Pular para o conteúdo
Cotidiano

Entre sambas e marchinhas : O ritmo do carnaval como aliado para aprender um novo idioma

Muito mais do que folia, pesquisa da Preply revela que o período do Carnaval é oportunidade para praticar idiomas com turistas estrangeiros
Júlio Brandão -
Imagem: Unsplash

Dizem que o ano para os brasileiros só começa depois do Carnaval, mas o que não disseram é que mais do que uma das festividades mais aguardadas do ano, é também um ótimo ambiente para um novo idioma, conforme observado por uma pesquisa recente da Preply, plataforma que oferece curso de italiano online e de muitas outras línguas.

De acordo com os dados revelados pela pesquisa, 59% dos participantes reconhecem o Carnaval como uma chance para interagir com turistas de diferentes nacionalidades. Essa interação multicultural não apenas amplifica a vivacidade da festividade, mas também cria um ambiente propício para a prática de diversos idiomas, proporcionando uma imersão autêntica no aprendizado linguístico.

Anfitrião preparado

Em meio às tradições e à celebração, 65% dos entrevistados concordam que, durante o Carnaval, o Brasil está preparado para receber turistas de diferentes partes do mundo. Com isso, a pesquisa reflete a confiança expressiva na capacidade do país em oferecer uma recepção calorosa e uma infraestrutura de serviços necessários durante essa festividade única.

Interação com estrangeiros 

Durante o Carnaval, o encontro com visitantes de diferentes partes do mundo se torna mais do que uma simples troca cultural; é uma autêntica aula prática de idiomas. Ao compartilhar tradições, danças e músicas típicas, os participantes não apenas celebram, mas também absorvem novos conhecimentos uns com os outros. Essa imersão linguística e cultural cria uma atmosfera única para o intercâmbio educacional. 

Preservação das tradições locais

Para 74% dos entrevistados, o Carnaval não é apenas uma festa de rua; é um guardião das tradições locais. Essa visão sugere que o Carnaval é mais do que uma celebração anual; é um elo entre o passado e o presente. Cada conta histórias antigas, os ritmos ecoam tradições esquecidas, e cada manifestação artística é um tributo vivo às comunidades que moldaram essa rica história cultural.

Além disso, 80% dos participantes concordam que o Carnaval é uma oportunidade de mostrar a cultura regional para pessoas de outros estados e países. Isso evidencia como a festividade se torna um embaixador cultural, proporcionando aos participantes a chance de exibir a riqueza e a diversidade das tradições regionais brasileiras para um público global.

Preparação para cair na folia

No que diz respeito ao planejamento, cada folião tem seu jeito de se preparar. 28% dos entrevistados começam a planejar o que vão fazer um mês antes, revelando uma antecipação considerável, enquanto 10% optam por decidir na hora ou inventar algo no dia anterior.

Além disso, quando se trata de fantasias, a personalidade é a chave. Enquanto 59% dos participantes preferem não se fantasiar, optando apenas por alguns acessórios, 18% criam fantasias que refletem sua identidade pessoal. Para outros 14%, a preferência é por personagens famosos, influentes ou , tornando a escolha da fantasia uma expressão única de criatividade.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
invasão

Dez pessoas são presas após invasão de terreno particular no Centenário

ação moradores

Mais de 500 moradores participam de ação social no Zumbi dos Palmares

acidente pessoas

Mulher retirada de ferragens em acidente na MS-134 foi em vaga zero para Dourados

cineasta

Morre cineasta Jean-Claude Bernardet

Notícias mais lidas agora

Com inspeção vencida, 57 ônibus do Consórcio Guaicurus podem ser retirados das ruas de Campo Grande

senado mulher

Fichas criminais de agressores podem virar dado público para proteger mulheres em MS

VÍDEO: Guardas espancam e arrastam jovem que estava amarrado em abordagem

flamengo

São Paulo é apático e inicia nova ‘Era Crespo’ com derrota para líder Flamengo no Maracanã

Últimas Notícias

Esportes

Botafogo resolve no 2º tempo e bate o Vasco em volta ao Brasileirão após o Mundial de Clubes

Com o resultado, o Botafogo chegou a 21 pontos, em quinto lugar, com um jogo a menos

Polícia

Polícia encontra grávida carbonizada na fronteira de MS

Feto tinham cerca de 5 meses e também chegou a ficar carbonizado

Brasil

Pesquisador indígena cataloga 150 plantas medicinais de seu território

Material serve para tratar diabetes, hipertensão e verminose

Brasil

Planejamento da segurança em parques reduz riscos, mas não os elimina

ICMBio não vê falhas sistêmicas que possam ter causado morte de menina