A falta de materiais odontológicos na rede pública de saúde de Campo Grande está gerando uma série de transtornos à população, que aguarda atendimento na cidade.
Leitora do Jornal Midiamax, que prefere não se identificar, entrou em contato após ver seu filho voltar para casa sem atendimento, durante um quadro de infecção odontológica. “Foram duas negativas. A primeira, na UPA da Coophavila II, na última quarta-feira (26). Meu filho foi até o local, fez um curativo e foi informado pela própria dentista que não poderia finalizar o tratamento no local, pela falta de materiais adequados. Ontem (27), ele procurou a USF do bairro, recomendada pela profissional da UPA, e quando chegou lá, também teve o tratamento negado pelo mesmo motivo: falta de materiais adequados”, explicou à reportagem.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
Segundo a leitora, ainda, a dentista da unidade de saúde da família informou que não poderia fazer sequer o atendimento inicial, uma vez que estava sem materiais esterilizados. “A dentista disse para o meu filho que nem o material para esterilizar os equipamentos estava disponível, e a cadeira estava quebrada. Ou seja, o meu filho, mesmo diante de uma emergência, não pode ser atendido por falta de um material que deveria ter sido fornecido pela administração municipal. Em uma situação assim, eu sinto que nós, que precisamos do serviço público, estamos completamente desamparados”, resumiu.
Por fim, ela explicou que, nesta sexta-feira (28), seu filho permanece com o problema de infecção odontológica. “Na USF do nosso bairro, que é o Coophavila II, o atendimento odontológico acontece, exclusivamente, às quintas-feiras. Agora, teremos que aguardar a próxima semana, para só aí conseguirmos verificar se o problema foi corrigido e se meu filho, finalmente, vai receber o tratamento necessário”, finalizou.
Secretaria alega problema “pontual”
Questionada sobre o relato, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) informou, em nota, que houve um “desabastecimento pontual” das unidades, mas que o problema já foi resolvido.
Abaixo, veja o material encaminhado à reportagem do Jornal Midiamax:
“A Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) informa que todas as unidades da rede de saúde municipal possuem materiais de qualidade, visando garantir um atendimento adequado a todos os cidadãos. Além disso, destaca-se que as unidades de saúde 24h prestam atendimento odontológico de urgência, enquanto o acompanhamento contínuo deve ser realizado nas Unidades de Saúde da Família (USFs).
Quanto à USF Coophavilla II, a SESAU esclarece que ocorreu um desabastecimento pontual relacionado ao processo de esterilização, o qual já foi resolvido e o material necessário foi devidamente encaminhado à unidade de saúde, assegurando a continuidade dos serviços.
A SESAU reafirma seu compromisso com a qualidade e eficiência no atendimento de toda população.”
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo é garantido por lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.