Pular para o conteúdo
Cotidiano

Estudante aprovada em primeiro lugar em Medicina na UFMS usou tecnologia a favor dos estudos

Após três anos de cursinho, Sophia Costa Aurélio comemora aprovação em primeiro lugar no curso de Medicina
Monique Faria -
Sophia Costa Aurélio. (Arquivo Pessoal)

Após muita dedicação e persistência, Sophia Costa Aurélio, 20 anos, viu a aprovação no curso de Medicina chegar. A estudante foi aprovada em primeiro lugar no curso da (Universidade Federal de ), pelo Sisu 2025.

Cursar medicina sempre foi o sonho da estudante, desde que era criança. A preferência pela área partiu da própria Sophia, e assim que tomou a decisão, recebeu apoio de todos os familiares e amigos. A campo-grandense, então, começou sua jornada pela aprovação.

Em três anos de cursinho, Sophia se debruçou nos estudos, mas sempre dando a devida importância para sua saúde mental. Dessa forma, não se descuidou dos exercícios físicos e do acompanhamento psicológico, que lhe garantiram tranquilidade na hora da prova.

“Não adianta nada você fazer uma rotina impossível e chegar na hora do vestibular passar mal ou dar branco. Eu precisei cuidar muito da minha saúde mental. Procurei ajuda psicológica e psiquiátrica, pois infelizmente cheguei nesse nível. Mas também fazia academia e meditava. Esse autoconhecimento psicológico foi muito importante para mim”, explica.

A estudante também conta que este ano preferiu flexibilizar um pouco o cronograma de estudos e não seguir apenas uma rotina de cursinho. Assim, optou por focar nas matérias que sentia mais dificuldade e fazer cursos separados para elas. Mas isso sem negligenciar as outras disciplinas.

Tecnologia como aliada na rotina de estudos

Além do focar nos estudos, até mesmo quando se está doente, Sophia elenca algumas dicas para quem está nesta mesma jornada e vai prestar o vestibular nos próximos anos. A mais importante delas é usar a tecnologia a seu favor na hora de tirar dúvidas e resolver questões.

“Eu usei muito o Chat GPT, tirava muitas dúvidas com ele. As questões eu perguntava mesmo, como se fosse um professor. Eu sei que não é cem por cento confiável, mas eu usei muito, principalmente com obras literárias porque tinha algumas que não existiam ainda perguntas para elas. Eu pegava as questões do e perguntava porque não podia ser a [alternativa] ‘a’, ‘b’ ou ‘c’. Usei muito a meu favor”, disse.

Com tanto conteúdo disponível na internet, a estudante acha um desperdício não os usar. Contudo, saber fazer o seu horário de estudos também é outra dica que Sophia dá aos tentantes de vestibular. Segundo ela, não adianta estudar os setes dias da semana, sem pausa para descanso.

“No sábado, por exemplo, eu estudava só metade do dia. No domingo eu não estudava, mas fazia redação. Deixei algumas saídas de lado, mas nem todas, pela questão da saúde mental”, conta.

Renúncias e apoio familiar

Algumas renúncias, contudo, foram necessárias para manter o foco. Sophia chegou a abrir mão de viagens e passeios com os amigos. Entretanto, o apoio de professores e familiares foram essenciais nos momentos em que pensou em desistir.

“O que mais me marcou foi ano passado, quando eu achei que iria passar na UFMS, e não passei. Foi horrível, eu precisei de muito autoconhecimento. Eu achei que não aguentaria fazer mais um ano de cursinho, repeti várias vezes isso para mim. Mas, contei com ajuda das pessoas mais próximas: familiares e professores”, explicou.

Depois de tudo que enfrentou, Sophia curte a aprovação e já sonha com o futuro. “Desejo muita prosperidade. Se Deus quiser vai dar tudo certo. Espero ser uma ótima profissional e mais humana porque o povo está precisando de profissionais mais assim”, afirma.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

INSS: mais de meio milhão aderiram ao plano de ressarcimento do Governo Federal

Porto de Santos vive corrida de exportadores antes de tarifas dos EUA

Sejusp suspende nomeação de perito condenado por corrupção e mais 11 servidores

Bolsonaro vai ser preso? Entenda

Notícias mais lidas agora

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

bolsonaro

‘Não tenho menor dúvida que seja perseguição’: o que disse Bolsonaro após colocar tornozeleira

VÍDEO: Congresso da UNE tem confusão entre movimentos estudantis e universitários de MS são agredidos 

Últimas Notícias

Polícia

Executado com 30 tiros no Paraguai estava foragido do Brasil

Vítima usava documento falso em nome de um idoso brasileiro

Polícia

Polícia encontra fragmentos de ossos no endereço do ex-namorado da estudante desaparecida em SP

Carmen desapareceu no dia 12 de junho no campus de Ilha Solteira da Unesp

Polícia

Receita Federal apreende 30 toneladas de ‘muamba’ avaliada em R$ 5 milhões na BR-262

Dentro do veículo foram localizados 400 volumes de produtos ilegais

Economia

Dólar avança com temor de ofensiva de Trump após ação de STF contra Bolsonaro

É a maior alta desde o início de junho