Campo Grande vai ganhar uma moeda digital que poderá ser usada pela população para acessar produtos e serviços de graça. Inspirada no Bitcoin, a Araracoin ainda não tem data exata de lançamento, mas já está em desenvolvimento na Agetec (Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação de Campo Grande).
“Seremos precursores nisso. Já patenteamos a ideia e Campo Grande terá uma moeda digital”, compartilha em primeira mão ao Jornal Midiamax o diretor-presidente da Agetec, Leandro Basmage.
Ele explica que as possibilidades de uso da moeda são inúmeras e serão parecidas com um recurso já conhecido no meio digital: o cashback.
Como vai funcionar a moeda
“A pessoa cumpriu com o serviço de cidadão dela? Então ela começa a ganhar alguns Araracoins que depois serão convertidos em pontos. Pagou seu IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) em dia? Ganhou Araracoin”, exemplifica Basmage.
“Esses pontos vão se transformar em prêmios e serviços gratuitos, como ingresso para assistir a um teatro, para ir ao cinema”, complementa. Assim, a iniciativa vai movimentar não só o serviço público, mas também o setor privado, que poderá aderir por meio de parceria com a Prefeitura.
Basmage afirma que já trocou informações com gestores de outros municípios brasileiros sobre a moeda digital. “Já conversamos com outras cidades que são tecnologicamente bem avançadas, como, por exemplo, Curitiba. Nesse contato, a cidade já manifestou a vontade de aplicar nossa ideia lá também, então vemos que Campo Grande está ‘bem servida’, atenta às inovações”, avalia Basmage.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
***