“Está tudo jogado”: moradora faz relato sobre situação do Parque Jacques da Luz e cobra providências

Em nota, Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Funesp, se manifestou sobre o caso

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Estrutura Parque Jacques da Luz foi definida como 'precária' por leitora (Fala Povo, Jornal Midiamax)

Situação do Parque Jacques da Luz, localizado no bairro Moreninhas, região sul de Campo Grande, tem deixado moradores apreensivos: bebedouros precários, banheiros sem manutenção e limpeza regular, falta de segurança em portões que deveriam ser cadeados e monitorados, além de outras reclamações, parecem fazer parte do dia a dia dos frequentadores do local.

Em imagem divulgada por leitora, é possível ver a precariedade na manutenção do Parque Jacques da Luz (Fala Povo, Jornal Midiamax)

Leitora do Jornal Midiamax, que preferiu não se identificar, fez um relato triste a respeito da situação. “Quando chove, alguns espaços alagam. É perigoso para nossas crianças. Imagina se alguém cai aí dentro? Está tudo jogado no parque. Quando reclamamos, os gestores do local, que ficam por aqui, dizem que não podem resolver no momento. O bebedouro é nojento. Os banheiros estão em uma situação horrível. Nós precisamos que alguém venha resolver a situação”, explicou à reportagem.

✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Questionada sobre a situação relatada, a Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Funesp (Fundação Municipal de Esportes) encaminhou nota reconhecendo os problemas e explicando a atuação no local:

“A Fundação Municipal de Esportes (Funesp) informa que tem atuado para garantir a manutenção e a melhoria do mesmo. Os banheiros passam por limpeza regular, mas reconhecemos a necessidade de reformas para melhor atender o público, o que está sendo estudado. O bebedouro passou por manutenção no ano passado, porém tem sido alvo de depredações, e por isso já estamos providenciando sua substituição.

Sobre o acúmulo de água em determinada área, realizamos o tratamento com produtos específicos e utilizamos bombas para a remoção da água, mas, devido às chuvas recorrentes, o problema tem persistido. A segurança dos visitantes, especialmente das crianças, é nossa prioridade, e seguimos monitorando a situação de perto. A manutenção do parque ocorre de maneira programada, ao menos uma vez ao mês, conforme a demanda, e nossa equipe está sempre atenta para atender prontamente quaisquer necessidades.

O parque segue sendo supervisionado normalmente pela Funesp, apesar do administrador do local estar na função provisoriamente, o parque conta com uma equipe atuante. Além disso, a reforma do parque está na etapa de finalização dos orçamentos, e a execução da obra solucionará as melhorias necessárias, garantindo um ambiente mais adequado para todos.

A FUNESP reafirma seu compromisso com a qualidade dos espaços públicos e agradece a compreensão da população, reforçando que todas as ações estão sendo tomadas para oferecer um parque mais seguro e bem estruturado para os frequentadores”.

Local já teve denúncias recentes

A atual situação da cobertura do ginásio do Parque Jacques da Luz tem gerado temor em usuários do local. O alerta foi feito por um morador, que gravou um vídeo mostrando a precariedade, com partes metálicas soltas e penduradas, após uma ventania ocorrida no dia 17 de novembro de 2024.

Segundo o relato do morador identificado como Felipe, de 30 anos, ele notou o perigo iminente quando resolveu levar seu filho e sobrinho para praticar esportes no parque.

“Começou a ventar forte, pensei que ia cair uma tempestade. Foi aí que percebi um buraco na cobertura e pedaços de ferro pendurados. Crianças brincando embaixo, jogando bola, correndo. Se um ferro daqueles cai na cabeça de uma criança, mata”, relatou ele, em tom de preocupação.

O morador afirmou ainda que o parque, que já foi um importante ponto de lazer para a comunidade, está abandonado há meses, sem qualquer tipo de manutenção. “Há muito tempo eu não vinha aqui, mas sempre passo na frente e vejo crianças brincando. Deveriam ao menos consertar o teto para evitar uma tragédia”, desabafou.

Em abril, o local foi denunciado por moradores diante da situação insalubre do local, que acumulava sujeira e criadouros do mosquito da dengue. Logo depois, a Funesp anunciou que as três piscinas do Parque Jacques da Luz seriam reativadas ainda este ano.

Em maio, em nota ao Jornal Midiamax, a Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos) informou que não houve apresentação de propostas na licitação realizada em 2023 e por isso, a pasta seguia fazendo a atualização de planilhas do projeto para abrir nova licitação.

Outro caso se deu no mês de junho, usuários do local se depararam com a falta de banheiros disponíveis para uso, durante a realização de um campeonato de pipa no Parque Jacques da Luz.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúnciaflagrantereclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo é garantido por lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
InstagramFacebookTikTokYouTubeWhatsAppBluesky e Threads.

Conteúdos relacionados