Pular para o conteúdo
Cotidiano

Farmácia Popular já distribuiu quase 8 milhões de fraldas em MS; saiba como ter acesso

Números consideram total distribuído desde que itens integraram o programa, em 2010. Em fevereiro de 2025, itens passaram a ser gratuitos, sem necessidade de coparticipação de pacientes
Lethycia Anjos -
Farmácia Popular
Farmácia Popular (Arquivo Midiamax)

Quase 8 milhões de fraldas geriátricas foram disponibilizados em no Programa Popular (PFP) em 15 anos, período em que o item de higiene figura na lista da iniciativa federal. Os dados foram obtidos pelo Jornal Midiamax por meio da plataforma Fala BR.

Contudo, os números enviados à reportagem não detalham a quantidade distribuída gratuitamente — o que passou a ocorrer somente em fevereiro de 2025. Antes disso, o programa exigia coparticipação dos beneficiários em alguns produtos, dentre eles, fraldas.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

No caso desses itens, que passaram a integrar o PFP em 20 de outubro de 2010, Mato Grosso do Sul contabilizou distribuição de 7.888.633 unidades, representando 0,58% do 1,36 bilhão (1.362.705.536) de fraldas geriátricas autorizadas em todo o país. , por sua vez, concentrou 1,2 milhão (1.287.427) de itens, equivalendo a 16,3% do total distribuído no Estado.

A mudança no modelo do programa eliminou a cobrança parcial e passou a fornecer os produtos gratuitamente para pessoas elegíveis, como idosos com 60 anos ou mais. Além disso, a lista de itens passou a incluir medicamentos como a dapagliflozina, usada no tratamento de diabete tipo 2 associado à doença cardiovascular. Ao todo, são 41 itens, entre produtos de higiene e medicamentos, subsidiados pelo .

Mais de 440 mil absorventes distribuídos

Outra novidade foi a inclusão dos absorventes higiênicos no programa de dignidade menstrual, com início em 17 de janeiro de 2024. Desde então, houve a dispensação 294.769.294 unidades no , das quais 440.660 correspondem a Mato Grosso do Sul — o equivalente a 0,15% do total nacional. Só em Campo Grande, até março deste ano houve a distribuição de 179.004 absorventes, representando 40,6% do total em MS.

A ampliação do Farmácia Popular também garantiu medicamentos contraceptivos gratuitos para mulheres e homens trans, além de remédios para osteoporose. Até 2023, o programa disponibilizava esses itens com 50% de desconto. Hoje, esses produtos integram o rol de itens 100% subsidiados, o que, conforme o Ministério da Saúde, ampliou o acesso a cuidados básicos de saúde, especialmente para populações em situação de vulnerabilidade.

Atualmente, 429 farmácias integram o Farmácia Popular em MS, sendo que a maior concentração está em Campo Grande, com 133 estabelecimentos, entre farmácias da rede e unidades credenciadas, de acordo com dados do Ministério.

Criado em 2004, o programa Farmácia Popular oferece medicamentos para doenças como asma, hipertensão, osteoporose e Parkinson, entre outras. Até hoje, mais de 70 milhões de pessoas já utilizaram o programa, consolidando-o como uma importante política de saúde pública no país.

O Ministério da Saúde estima ainda que a ampliação beneficiará mais de 1 milhão de pessoas por ano, com impacto significativo principalmente para idosos.

Como retirar remédios pelo Farmácia Popular?

farmácia popular
Farmácia Popular (Elza Fiuza, Agência Brasil)

Para retirar os medicamentos, fraldas geriátricas ou absorventes em farmácias credenciadas no programa Farmácia Popular, o paciente deve apresentar alguns documentos:

  • Documento oficial com foto e número do CPF ou documento de identidade em que conste o número do CPF;
  • Receita médica dentro do prazo de validade, tanto do SUS quanto de serviços particulares.

A distribuição de fraldas geriátricas para incontinência destina-se a pacientes com idade mínima de 60 anos ou a PCDs (pessoas com deficiência), com a respectiva CID (Classificação Internacional de Doenças). No entanto, para solicitar as fraldas, é preciso apresentar laudo, prescrição ou atestado médico que justifique a necessidade do produto.

Um representante legal ou procurador do paciente pode fazer a retirada, basta ir até a farmácia credenciada com:

  • Receita médica no prazo de validade, tanto do SUS quanto de serviços particulares;
  • Documento oficial com foto e CPF do beneficiário titular da receita.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Rapaz morre em confronto com a PM próximo a motel na MS-306 em MS

Lady Gaga deixa recado no Livro de Ouro do Copacabana Palace: ‘Nunca esqueceremos’

Com mais 8 mortes de idosos, Campo Grande sobe para 94 vítimas de doenças respiratórias

Brasil sobe cinco posições no ranking do IDH e está na 84ª colocação

Notícias mais lidas agora

Quadrilha que furtou Juliano Varela tinha mansões em condomínio de luxo avaliadas em mais de R$ 500 mil

Vostok: ameaçado, David Chita troca de advogados para negociar delação

Mãe e filho foram obrigados a limpar sangue e levar corpo até córrego por homem que matou ‘Gordinho’

Em inquérito de superlotação, Saúde diz que envia pacientes à Santa Casa em ‘último caso’

Últimas Notícias

Mundo

Alemanha: Merz falha em ser eleito chanceler na 1ª rodada de votação, frustrando expectativas

Ele recebeu 310 votos de um total de 630; Parlamento tem 14 dias para eleger candidato por maioria absoluta

Polícia

VÍDEO: Homem cai de altura de 15 metros sobre marquise de prédio em MS

Homem sofreu várias fraturas

Transparência

Com 1% para cultura e 15% para saúde, Câmara começa a discutir orçamento de 2026

Executivo enviou projeto com diretrizes de como aplicar recursos para o ano de 2026

Política

Professora universitária pode ser a 1ª mulher a comandar o PT de Dourados

A chapa é composta por 56 nomes que concorrem ao Diretório Municipal, Conselho Fiscal e Comissão de Ética e Disciplina