Nesta quinta-feira (22), o Governo Federal anunciou que os Correios começarão a atender presencialmente aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que podem ter sido vítimas de descontos não autorizados realizados por entidades associativas.
✅ Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp
Após o anúncio, alguns idosos já procuraram agências dos Correios em Campo Grande, mas os atendimentos só começarão em 30 de maio. Isso porque os funcionários dos Correios, que atenderão este público, passarão por treinamento a partir do dia 26.
“O senhor que veio aqui hoje procurou nossa ajuda, mas apenas orientamos dizendo que ainda não temos os suportes necessários, não temos nada no sistema. Ela [decisão] é recente, ainda teremos treinamento”, pontuou um funcionário ao Jornal Midiamax.
O governo sugere que estes atendimentos sejam considerados como última alternativa, já que eles foram pensados para ajudar “os mais vulneráveis” e os que “têm dificuldade de acesso à tecnologia”. As formas de atendimento preferencial ainda são o aplicativo e o site Meu INSS, além da central telefônica 135.
Como vai funcionar?
Para ser atendido em uma agência dos Correios, o aposentado ou pensionista precisa apenas de um documento de identidade. Em casos de pessoas acamadas ou com dificuldade de locomoção, é possível que uma terceira pessoa compareça ao local, desde que tenha uma procuração.
Nessa parceria, o papel dos Correios será identificar se o aposentado ou pensionista sofreu descontos mensais, qual foi a entidade responsável, protocolar o pedido de informações adicionais, informar o INSS sobre esse pedido e orientar o beneficiário sobre como realizar a contestação e solicitar o ressarcimento.
Após a realização da consulta presencial e cumprido o prazo de 15 dias úteis para análise e apresentação da documentação por parte da associação, a pessoa poderá retornar à agência para validar ou contestar a resposta apresentada pela entidade.
A lista de todas as agências que prestarão esse atendimento estará disponível nos sites dos Correios e do INSS, além do telefone 135.
Idosos enfrentam ‘apuros’
Neste mês, o Jornal Midiamax mostrou a dificuldade dos idosos com o aplicativo do INSS. Acostumados com atendimento presencial e com inúmeros problemas com tecnologia, seguir as ordens do INSS pode ser muito difícil.
E claro que todo mundo que convive minimamente com algum idoso sabe que mexer em aplicativos não é o forte deles, mesmo naqueles que parecem intuitivos. Diante disso e da notícia dos descontos indevidos, muitos enfrentaram verdadeira maratona.
Sem conseguir resolver pelo aplicativo, muitos idosos têm ido ao INSS, mas dão com a “cara na porta”, já que o atendimento por lá é exclusivamente agendado. O ideal é sempre buscar ajuda confiável e não entrar em nada que não seja oficial.
Alerta de golpes
O próprio INSS alerta para o risco de golpes e ressalta que não faz ligações nem envia SMS, e-mail, mensagem de WhatsApp, ou faz outro tipo de contato além dos oficiais para informar sobre o reembolso.
O contato oficial com os beneficiários do INSS será feito exclusivamente por meio de notificação no aplicativo Meu INSS.
Além disso, alerta para nunca clicar em links suspeitos e nunca fornecer dados pessoais caso receber alguma ligação. Em caso de dúvidas, ligar na central de teleatendimento 135.
***
✅ Siga o @midiamax no Instagram
Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰
🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!