Após pescadores filmarem águas manchadas supostamente por descarte irregular de óleo diesel no Rio Aquidauana, mais especificamente sobre a Ponte de Ferro, a PMA (Polícia Militar Ambiental) fez vistoria no local.
No entanto, conforme nota enviada à reportagem do Jornal Midiamax, as equipes não detectaram contaminação no trecho entre a Ponte Nova (divisa entre Anastácio e Aquidauana) e o Condomínio Mangueiral.
Assim, a PMA afirma que, “no momento da vistoria, não foram encontradas manchas de óleo, resíduos ou sinais de vazamento no leito ou nas margens do rio”.
Dessa forma, relatório de fiscalização da PMA concluiu que “não há indícios atuais de crime ambiental“.
No entanto, os policiais ouviram relatos de moradores ribeirinhos que confirmaram terem visto, na manhã do dia 17, uma mancha escura passando pelas águas, próximo à Ponte de Ferro.
Apesar disso, o relatório pontuou que “a equipe técnica não identificou qualquer evidência de contaminação por óleo ou lubrificantes naquele trecho”.
Por fim, a PMA pede que a população faça denúncias pelo telefone (67) 3904-2070.
✅ Clique aqui e receba notícias de Aquidauana pelo WhatsApp
Poluição no rio preocupa pescadores
Conforme publicado pelo Jornal Midiamax no dia 14 de maio, grupo de pescadores que passava pela Ponte de Ferro registrou a mancha de óleo sobre o rio.
Assim, grupo de pescadores profissionais denuncia o aumento de poluição no rio, que em outros tempos foi a principal fonte de renda e alimento para a população ribeirinha da região.
A situação, que agora preocupa, gera discussão sobre o futuro da pesca profissional na região. Pescadores afirmam que os peixes estão morrendo devido ao aumento da poluição na água.
“Os peixes não resistem. O pouco que a gente consegue pescar morre logo. Tem muita química nesse rio, uma espuma escura. Antes, a gente tomava água direto do rio, mas, hoje em dia, se fizermos isso, é diarreia na certa. O rio está poluído de ponta a ponta. A coisa está feia. Estão acabando com o nosso rio”, diz um pescador da região.
Uma moradora ribeirinha também confirma a mancha que se espalha pelo rio. “Essa semana desceu muito óleo”, ressalta. “O Aquidauana está morrendo, estão matando o rio”, diz outro pescador profissional.
Nas imagens compartilhadas em grupos de pescadores profissionais, é possível ver a mancha, que, segundo os locais, é oriunda de óleo diesel. “Isso é óleo diesel”, afirma um dos pescadores que registrou as imagens.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
Sabe de algo que o público precisa saber? Fala pro Midiamax!
Se você está por dentro de alguma informação que acha importante o público saber, fale com jornalistas do Jornal Midiamax!
E pode ficar tranquilo, porque nós garantimos total sigilo da fonte, conforme a Constituição Brasileira.
Fala Povo: O leitor pode falar direto no WhatsApp do Jornal Midiamax pelo número (67) 99207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem com os jornalistas. Se preferir, você também pode falar com o Jornal direto no Messenger do Facebook.
***