morando há pouco tempo aqui e estou tentando me enturmar com o pessoal da colônia aqui de Campo Grande. Diz que é uma colônia muito grande, então estou tentando entender um pouquinho mais”, compartilha.
Para aproveitar a oportunidade, ele levou a esposa, o filho e a netinha.
A autônoma Katia Otsuka, de 34 anos, também foi em família para o evento. Acompanhada do marido, da mãe e de uma tia, Katia não deixou a oportunidade de levar o filhinho também, de 1 ano e 10 meses, para participar.
“A gente veio participar junto, que é bem legal, e trazer meu marido para conhecer também, porque quando eu era criança eu vinha bastante. E também trazer meu filho, que agora está crescendo, para conhecer também e participar”, conta.
O público pode conferir as atrações até às 15h na sede da associação, que fica na Av. Ministro João Arinos, 140, bairro Jardim Veraneio. A entrada é gratuita.
Confira mais imagens:






💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.