Pular para o conteúdo
Cotidiano

Exercícios físicos são essenciais para combater doenças que causam 60% das mortes prematuras na Capital

Dados do Boletim de Exercício Físico e DCNT de 2025 acendem alerta para abandonar o sedentarismo
Idaicy Solano -
Exercícios físicos são aliados no combate de doenças crônicas não transmissíveis (Divulgação, PMCG)

Mais da metade (60%) das mortes prematuras (entre 30 e 69 anos) registradas em em 2024 foram causadas por DCNTs (doenças crônicas não transmissíveis), segundo o Boletim de Exercício Físico e DCNT de 2025. Sedentarismo, má alimentação, tabagismo e consumo excessivo de álcool estão entre as principais causas. O levantamento também revelou que a maioria dos adultos na capital está acima do peso.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Diante dos dados, a (Secretaria Municipal de Saúde), chama a atenção da população para a importância da prática de exercícios físicos, como aliada no combate a essas doenças que podem ser, geralmente, evitáveis. 

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), duas horas e meia por semana, dedicadas à prática de atividades físicas moderadas, já são suficientes para reduzir significativamente os riscos de doenças como hipertensão, diabete, obesidade e problemas cardiovasculares. 

Além disso, movimentar o corpo melhora o sono, alivia o estresse, combate a ansiedade e fortalece o sistema imunológico, conforme destaca o gerente técnico do Serviço de Doenças Não Transmissíveis da Sesau, Rony Wallas Fonseca Froz. 

“A atividade física é um fator de proteção que atua tanto na prevenção quanto no controle das doenças crônicas. Além disso, reduz custos com internações, melhora a saúde mental e é essencial para o desenvolvimento saudável, especialmente de crianças e adolescentes”, detalha. 

Dieta equilibrada e exercícios fortalecem corpo e mente

Segundo a médica e nutróloga da Sesau, Larissa Missirian, a combinação entre uma dieta nutritiva e a prática regular de exercícios físicos ajuda a modular o metabolismo, reduzir inflamações crônicas, fortalecer o sistema imunológico, melhorar a qualidade do sono e o humor. 

“Hábitos saudáveis são aliados importantes no controle de doenças como obesidade, diabetes, hipertensão e dislipidemias, condições que, quando não tratadas, aumentam o risco cardiovascular, que pode levar a doenças crônicas e agudas. Cuidar da alimentação e movimentar-se diariamente é investir em longevidade com qualidade de vida”, aponta a médica. 

A profissional também destaca que o esporte vai além dos ganhos físicos, e também é um aliado importante da saúde mental. Em 2024, a ansiedade e a depressão estiveram entre os principais motivos de afastamento do trabalho. 

A prática regular de atividades físicas contribui para aliviar os sintomas desses transtornos e ajuda a prevenir dores ocupacionais como a lombalgia, principal causa de afastamentos laborais no ano passado.

Ações e programas para toda a cidade

O Dant (Serviço de Doenças e Agravos Não Transmissíveis) promove campanhas educativas, oficinas, orientações em saúde e incentivo ao movimento em diversas regiões de Campo Grande. Algumas das ações incluem academias ao ar livre, grupos de caminhada e aulas gratuitas em unidades de saúde e centros esportivos. 

Além disso, a secretária municipal de Saúde, Rosana Leite de Melo, reforça que o esporte deve ser incentivado desde a infância, respeitando os limites do corpo e, sempre que possível, com orientação profissional.

“A promoção da saúde vai muito além do tratamento de doenças. Ela começa com a prevenção e com o incentivo a práticas que fortalecem corpo e mente. O esporte é uma dessas práticas fundamentais”, afirma a secretária. 

Esporte transforma vidas e inspira novos caminhos

O adolescente Apholo Pereira dos Santos, 16 anos, é um exemplo de quem abraçou a prática de atividades físicas desde a infância, e foi no atletismo que encontrou seu verdadeiro propósito, com apoio do grupo Atletas de Cristo, referência na formação de atletas em Campo Grande.

Apholo já conquistou medalhas em competições estaduais e regionais, além de ter conquistado um espaço entre os melhores do ranking Centro-Oeste no último ano. Em junho, ele vai representar Campo Grande no Sub-18 das Loterias Caixa e nos Jogos Escolares Estaduai.

O jovem sonha em cursar Educação Física e seguir carreira no atletismo, com a meta de representar Campo Grande e, futuramente, o em grandes competições.

 “Mesmo quando é difícil, sei que estou fazendo algo que me fortalece por dentro e por fora. O esporte me ensinou muita coisa. Além de cuidar da minha saúde, me ajuda a crescer como pessoa, a ter disciplina, foco e a acreditar em mim mesmo. Cada treino, cada corrida, é um passo que eu dou em direção aos meus sonhos. Mesmo com dificuldades, eu sigo em frente, porque sei que tudo isso vale a pena”, expressa o jovem.

Benefícios do esporte para a saúde

  • Melhora da circulação e controle da pressão arterial
  • Aumento da disposição e energia
  • Fortalecimento muscular e ósseo
  • Redução do colesterol ruim (LDL)
  • Prevenção e controle do diabetes tipo 2
  • Promoção da saúde mental e autoestima

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

FUP e FNP convocam greve de 2 dias contra estagnação de conversas com Petrobras

Atenção moradores do São Conrado: evento no sábado levará mil doses de vacina contra gripe

Suposto operador de lobista investigado por intermediar venda de sentença em MS se entrega à PF

Justiça bloqueia R$ 50 milhões de Crivella por improbidade na pandemia de covid-19

Notícias mais lidas agora

empresário hrms

Justiça nega pedido de prisão, mas pede uso de tornozeleira para empresário acusado de desvio no HRMS

cpi consórcio multas

Consórcio Guaicurus tem 17,6 mil multas acumuladas, diz diretor da Agetran

Simone foi executada a tiros em casa pelo filho do amante em MS

Varejo em MS cresce acima da média nacional no mês de março

Últimas Notícias

Mundo

Emirados Árabes anunciam investimento de US$ 1,4 trilhão nos EUA; Trump agradece

Valor deve ser implementado pelos próximos dez anos no país norte-americano

Polícia

Mãe é presa após agredir a filha de 1 ano no interior de MS

A criança estava com um hematoma na região da cabeça, segundo a Polícia

Brasil

PM tatuado é expulso por deixar posto no carnaval; ele já era investigado por furto de orquídea

Defesa do PM alega desigualdade no julgamento e vai recorrer da decisão

Famosos

Cafeteria demite gerente após Padre Fábio de Melo reclamar do preço de doce de leite

Padre foi à cafeteria com amigo “bombadão” comprar doce de leite e ficou insatisfeito com o atendimento