Pular para o conteúdo
Cotidiano

Escola Judicial realiza formação prática para novos magistrados no Fórum de Campo Grande

Escola Judicial é credenciada pela Enfam
Diego Alves -
Curso de formação destinado aos aprovados no 33º concurso para provimento de cargo de juiz substituto (TJMS/divulgação)

O Ejud-MS (Escola Judicial) realizou o Módulo de Prática Judicante do Curso Oficial de Formação Inicial de 18 de março a 24 de abril a novos magistrados. Segundo o , nesta etapa, com carga horária de 220 horas-aula, os novos juízes substitutos de MS em formação atuam no Fórum de , sob a supervisão de magistrados orientadores, participando de processos, audiências e sessões do Tribunal do . Trata-se do curso de formação destinado aos aprovados no 33º concurso para provimento de cargo de juiz substituto do Poder Judiciário sul-mato-grossense.

A Escola Judicial é credenciada pela Enfam (Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados). Segundo o TJMS, o objetivo é o de capacitar os novos magistrados de forma prática, preparando-os para os desafios da judicatura com excelência e eficiência. Para a juíza Maressa Duchini Moreira de Menezes, a fase prática é valiosa ao proporcionar um contato direto com magistrados mais experientes, que têm muito a ensinar.

“A gente consegue visualizar na prática o trabalho que eles vêm fazendo em relação às audiências, à condução de processos e à gestão de gabinetes e cartórios. É importante ter essa vivência e ver como as coisas são realizadas, para além da teoria que já conhecemos. Certamente é um período de grande aprendizado”, disse a juíza Maressa Duchini Moreira de Menezes.

Conforme o juiz Jorge Kuramoto, titular da Vara da Infância e da Adolescência, esta etapa prática é fundamental para preparar os novos juízes, pois “dessa forma, eles podem ir para a comarca do interior mais preparados, mais orientados e conscientes do tipo de responsabilidade que vão enfrentar”.

Já juiz Luiz Guilherme Piancastelli, um dos magistrados em formação pela Ejud-MS, tem encarado esta etapa prática do curso de formação como uma oportunidade de contato direto com a realidade do Judiciário.

“A teoria muitas vezes é distante do que encontramos no dia a dia, de todos os percalços que enfrentar em audiências. E este contato inicial com juízes experientes é um grande aprendizado para nossa futura atuação no interior, especialmente ao observar a forma como conduzem as audiências de maneira pacífica e com o objetivo de extrair a verdade nos depoimentos das partes”, avalia.

Para o juiz Yves West Behrens, que também participa do curso de formação, o contato direto com a realidade dos cartórios e dos gabinetes tem sido uma experiência enriquecedora.

“Tem sido uma vivência emocionante, no sentido de que a gente dá as primeiras decisões com o nosso nome”, explica Yves, destacando a transição da teoria para a prática na função judicial.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados