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Cotidiano

Fraude no INSS: idosos já procuram ajuda nos Correios, mas atendimentos só começam em 30 de maio

Os funcionários dos Correios, que atenderão este público, passarão por treinamento a partir do dia 26
Jennifer Ribeiro -
Agência dos Correios em Campo Grande (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

Nesta quinta-feira (22), o anunciou que os começarão a atender presencialmente aposentados e pensionistas do (Instituto Nacional do Seguro Social) que podem ter sido vítimas de descontos não autorizados realizados por entidades associativas.

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Após o anúncio, alguns idosos já procuraram agências dos Correios em , mas os atendimentos só começarão em 30 de maio. Isso porque os funcionários dos Correios, que atenderão este público, passarão por treinamento a partir do dia 26.

“O senhor que veio aqui hoje procurou nossa ajuda, mas apenas orientamos dizendo que ainda não temos os suportes necessários, não temos nada no sistema. Ela [decisão] é recente, ainda teremos treinamento”, pontuou um funcionário ao Jornal Midiamax.

O governo sugere que estes atendimentos sejam considerados como última alternativa, já que eles foram pensados para ajudar “os mais vulneráveis” e os que “têm dificuldade de acesso à tecnologia”. As formas de atendimento preferencial ainda são o aplicativo e o site Meu INSS, além da central telefônica 135.

Como vai funcionar?

Para ser atendido em uma agência dos Correios, o aposentado ou pensionista precisa apenas de um documento de identidade. Em casos de pessoas acamadas ou com dificuldade de locomoção, é possível que uma terceira pessoa compareça ao local, desde que tenha uma procuração.

Nessa parceria, o papel dos Correios será identificar se o aposentado ou pensionista sofreu descontos mensais, qual foi a entidade responsável, protocolar o pedido de informações adicionais, informar o INSS sobre esse pedido e orientar o beneficiário sobre como realizar a contestação e solicitar o ressarcimento.

Após a realização da consulta presencial e cumprido o prazo de 15 dias úteis para análise e apresentação da documentação por parte da associação, a pessoa poderá retornar à agência para validar ou contestar a resposta apresentada pela entidade.

A lista de todas as agências que prestarão esse atendimento estará disponível nos sites dos Correios e do INSS, além do telefone 135.

Idosos enfrentam ‘apuros’

Neste mês, o Jornal Midiamax mostrou a dificuldade dos idosos com o aplicativo do INSS. Acostumados com atendimento presencial e com inúmeros problemas com tecnologia, seguir as ordens do INSS pode ser muito difícil.

E claro que todo mundo que convive minimamente com algum idoso sabe que mexer em aplicativos não é o forte deles, mesmo naqueles que parecem intuitivos. Diante disso e da notícia dos descontos indevidos, muitos enfrentaram verdadeira maratona.

Sem conseguir resolver pelo aplicativo, muitos idosos têm ido ao INSS, mas dão com a “cara na porta”, já que o atendimento por lá é exclusivamente agendado. O ideal é sempre buscar ajuda confiável e não entrar em nada que não seja oficial.

Alerta de golpes

O próprio INSS alerta para o risco de golpes e ressalta que não faz ligações nem envia SMS, e-mail, mensagem de WhatsApp, ou faz outro tipo de contato além dos oficiais para informar sobre o reembolso.

O contato oficial com os beneficiários do INSS será feito exclusivamente por meio de notificação no aplicativo Meu INSS.

Além disso, alerta para nunca clicar em links suspeitos e nunca fornecer dados pessoais caso receber alguma ligação. Em caso de dúvidas, ligar na central de teleatendimento 135.

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