Pular para o conteúdo
Cotidiano

Fiéis celebram e se preparam para Semana Santa em Campo Grande

Domingo de Ramos abre as celebrações da Semana Santa
Monique Faria, Carol Leite -
Fiéis celebram Domingo de Ramos em Campo Grande. (Helder Carvalho, Midiamax)

O Domingo de Ramos dá início às celebrações da , na . Assim, em os fiéis saíram cedo de suas casas, neste domingo (13), para assistirem às missas da programação especial.

Na Paróquia Perpétuo Socorro, cerca de 200 fiéis compareceram à missa no período da manhã. A celebração começa do lado de fora da paróquia, com a bênção de ramos e, logo após, segue para o interior da igreja.

A aposentada Sônia Maria Silva, 65 anos, costuma assistir religiosamente todos os anos às celebrações da Semana Santa. Nesse ano não foi diferente e foi cedinho assistir à Missa de Ramos.

“Para mim é importante porque lembra o calvário que Jesus passou, toda a dificuldade dele por nós, para hoje nós estarmos aqui salvos. Desde criança eu fui criada na igreja católica, os meus pais me ensinaram [essa importância]. Então eu me faz bem”, conta.

Nesse período, Sônia costuma ser mais frequente na Igreja para fazer uma reflexão, que o próprio momento litúrgico promove. “Eu vou mais na igreja, procuro mais nessa época para fazer uma higiene, uma reflexão, cultuar. Eu sempre saio com a alma mais leve, mais tranquila porque Domingo e de Ramos é diferente, sim”, conta.

Lilian Teles, 46 anos, também aproveitou a manhã para professar a fé e receber as bênçãos para a semana. “É a nossa conversão. Todo domingo é uma conversão nossa diária. E começa agora a preparação pra Semana Santa. Hoje eu saio daqui com o sentimento mais tranquilo, carregando os ramos, que é a bênção. Depois esses ramos viram as cinzas da quarta-feira de cinza”, explica.

Domingo de ramos
Igrejas são decoradas com ramos para receber os fiéis. Helder Carvalho, Midiamax)

Domingo de Ramos marca chegada de Jesus em Jerusalém

O Domingo de Ramos recebe esse nome, pois relembra o momento em que Jesus chegou em Jerusalém montado em um jumento e foi acolhido pelo povo com uma procissão feita de ramos. A data marca o começo da Semana Santa, período em que a Igreja recorda o sofrimento de Cristo ao ser crucificado e morto para, então, ressuscitar, no Domingo de .

Conforme o Padre Reginaldo Padilha, reitor do Santuário Estadual de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a quaresma antecipa a reflexão da Semana Santa. Assim, os católicos se preparam durante os 40 dias, fazendo uma limpeza espiritual para viver mais intensamente os ensinamentos pascais.

“Durante os últimos 40 dias, nós nos preparamos bem, celebrando cada momento, cada instante. O tempo da quaresma é uma oportunidade de olhar para as nossas fragilidades, fazer uma limpeza no coração para que possamos chegar hoje e verdadeiramente viver de forma plena esses acontecimentos da nossa experiência de amor nossa vida comunitária, que é a experiência pascal”, explica.

Padre Reginaldo Padilha. (Helder Carvalho, Midiamax)

O pároco explica que os ramos usados na celebração são guardados durante um ano, para serem incinerados próximo à Quarta-feira de Cinzas. Com a fuligem da queima de ramos, os fiéis recebem as cinzas. O ritual antecipa o período de Quaresma.

“Todos os ramos que são abençoados nesse domingo nós recolhemos depois ou o fiel pode levar para sua casa, deixar um raminho ou na porta de casa ou no armário da sala. Esse ramo nós recolhemos no ano que vem, porque são eles que nós incineramos para fazer as cinzas, da quarta-feira de cinzas, que são incineradas e nós iniciamos o itinerário da nossa quaresma, o itinerário da Páscoa”, explica.

Domingo de Ramos
Ramos são recolhidos e um ano depois viram cinzas da Quarta-feira de Cinzas. (Helder Carvalho, Midiamax)

Outra tradição da época de Quaresma é cobrir as imagens de santos da Igreja, pois o foco do período deve ser direcionado a Jesus Cristo. “Chega o quinto domingo da quaresma, no domingo passado, existe a tradição de cobrir as imagens porque o foco central é Jesus Cristo. O foco não são os santos, aqueles que intercedem, mas aquele que é a ressurreição, que é o redentor da humanidade”, explica o padre Reginaldo Padilha.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Deputado cita Zambelli e vê ação da PF caminho para Bolsonaro não listar entre fugitivos do 8/01

‘Suprema humilhação’: após colocar tornozeleira, Bolsonaro diz que PGR não tem provas

Viúvo doa acervo pessoal de Paulo Gustavo para leilão; veja quais são os itens

pertences de eliza samudio

Na esperança de encontrar restos mortais, mãe recebe objetos de Eliza Samúdio

Notícias mais lidas agora

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

Consórcio Guaicurus pede na Justiça devolução de multas com juros e correção monetária

Alexandre de Moraes determina que Bolsonaro use tornozeleira e fique sem redes sociais

estátua

Suspeitos de sequestro e extorsão são soltos após audiência de custódia em MS

Últimas Notícias

Sem Categoria

Trio de pistoleiros invade residência no Paraguai e executa morador com 30 tiros

A identidade do homem assassinado ainda não foi confirmada pela Polícia Nacional

Mundo

Esposa tira sobrenome de CEO e exclui redes após flagra em show do Coldplay

Megan Kerrigan tirou o sobrenome de Andy Byron e excluiu perfil em rede social

Cotidiano

Bolsa Família injeta R$ 129 milhões em Mato Grosso do Sul e beneficia 190 mil famílias em julho

Os pagamentos do Bolsa Família iniciam nesta sexta-feira (18) e segue até o dia 31

Cotidiano

Beneficiários do INSS madrugam atrás de atendimento para receber ressarcimento

Só em Campo Grande, são 11 agências dos Correios habilitadas para atender aposentados e pensionistas