A Polícia Militar Ambiental (PMA) descarta que uma onça-pintada tenha sido responsável por rondar uma casa e atacar um gato de estimação, em uma chácara urbana localizada dentro da cidade de Aquidauana, em Mato Grosso do Sul. Embora a dona da propriedade afirme ter visto o felino com seus próprios olhos, a Polícia Ambiental garante que outras espécies podem ter provocado o ataque, registrado na última quarta-feira (7).
Em nota enviada ao Jornal Midiamax, a PMA confirma que o gato foi morto por um animal silvestre, no que considera “um incidente”. Contudo, marcas de mordidas no corpo do bicho de estimação comprovariam que o ataque não foi realizado por uma onça.
“Acredita-se que o ataque tenha sido cometido por uma jaguatirica ou um cachorro-do-mato (lobinho). Infelizmente, o gato retornou ferido à residência e, posteriormente, veio a óbito”, informa o batalhão.
Equipes da Polícia Civil de Aquidauana estiveram no local, a 1 quilômetro do Centro do município, e realizaram perícia no corpo do animal morto com o objetivo de evitar a disseminação de informações equivocadas e gerar pânico na população.
“Com base nas evidências, especialmente nas marcas de mordida, foi descartada a hipótese de ataque por onça. De qualquer forma, equipes da PMA de Aquidauana estão monitorando o bairro e as proximidades”, salienta a Polícia Militar Ambiental.
Moradora garante que era sim uma onça
Dona da casa onde o gato foi atacado, a microempreendedora Jucilene Mattos garante ter recebido a “visita” de uma onça, por volta das 20h de quarta-feira (7). Após as diligências, ela foi orientada pelas autoridades e agora irá adotar protocolos de segurança para impedir qualquer aproximação de animais de grande porte à residência.
“É uma onça. Pelo meu conhecer, pelo o que nós vimos, não somos leigos, conhecemos bem, é uma onça-pintada. É um animal que entrou dentro da minha varanda, escutando nosso barulho, ouvindo a gente conversar, pra pegar meu gatinho. Ele entrou dentro do meu habitat”, declara.
Vídeos gravados por ela própria mostram parte da ação do animal mas, devido à escuridão, as imagens não mostram o exemplar com clareza, sendo impossível identificar a espécie só pela filmagem. Confira:
Onça pulou na frente do carro, relata proprietária da residência
Mais cedo, em conversa com a reportagem na manhã desta sexta-feira (9), Jucilene relatou ter visto o felino de perto, com seus próprios olhos. “Fui buscar meu filho e antes de parar em uma descida próximo de casa, eu vi que ela [onça] saiu do meu padrão de luz e saltou na frente do carro. Deu para ver muito bem que ela entrou para o lado da nossa chácara. Logo, dei uma congelada, demorei para sair, tremi bastante, pois estava sozinha e tinha deixado meu celular em casa”, narrou.
Ao retornar, ela e o filho afirmam ter encontrado o felino atacando o gatinho da família na varanda. “Ela pegou o gato, se embolou com ele e eu falei ‘Nossa! Vai soltar’. Não sei se porque eu gritei muito ela não conseguiu levar ele. A onça pulou a cerca e o gato caiu, aí ele veio de encontro com a gente, mas só para morrer. Mas, ela ficou um tempo ainda do outro lado da cerca olhando”, descreveu.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.