Foi bem no Enem? Saiba como garantir uma bolsa por meio do Sisu nesta sexta-feira

As inscrições abrem nesta sexta e encerram em 21 de janeiro

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
sisu notas de corte
Sisu (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

Com o resultado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2024 divulgado na manhã desta segunda-feira (13), estudantes que realizaram a prova podem se preparar para concorrer a vagas de instituições públicas de ensino superior por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

No cronograma, o Sisu é a primeira bolsa ofertada pelo Governo Federal a abrir vagas para inscrição. Por isso, os candidatos precisam estar atentos.

Neste caso, o Sisu seleciona estudantes com melhores colocações no Enem. A seleção, no entanto, é feita conforme as escolhas dos candidatos inscritos, o limite de vagas disponibilizadas por cada universidade e o perfil dos alunos para a Lei de Cotas, que reserva vagas em universidades e institutos federais para alunos que atenderem a determinados critérios socioeconômicos.

Período de Inscrição

Em 2025, estudantes terão cinco dias para se inscrever no Sisu. As inscrições abrem nesta sexta-feira (17) e seguem até o dia 21 de janeiro.

A inscrição é gratuita e feita, exclusivamente, pelo site do Sisu. Todos os estudantes que obtiveram nota na prova de redação maior do que zero em 2024, e não declararam estar na condição de treineiro ao se inscrever no exame, podem se aplicar para vagas no ensino superior por meio do programa.

Para selecionar as opções de vagas, o candidato poderá pesquisar por nome do município, instituição ou do curso no qual deseja ingressar. Ao clicar no curso escolhido, o estudante poderá acessar mais detalhes da graduação e as modalidades disponíveis sobre as opções de ensino superior.

Vagas em MS pelo Sisu

Algumas das instituições públicas de ensino superior de Mato Grosso do Sul já divulgaram seus editais e quantitativo de vagas que serão ofertadas por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

No IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul), já está disponibilizado o edital com as regras da seleção para cursos superiores pelo Sisu. A oferta é de 920 vagas em dez municípios do Estado.

Na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), a oferta é de 1.725 vagas, em 125 cursos superiores, oferecidos em Campo Grande e em diversos municípios do interior.

Já na UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), são 947 vagas em 37 cursos de graduação, todos oferecidos no município douradense.

Por fim, na UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), foram abertas 1.288 vagas pelo Sisu, em 68 cursos, oferecidos em 14 diferentes municípios.

Somadas, as vagas oferecidas na UFMS, IFMS, UFGD e UEMS totalizam 4.880 vagas em cursos superiores de graduação.

Outros prazos

Além do Sisu, os candidatos podem se candidatar a vagas por meio do ProUni e Fies.

Participação no Prouni: O Programa Universidade para Todos oferece bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior. Para participar, é necessário atender aos critérios de renda e desempenho.

Solicitação do Fies: O Fundo de Financiamento Estudantil é uma opção para quem deseja financiar a graduação em instituições privadas. O processo seletivo também considera as notas do Enem.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Conteúdos relacionados