Pular para o conteúdo
Cotidiano

Game de realidade virtual para combater a dengue em MS será desenvolvido em 10 meses

Alunos de três escolas estaduais participam do desenvolvimento
Karina Campos -
dengue
Projeto envolve alunos de três escolas estaduais (Karina Campos, Midiamax)

Foi lançado oficialmente nesta quarta-feira (9) o convênio para construção do game de realidade virtual da “Todos Enfrentam a Dengue”, desenvolvido por alunos e professores de . A elaboração deve levar 10 meses até a disponibilidade online.

Weverton Ramires, presidente da FESPMS (Federação de Esportes Eletrônicos e Tecnologia de Mato Grosso do Sul), diz que o jogo será inédito, pois os atuais games com o tema dispõe apenas em eliminar o mosquito Aedes aegypti. Neste desenvolvido com o Senac Hub Academy e Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), o objetivo será de aliar a conscientização com entretenimento educativo.

“Nossa ideia é que lá na frente tenha competições entre escolas com categorias, por exemplo, de menor tempo, de maior pontuação e expandir para várias fases. O objetivo é que possamos entregar para todo o Estado, levar para fora da Capital, principalmente para o interior, levar para as escolas indígenas, comunidades rurais mais afastadas da área urbana. A ideia é usar como uma ferramenta de ensino”, descreve.

Uma das bolsistas no projeto, Gabrieli Henrique de Oliveira, se interessou pelo estágio de técnico em desenvolvimento de jogos. Logo, o professor do curso técnico incentivou a elaboração da ideia.

“Vejo que é uma área de grande visibilidade. É um meio de aprender mais e s“e” dedicar ao estágio. Quando chegou a proposta, em fevereiro, começamos a desenvolver juntos. É uma área nova no mercado. Prevejo que comece a abrir várias portas, e é o início de parcerias e de conhecer pessoas da área que desenvolvam projetos assim”.

10 meses de elaboração

Participam da elaboração do jogo os alunos da Escola Estadual Maria Constança Barros Machado, Vespasiano Martins e Profª Brasilina Ferraz Mantero.

Gabriel Ferreira de Medeiros, um dos professores envolvidos no projeto, explica que a elaboração do jogo envolve desde a programação do desenvolvedor a arte e animação. A partir da fase chamada de ‘pré-incubação’, serão 10 meses de trabalho.

A entrega final está prevista para 7 de fevereiro de 2026. “Cada turma montará um cenário, assim, cada aluno irá contribuir para a construção do jogo até o fim do ensino médio”.

Como jogar

Basicamente, o jogador tem objetivo de eliminar o mosquito da com uma raquete elétrica em locais ideais para a proliferação da dengue, como vasos de plantas, pneus, lixo e vasilhas.

“Temos duas formas de fazer os projetos inovadores aqui no Senac. No ‘Todos Enfrentam a Dengue’ nasce dentro do curso, o que chamamos de projeto integrador. Vamos trabalhando temáticas e analisando se existem dores da sociedade que revolver por meio de projetos. Nesse caso, identificamos o caso da problemática da dengue. Juntando parceiros, a gente entendeu que poderia trabalhar por meio de um jogo educativo a conscientização de alunos”, finaliza a diretora de inovação do Senac, Ana Karina.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Veja os 10 golpes mais aplicados contra clientes bancários em 2024

Mudança no Código Eleitoral reduz participação feminina, diz Oxfam

Líder do PL na Câmara diz que ‘pessoalmente’ é contra a cassação de Glauber Braga

Três mulheres são presas com cocaína e maconha que seriam levadas a São Paulo

Notícias mais lidas agora

Mesmo sob mira da Corregedoria, ex-PGJ Alexandre Magno quer vaga no CNMP

Pais de bebê morta por broncopneumonia tem prisão decretada em Campo Grande

Investigadora de Polícia Civil é encontrada morta dentro de casa no interior de MS

Oposição denuncia fraude na eleição do Equador

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

Resultado final do concurso dos Correios é homologado

Classificados dentro do número de vagas nos editais

Economia

Economia brasileira ficou estagnada em fevereiro, mostra prévia da FGV

O levantamento faz estimativas sobre o comportamento do Produto Interno Bruto

Polícia

VÍDEO: Incêndio destrói casa na Vila Nova Campo Grande

O incêndio pode ter sido criminoso

Polícia

Familiares procuram por Erick, desaparecido há 30 dias

Foi visto na cidade de Anastácio