Pular para o conteúdo
Cotidiano

Estudantes de MS fazem horta com irrigação automática e levam prêmio nacional de inovação

O projeto Sustentabilidade em Ação foi selecionado entre mais de 60 iniciativas concorrentes
Fábio Oruê -
horta
Estudantes que fazem parte do projeto (Divulgação, UEMS)

O projeto “Sustentabilidade em Ação”, desenvolvido por estudantes da ( Estadual de ) de , recebeu um dos prêmios da 5ª edição da Vitrine Tetra Pak 2025, que desde 2021 promove a preservação ambiental e busca transformar a realidade em comunidades por meio de ações sustentáveis.

O projeto “Sustentabilidade em Ação: Viveiro de Mudas e Horta Sustentável com Sistema de Irrigação Automatizado” acontece na Escola Municipal Prof. Delmiro Salvione Bonin, no Assentamento Casa Verde, em Nova Andradina.

Ele conta com a participação ativa de acadêmicos dos cursos de Matemática e Sistemas de Informação da Unidade de Nova Andradina, que contribuem com soluções práticas, como o desenvolvimento do sistema automatizado de irrigação e a realização de aulas integradas com conteúdos matemáticos.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre a UEMS e a Itaipu, com foco na retomada de práticas sustentáveis no ambiente escolar. Entre as ações de maior relevância estão a implantação de uma horta sustentável e de um viveiro de mudas com irrigação automatizada, unindo tecnologia, educação e impacto socioambiental positivo.

O projeto Sustentabilidade em Ação foi selecionado entre mais de 60 iniciativas concorrentes como representante da Região Centro-Oeste, e na etapa nacional, conquistou o prêmio na categoria “Inovar na Maneira que Fazemos”. As etapas de seleção e premiação ocorreram entre os dias 6 e 23 de maio de 2025, em parceria com o Comitê de Responsabilidade Social.

Além dos impactos ambientais e sociais, o projeto se integra ao currículo escolar da unidade de ensino, promovendo a aprendizagem prática sobre temas como sustentabilidade, educação financeira e agricultura familiar.

Em disciplinas como Matemática, por exemplo, são trabalhados conceitos diretamente ligados à prática, como o cálculo da área aproveitada em relação à quantidade de hortaliças plantadas, estimativa de gastos e possíveis ganhos financeiros. Essa abordagem contribui para que os alunos — muitos dos quais vivem em áreas rurais — desenvolvam conhecimentos que podem ser aplicados no cultivo em casa, seja para a subsistência familiar ou geração de renda.

Além disso, os alimentos cultivados na horta passam a compor a merenda escolar, proporcionando refeições mais nutritivas e fortalecendo o vínculo entre o aprendizado e a melhoria da qualidade de vida da comunidade escolar.

Já as mudas produzidas no viveiro têm papel fundamental na preservação de nascentes e no reflorestamento da região, contribuindo para a formação de matas ciliares, o aumento da biodiversidade e a melhoria da qualidade da água.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Renato Câmara é reconduzido à presidência do MDB de Dourados para mais um mandato

Agesul lança licitação de R$ 11,4 milhões para pavimentar ruas em distrito de Rio Brilhante

lixo

Praça vira ponto de descarte de entulho no Jardim Panamá

Operador de teleatendimento

Está na lista? Prefeitura convoca supervisor e operador de teleatendimento

Notícias mais lidas agora

flexpark ação

Campo Grande contesta perícia de indenização ao Flexpark e alega que valor é R$ 1,8 milhão menor

Câmeras mostram Raquel no banco da frente antes de ser jogada na vala pelo amante

Em abril, membros do MPMS comemoram escolha de Alexandre Magno (esq.) para indicação ao CNMP, que já tem de MS o procurador Paulo Passos (centro) (Acervo público da Assecom/MPMS)

CNMP valida desculpas para nota zero de transparência no MPMS, alerta especialista

Trump anuncia tarifa de 25% para Índia e diz que país será punido por relação com Rússia

Últimas Notícias

Polícia

Motor de geladeira pega fogo e casa fica parcialmente destruída após incêndio em Corumbá

Morador sentiu cheiro de fumaça vindo da cozinha

Polícia

Ação social visa oferecer vagas de emprego para egressos e familiares em Campo Grande

O evento será realizado nesta quinta-feira (31), das 08h às 16h, no Escritório Social de Campo Grande

Transparência

MPMS arquiva denúncia contra fiscalização de vereadora em UPAs de Dourados

Promotor pediu o arquivamento por entender que as denúncias relatadas devem ser investigadas pela polícia

Cotidiano

Dengue: 50 mil crianças e adolescentes não tomaram as duas doses da vacina na Capital

A Capital vacinou quase 25 mil pessoas com a primeira dose, mas somente 11.250 procuraram a segunda, segundo a Sesau