No início da semana, os campo-grandenses foram surpreendidos com o alerta de frente fria, que deve chegar na quinta-feira (29). A temperatura mínima deve atingir 5°C, em Campo Grande. Mas, apesar disso, os casacos de inverno ainda não são as peças de destaque nas vitrines do Centro da Capital.
A equipe do Jornal Midiamax conversou com lojistas sobre as vendas de peças de inverno. Segundo os vendedores, a procura pelos itens ainda não é expressiva, sendo os infantis os mais vendidos até o momento.
Gerente da loja Mega Jeans, Kelly Martins explicou que os clientes costumam priorizar roupas para os filhos, sobretudo porque as crianças crescem rápido e perdem os casacos de um ano para o outro.
“As pessoas acabam vendo reportagens da meteorologia e correm para comprar. Ainda mais para as crianças que já perderam os casacos do ano passado, porque crescem muito rápido. Então, [roupa] infantil, a gente sempre vê uma procura maior”, explica.

Como em todos os anos, a loja começou a preparar as araras com roupas de inverno já no mês de abril. Mas o friozinho esperado acabou não vindo. “Eu não sei o que aconteceu este ano, a meteorologia deu uma atrasadinha porque a gente sempre tem aquele tempo mais fresquinho em maio”, comentou a gerente. Os casacos, entretanto, continuaram expostos na loja, aguardando o frio chegar de vez.
Aliás, segundo ela, os modelos que costumam ser recorde de vendas são os de moletom e jaqueta puffer. Tanto na sessão infantil quanto adulta, as peças custam a partir de R$ 69. “O pessoal compra desde casacos mais fininhos, até os mais grossos. A jaqueta puffer é bem procurada porque corta o vento e, de noite, que é mais fresquinho, ela aquece”, afirma.
Chegada de frente fria intensifica vendas em loja do Centro
Na loja Montreal, localizada na rua 14 de Julho, as vendas de peças de inverno já começaram a aumentar no último fim de semana. A procura não se restringe a casacos e moletons, mas se estende aos itens de casa.
“Desde sexta-feira da semana passada já houve umas informações de que essa frente fria estaria vindo para Mato Grosso do Sul. No sábado, as vendas de casacos e de moletons já aumentaram, e também os produtos de inverno do lar, como cobertores, mantas, edredões”, contou o gerente da loja, Jânio Araújo.

Segundo o gerente, o estoque de inverno começou a ser exposto na loja desde o início de maio. Mas a expectativa também foi frustrada, pois o calor foi predominante no mês. “Agora a gente está torcendo muito para que essa frente fria chegue logo”, comenta.
Os itens infantis também são recorde de vendas, principalmente de moletom. Os de personagens chamam atenção logo na entrada da loja, especialmente o do Stitch, a febre do momento entre as crianças.

Conjuntos infantis são escolha certeira dos pais
Na loja Avenida, da rua Dom Aquino, os casacos chegaram no início do outono. Isso porque alguns clientes costumam se antecipar na compra, principalmente quando as peças são para as crianças. De acordo com o assessor de vendas João Victor Bovoline, a estratégia de comprar antes do frio chegar com intensidade visa evitar um preço mais elevado.
“A gente já começa a expor [no começo do outono] porque sabe que tem sempre um ansioso. Também tem aqueles que gostam de se antecipar por conta do preço, porque na época do frio fica um pouquinho mais caro”, explica.

Outra estratégia adotada pelos pais e responsáveis para economizar na época do inverno é comprar os conjuntos infantis, que incluem a blusa e a calça. Esses costumam ter um preço mais em conta do que comprar os itens separadamente.
“O pessoal procura mais os conjuntos, acho que devido ao preço porque tem que comprar dois. A criança suja e os pais sempre ficam preocupados com essa questão porque não pode deixar a criança com frio, explica o gerente. “Para adulto, sempre sai mesmo mais básico, que tem bastante variedade de cor e de textura. O importante é se proteger do frio mesmo”, complementa.

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