Mais da metade (60%) das mortes prematuras (entre 30 e 69 anos) registradas em Campo Grande em 2024 foram causadas por DCNTs (doenças crônicas não transmissíveis), segundo o Boletim de Exercício Físico e DCNT de 2025. Sedentarismo, má alimentação, tabagismo e consumo excessivo de álcool estão entre as principais causas. O levantamento também revelou que a maioria dos adultos na capital está acima do peso.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
Diante dos dados, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), chama a atenção da população para a importância da prática de exercícios físicos, como aliada no combate a essas doenças que podem ser, geralmente, evitáveis.
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), duas horas e meia por semana, dedicadas à prática de atividades físicas moderadas, já são suficientes para reduzir significativamente os riscos de doenças como hipertensão, diabete, obesidade e problemas cardiovasculares.
Além disso, movimentar o corpo melhora o sono, alivia o estresse, combate a ansiedade e fortalece o sistema imunológico, conforme destaca o gerente técnico do Serviço de Doenças Não Transmissíveis da Sesau, Rony Wallas Fonseca Froz.
“A atividade física é um fator de proteção que atua tanto na prevenção quanto no controle das doenças crônicas. Além disso, reduz custos com internações, melhora a saúde mental e é essencial para o desenvolvimento saudável, especialmente de crianças e adolescentes”, detalha.
Dieta equilibrada e exercícios fortalecem corpo e mente
Segundo a médica e nutróloga da Sesau, Larissa Missirian, a combinação entre uma dieta nutritiva e a prática regular de exercícios físicos ajuda a modular o metabolismo, reduzir inflamações crônicas, fortalecer o sistema imunológico, melhorar a qualidade do sono e o humor.
“Hábitos saudáveis são aliados importantes no controle de doenças como obesidade, diabetes, hipertensão e dislipidemias, condições que, quando não tratadas, aumentam o risco cardiovascular, que pode levar a doenças crônicas e agudas. Cuidar da alimentação e movimentar-se diariamente é investir em longevidade com qualidade de vida”, aponta a médica.
A profissional também destaca que o esporte vai além dos ganhos físicos, e também é um aliado importante da saúde mental. Em 2024, a ansiedade e a depressão estiveram entre os principais motivos de afastamento do trabalho.
A prática regular de atividades físicas contribui para aliviar os sintomas desses transtornos e ajuda a prevenir dores ocupacionais como a lombalgia, principal causa de afastamentos laborais no ano passado.
Ações e programas para toda a cidade
O Dant (Serviço de Doenças e Agravos Não Transmissíveis) promove campanhas educativas, oficinas, orientações em saúde e incentivo ao movimento em diversas regiões de Campo Grande. Algumas das ações incluem academias ao ar livre, grupos de caminhada e aulas gratuitas em unidades de saúde e centros esportivos.
Além disso, a secretária municipal de Saúde, Rosana Leite de Melo, reforça que o esporte deve ser incentivado desde a infância, respeitando os limites do corpo e, sempre que possível, com orientação profissional.
“A promoção da saúde vai muito além do tratamento de doenças. Ela começa com a prevenção e com o incentivo a práticas que fortalecem corpo e mente. O esporte é uma dessas práticas fundamentais”, afirma a secretária.
Esporte transforma vidas e inspira novos caminhos
O adolescente Apholo Pereira dos Santos, 16 anos, é um exemplo de quem abraçou a prática de atividades físicas desde a infância, e foi no atletismo que encontrou seu verdadeiro propósito, com apoio do grupo Atletas de Cristo, referência na formação de atletas em Campo Grande.
Apholo já conquistou medalhas em competições estaduais e regionais, além de ter conquistado um espaço entre os melhores do ranking Centro-Oeste no último ano. Em junho, ele vai representar Campo Grande no Campeonato Brasileiro Sub-18 das Loterias Caixa e nos Jogos Escolares Estaduai.
O jovem sonha em cursar Educação Física e seguir carreira no atletismo, com a meta de representar Campo Grande e, futuramente, o Brasil em grandes competições.
“Mesmo quando é difícil, sei que estou fazendo algo que me fortalece por dentro e por fora. O esporte me ensinou muita coisa. Além de cuidar da minha saúde, me ajuda a crescer como pessoa, a ter disciplina, foco e a acreditar em mim mesmo. Cada treino, cada corrida, é um passo que eu dou em direção aos meus sonhos. Mesmo com dificuldades, eu sigo em frente, porque sei que tudo isso vale a pena”, expressa o jovem.
Benefícios do esporte para a saúde
- Melhora da circulação e controle da pressão arterial
- Aumento da disposição e energia
- Fortalecimento muscular e ósseo
- Redução do colesterol ruim (LDL)
- Prevenção e controle do diabetes tipo 2
- Promoção da saúde mental e autoestima
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.