Empreendedores, agricultores, associações e cooperativas que desejam expor e comercializar produtos no Mercado-Escola da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) já podem se inscrever para participar do processo seletivo.
As inscrições vão até 29 de julho e podem ser realizadas pela internet, neste link aqui. Ao todo, são 34 vagas ofertadas entre as categorias agricultura familiar, povos originários e comunidades tradicionais, alimentação regional, plantas medicinais e não convencionais, artesanato e economia criativa.
Também são ofertadas categorias específicas para estudantes com CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais) e servidores da UFMS.
Vendas no mercado-escola
O comércio do mercado-escola funciona semanalmente, às quintas-feiras, das 10h30 às 18h30. O espaço fica no setor 1 da Cidade Universitária, ao lado do Ginásio Moreninho, em Campo Grande.
Os selecionados terão acesso a espaços estruturados para expor seus produtos pelo período de 12 meses, além de participar de ações de formação e qualificação oferecidas pelo próprio mercado-escola e por instituições parceiras.
Segundo a coordenadora do projeto, os critérios para a seleção foram pensados para valorizar a agricultura familiar, a inovação de base regional, os biomas e a cultura sul-mato-grossense.
“Fatores como cadastro da agricultura familiar, uso de ingredientes/matérias-primas da agricultura familiar, da sociobiodiversidade ou da economia circular, pontuação para produtos com identidade regional ou tradicionais, foram utilizados para refletir o papel do mercado-escola na valorização da cultura regional e promoção do desenvolvimento sustentável em Mato Grosso do Sul”, afirma Aline Gomes, coordenadora do mercado-escola.
Espaço
O mercado-escola foi inaugurado em setembro de 2024, com investimento de R$ 5 milhões da UFMS. O local conta com um prédio principal com dois pavimentos, dotado de laboratórios, espaços para manipulação e preparo dos produtos, auditório e salas de aula. À frente, um amplo pavilhão aberto vai abrigar os boxes para venda dos produtos.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
***