Pular para o conteúdo
Cotidiano

Fiéis celebram e se preparam para Semana Santa em Campo Grande

Domingo de Ramos abre as celebrações da Semana Santa
Monique Faria, Carol Leite -
Fiéis celebram Domingo de Ramos em Campo Grande. (Helder Carvalho, Midiamax)

O Domingo de Ramos dá início às celebrações da , na . Assim, em os fiéis saíram cedo de suas casas, neste domingo (13), para assistirem às missas da programação especial.

Na Paróquia Perpétuo Socorro, cerca de 200 fiéis compareceram à missa no período da manhã. A celebração começa do lado de fora da paróquia, com a bênção de ramos e, logo após, segue para o interior da igreja.

A aposentada Sônia Maria Silva, 65 anos, costuma assistir religiosamente todos os anos às celebrações da Semana Santa. Nesse ano não foi diferente e foi cedinho assistir à Missa de Ramos.

“Para mim é importante porque lembra o calvário que Jesus passou, toda a dificuldade dele por nós, para hoje nós estarmos aqui salvos. Desde criança eu fui criada na igreja católica, os meus pais me ensinaram [essa importância]. Então eu me faz bem”, conta.

Nesse período, Sônia costuma ser mais frequente na Igreja para fazer uma reflexão, que o próprio momento litúrgico promove. “Eu vou mais na igreja, procuro mais nessa época para fazer uma higiene, uma reflexão, cultuar. Eu sempre saio com a alma mais leve, mais tranquila porque Domingo e de Ramos é diferente, sim”, conta.

Lilian Teles, 46 anos, também aproveitou a manhã para professar a fé e receber as bênçãos para a semana. “É a nossa conversão. Todo domingo é uma conversão nossa diária. E começa agora a preparação pra Semana Santa. Hoje eu saio daqui com o sentimento mais tranquilo, carregando os ramos, que é a bênção. Depois esses ramos viram as cinzas da quarta-feira de cinza”, explica.

Domingo de ramos
Igrejas são decoradas com ramos para receber os fiéis. Helder Carvalho, Midiamax)

Domingo de Ramos marca chegada de Jesus em Jerusalém

O Domingo de Ramos recebe esse nome, pois relembra o momento em que Jesus chegou em Jerusalém montado em um jumento e foi acolhido pelo povo com uma procissão feita de ramos. A data marca o começo da Semana Santa, período em que a Igreja recorda o sofrimento de Cristo ao ser crucificado e morto para, então, ressuscitar, no Domingo de .

Conforme o Padre Reginaldo Padilha, reitor do Santuário Estadual de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a quaresma antecipa a reflexão da Semana Santa. Assim, os católicos se preparam durante os 40 dias, fazendo uma limpeza espiritual para viver mais intensamente os ensinamentos pascais.

“Durante os últimos 40 dias, nós nos preparamos bem, celebrando cada momento, cada instante. O tempo da quaresma é uma oportunidade de olhar para as nossas fragilidades, fazer uma limpeza no coração para que possamos chegar hoje e verdadeiramente viver de forma plena esses acontecimentos da nossa experiência de amor nossa vida comunitária, que é a experiência pascal”, explica.

Padre Reginaldo Padilha. (Helder Carvalho, Midiamax)

O pároco explica que os ramos usados na celebração são guardados durante um ano, para serem incinerados próximo à Quarta-feira de Cinzas. Com a fuligem da queima de ramos, os fiéis recebem as cinzas. O ritual antecipa o período de Quaresma.

“Todos os ramos que são abençoados nesse domingo nós recolhemos depois ou o fiel pode levar para sua casa, deixar um raminho ou na porta de casa ou no armário da sala. Esse ramo nós recolhemos no ano que vem, porque são eles que nós incineramos para fazer as cinzas, da quarta-feira de cinzas, que são incineradas e nós iniciamos o itinerário da nossa quaresma, o itinerário da Páscoa”, explica.

Domingo de Ramos
Ramos são recolhidos e um ano depois viram cinzas da Quarta-feira de Cinzas. (Helder Carvalho, Midiamax)

Outra tradição da época de Quaresma é cobrir as imagens de santos da Igreja, pois o foco do período deve ser direcionado a Jesus Cristo. “Chega o quinto domingo da quaresma, no domingo passado, existe a tradição de cobrir as imagens porque o foco central é Jesus Cristo. O foco não são os santos, aqueles que intercedem, mas aquele que é a ressurreição, que é o redentor da humanidade”, explica o padre Reginaldo Padilha.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Veja os 10 golpes mais aplicados contra clientes bancários em 2024

Mudança no Código Eleitoral reduz participação feminina, diz Oxfam

Líder do PL na Câmara diz que ‘pessoalmente’ é contra a cassação de Glauber Braga

Três mulheres são presas com cocaína e maconha que seriam levadas a São Paulo

Notícias mais lidas agora

Mesmo sob mira da Corregedoria, ex-PGJ Alexandre Magno quer vaga no CNMP

Pais de bebê morta por broncopneumonia tem prisão decretada em Campo Grande

Investigadora de Polícia Civil é encontrada morta dentro de casa no interior de MS

Oposição denuncia fraude na eleição do Equador

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

Resultado final do concurso dos Correios é homologado

Classificados dentro do número de vagas nos editais

Economia

Economia brasileira ficou estagnada em fevereiro, mostra prévia da FGV

O levantamento faz estimativas sobre o comportamento do Produto Interno Bruto

Polícia

VÍDEO: Incêndio destrói casa na Vila Nova Campo Grande

O incêndio pode ter sido criminoso

Polícia

Familiares procuram por Erick, desaparecido há 30 dias

Foi visto na cidade de Anastácio