Mato Grosso do Sul registrou extremos nas últimas 24h, considerando as temperaturas máximas aferidas e também os índices pluviométricos e a umidade relativa do ar. Com isso, o Estado liderou o ranking de região mais quente, seca e chuvosa do Brasil. O monitoramento do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) indica que o Estado ocupa posições na lista pelo terceiro dia consecutivo.
Porto Murtinho, novamente, lidera a listagem, com temperatura de 39,8°C na quarta-feira (8). Também está na lista a cidade de Amambai (37,9°C), Água Clara (37,9°C), Aquidauana (37,4°C), Três Lagoas (37,4°C), Juti (37°C) e Miranda (37°C).
Quanto às menores umidades do ar, Amambai ocupa o segundo lugar da lista do Inmet, com índice de 14%. Outras regiões estão em alerta, com Porto Murtinho (17%), Sete Quedas (18%), Jardim (20%), Juti (21%), Ponta Porã (21%) e Dourados (22%).
Por outro lado, a cidade de Sonora foi a 6ª cidade mais chuvosa do país. O município registrou forte enxurrada, que causou diversos danos estruturais e casas alagadas. A prefeitura decretou estado de emergência por 120 dias.
Vem chuva?
Esta quinta-feira (9) em Mato Grosso do Sul será típica de verão, com sol e chuva. A previsão indica tempo quente e não descarta a possibilidade de tempestades pontuais acompanhadas de raios e ventos.
Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de MS), esta situação meteorológica ocorre devido ao deslocamento de cavados, aliado ao aquecimento diurno. Além disso, a atuação de uma área de baixa pressão atmosférica favorece a formação de instabilidades no Estado.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.