A febre do “morango do amor” que tomou conta da internet nos últimos dias chegou com força também nas ruas de Campo Grande, impulsionando as vendas da fruta e animando comerciantes que atuam em pontos estratégicos da cidade.
Na Avenida Cônsul Assaf Trad, Cássio da Silva Marques, de 33 anos, trabalha há oito meses vendendo frutas e afirma que a procura pelo morango mais que quadruplicou.
“Antes da febre do morango, a gente vendia umas 5 ou 6 bandejas. Agora vendemos de 20 a 30 por dia. Hoje só estou com 3, saiu quase tudo”, relata. Cada bandeja é vendida por R$ 15.
Segundo ele, o impacto vai além da fruta da moda. “A pessoa vem comprar o morango e acaba levando outras frutas. Isso é melhor para nós”, comemora.
Na região do cruzamento das ruas Prof. Luís Alexandre de Oliveira (antiga Via Park) e Antônio Maria Coelho, o vendedor de morangos, Fernando de Andrade Brazão, de 32 anos, faz ponto há três anos no mesmo local, e relatou que nos últimos dias também viu o movimento crescer.
“Hoje peguei 25 caixas e tem só 5. Saiu bem”, afirmou por volta das 16h. Com a venda de morangos, ele tira de R$ 2 mil a R$ 4 mil por mês, com aumento significativo nas datas comemorativas.
A alta nas vendas coincide com o auge da safra. Fernando explica que a alta temporada começa no fim de maio e segue até o fim de agosto. “Agora os morangos estão mais bonitos, mais graúdos”, destaca Fernando.

Segundo ele, a caixa com quatro bandejas sai a R$ 60, mas no dinheiro faz por R$ 55. Os valores, no entanto, devem subir a partir desta sexta-feira (25), diante da expectativa de aumento na distribuidora.
A movimentação nas vendas ambulantes não é isolada, ela também reflete na Ceasa-MS. O ponto de atacado e varejo vendeu 20 mil bandejas apenas na manhã de quinta-feira.
Conforme o gerente Fernando Higa, o aumento da procura é estimado em 50% — superior a datas como Páscoa e Dia das Mães. A média de preço por bandeja chegou a R$ 38, um reajuste de cerca de 35% na comparação com semanas anteriores.
Impulsionado pelas redes sociais, o “morango do amor” virou sensação e colocou confeiteiras e comerciantes em alerta para atender à nova demanda.
A combinação de morango graúdo, brigadeiro branco e cobertura de caramelo vermelho transformou a sobremesa em desejo imediato e em lucro garantido para quem soube aproveitar a onda.
Para os ambulantes da Capital, o fenômeno é bem-vindo e ajuda a driblar os meses mais fracos, como janeiro e fevereiro. Por ora, a expectativa é manter o ritmo até o fim da safra, ou até que o próximo doce da moda surja nas redes.
Tanto Fernando quanto Cássio ainda não provaram a sobremesa que contribuíram para chegar às mãos de centenas de campo-grandenses.
“Tem uma mulher que faz doces e ficou de trazer para eu experimentar. Ainda nem sei o gosto, só vi nas fotos. Dá vontade de comer”, assume Cássio. “Ainda não consegui provar, tô só na vontade”, confessou o concorrente Fernando.