Pular para o conteúdo
Cotidiano

‘Enem dos Concursos’: CPNU terá duas novas carreiras, código de barras e detector de metais na entrada das salas

As novidades foram explicadas pela ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos nesta terça
Jennifer Ribeiro -
Imagem ilustrativa. (Reprodução)

Nesta terça-feira (8), a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, anunciou que a nova edição do CPNU (Concurso Público Nacional Unificado) terá duas novas carreiras e mudanças relativas à segurança das provas e aplicação das avaliações discursivas. A novidade foi compartilhada no programa “Bom Dia, Ministra”.

“São duas mudanças importantes no aumento da segurança: uma delas é um detector de metal e de ponto eletrônico em todas as salas. A outra é o código de barras nas provas”, disse.

“Com isso, a gente garante saber de quem é a prova, de forma que não identifique o candidato, porque é um código de barras. Uma pessoa não sabe quem é o candidato, mas a máquina sabe. A ideia é ter um concurso cada vez mais seguro para as pessoas que fazem a prova”, frisou.

Sobre a logística, a ministra explicou que, nesta edição, não haverá grandes mudanças. Assim, os estados contaram com os como espaço de armazenamento e distribuição das provas, além do acompanhamento de entidades como policiais estaduais, militares e civis.

Provas discursivas

Em relação às provas discursivas, a ministra pontuou que, no caso dos cursos superiores, haverá questões discursivas, e não apenas uma, como no ano passado, “para poder captar mais o conhecimento das pessoas que estão fazendo a prova”, explicou.

Já sobre a correção da prova discursiva, ela deu uma dica importante para os candidatos. “Outra novidade [em relação às provas discursivas] é que será em dois dias diferentes”, pontuou.

“Na realização da prova, a gente vai ter um pouco mais de tempo, o que vai ajudar as pessoas a fazerem a prova discursiva com calma, lembrando que, no caso da prova discursiva, metade da correção é análise do português e metade é análise do conteúdo. A gente quer saber se a pessoa sabe escrever e interpretar um texto”, frisou.

Novas carreiras

A ministra destacou que o CPNU 2 terá duas novas carreiras: analista técnico de desenvolvimento socioeconômico e analista técnico de Justiça e Defesa.

“São duas carreiras novas nos blocos. São carreiras importantes para a gente ir formando nossas grandes carreiras transversais, que vão se somar às já existentes. As pessoas não conhecem as carreiras, deviam olhar com carinho, ver suas especificações e se inscreverem para essas carreiras. Foram pensadas para que a gente possa garantir o servidor do futuro. Elas não são específicas de um ministério”, detalhou.

As inscrições para o CPNU 2 estão abertas e podem ser feitas até o dia 20, pelo site oficial. Ao todo, são 3.652 vagas para 32 órgãos, organizadas em nove blocos temáticos. Há 3.144 vagas de nível superior e 508 de nível intermediário.

A prova objetiva será no dia 5 de outubro, e a discursiva, em 7 de dezembro. Haverá 228 cidades de aplicação da seleção, em todos os estados e no . O prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição no CPNU 2 termina nesta terça-feira (8/7). Candidatas e candidatos têm até as 23h59 (de ) para acessar o sistema oficial de inscrição e enviar a solicitação, de forma gratuita e on-line.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Corpo encontrado em córrego de Ribas do Rio Pardo é de operador de máquinas desaparecido

Eduardo Bolsonaro agradece Trump por revogar visto de Moraes: “Só o começo”

Durante passeio com a família, sargento de MS salva duas pessoas após barco virar na Bolívia

Vídeo: ‘Não deu tempo de parar’, diz motorista que atropelou idosa na Duque de Caxias

Notícias mais lidas agora

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

moraes

Governo Trump revoga vistos de Moraes, ‘aliados’ dele no STF e familiares

Últimas Notícias

Polícia

Pitbull é resgatado em meio a fezes, sem água e comida, no Santo Eugênio

Animal estava amarrado e exposto ao frio

Política

STF tem placar de 4 votos a 0 para manter cautelares contra Jair Bolsonaro

Ainda falta o voto do ministro Luiz Fux

Política

Barroso saiu dos EUA quatro dias antes de anúncio de revogação de vistos

Ministro chegou ao país no dia 4 e foi embora no dia 14

Política

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

Apenas três estarão fora da lista de sancionados pelo governo norte-americano