Em MS, atendimentos no Ligue 180 tiveram aumento de 18,79% em 2024

Dados foram divulgados pelo Ministério das Mulheres

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Ilustrativa (Henrique Arakaki, Midiamax)

O Ministério das Mulheres divulgou, nesta quinta-feira (06), que atendimentos na Central de Atendimento à Mulher, no canal Ligue 180, registrou, em Mato Grosso do Sul, um aumento de 18,79% em 2024, quando comparado aos atendimentos realizados em 2023. No ano passado, a central atendeu um total de 9.413 vítimas.

Ainda conforme os dados, as denúncias no Estado registraram um aumento de 12,49%, passando de 1.777 em 2023 para 1.999 em 2024. Desse total, 1.843 foram recebidas por telefone e 131 por WhatsApp.

✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Entre as denúncias registradas em 2024, 1.217 foram apresentadas pela própria vítima, enquanto 782 foram por terceiros. A casa da vítima ainda é o cenário onde mais situações de violência são registradas: 824 denúncias tinham este contexto. A residência compartilhada por vítima e suspeito também é local de grande parte das denúncias em Mato Grosso do Sul, com 666 casos.

Além disso, os dados divulgados pelo Ministério das Mulheres apontam que há mulheres que vivenciam diariamente as situações de violências. Em Mato Grosso do Sul, a frequência diária foi relatada em 910 atendimentos, enquanto 367 disseram que as agressões ocorrem ocasionalmente. São as mulheres pretas e pardas as vítimas mais frequentes (1.145) e são os esposos(as) e companheiros(as) – ou ex-companheiros(as) – aqueles que mais cometem atos violentos (833).

Se precisar, peça ajuda!

A Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 é um serviço atualmente oferecido pela Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. É uma política pública essencial para o enfrentamento à violência contra a mulher em âmbito nacional e internacional.

Por meio de ligação gratuita e confidencial, esse canal de denúncia funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, no Brasil e em outros 16 (dezesseis) países: Argentina, Bélgica, Espanha, EUA (São Francisco e Boston), França, Guiana Francesa, Holanda, Inglaterra, Itália, Luxemburgo, Noruega, Paraguai, Portugal, Suíça, Uruguai e Venezuela.

Além de registrar denúncias de violações contra mulheres, encaminhá-las aos órgãos competentes e realizar seu monitoramento, o Ligue 180 também dissemina informações sobre direitos da mulher, amparo legal e a rede de atendimento e acolhimento.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúnciaflagrantereclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo é garantido por lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
InstagramFacebookTikTokYouTubeWhatsAppBluesky e Threads.

Conteúdos relacionados