A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) está à procura de 278 pacientes que aguardam pela primeira consulta psiquiátrica, com agendamento feito via Sisreg (Sistema de Regulação), e que não foram localizados pelas equipes da secretaria.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
Segundo a pasta, foram feitas tentativas de contato em dias e horários alternados, mas a equipe não conseguiu localizar os pacientes para confirmar os agendamentos.
A psiquiatra e coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial, Gislayne Budib, afirma que a falta de contato com esses pacientes se deve aos dados de cadastro desatualizados, visto que eles mudam de endereço ou telefone e não retornam às unidades de saúde para atualizar as informações.
“Tentamos contato em pelo menos três dias e três horários diferentes, para termos a certeza de que o problema não é a impossibilidade de atender o telefone por causa de horário de trabalho ou qualquer outra questão similar, mas do total de pacientes que entramos em contato, 278 não atendeu nenhuma ligação da Sesau”, explica a psiquiatra.
A profissional ressalta que outras medidas serão tomadas, e que pretendem mandar um Agente Comunitário de Saúde aos endereços cadastrados nos prontuários dos pacientes, para tentar atualizar o contato por telefone.
Como atualizar os dados
Para evitar este tipo de transtorno, a Sesau orienta que os pacientem mantenham seus dados atualizados, para que a secretaria consiga entrar em contato quando for necessário, seja para agendamentos, confirmação de procedimentos, ou ações de rotina das unidades de saúde.
Para atualizar os dados, basta buscar a unidade de saúde mais próxima da sua casa, portando documentos pessoais e comprovante de residência.
Outra maneira de confirmar se seus dados estão atualizados é através do aplicativo “Meu SUS Digital”. O aplicativo também permite alterar as informações desatualizadas.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.