Pular para o conteúdo
Cotidiano

Em contraste à estiagem de 2024, abril deste ano registra chuvas acima da média em todo o estado

Dados são do boletim mensal do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul)
Osvaldo Sato -
Temporais em Campo Grande evidenciaram problemas estruturais (Foto: Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

Enquanto no ano passado o mês de abril já anunciava uma estiagem prolongada em Mato Grosso do Sul, o que agravou a série de incêndios florestais registrados na região do Pantanal, os dados referentes ao mesmo mês neste ano de 2025 mostram um cenário completamente diferente, com todos os 38 municípios monitorados pelo (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de ) apresentando volumes de chuva acima da média histórica para o período.

Os dados do boletim mensal mostram os acumulados de chuva entre 150 e 300 mm, especialmente nas regiões central, sul, leste e norte. O registro de precipitação confirma que as chuvas superaram a média climatológica em grande parte do território sul-mato-grossense, com ênfase para o centro-sul e o norte.

Todos os 38 municípios acompanhados pelo Cemtec tiveram volume de precipitações acima do esperado para abril. O município de liderou o ranking pluviométrico, com 370 mm de chuva acumulada, um volume que representa 320% acima da média histórica local.

Já Campo Grande também sentiu o impacto das chuvas acima da média. Conforme a tabela, a precipitação acumulada em abril de 2025 ficou 129% acima da média histórica registrada pela estação meteorológica do na Embrapa Gado de Corte.

Entretanto, a análise de outros pontos de medição oficiais no município revela uma certa irregularidade na distribuição das chuvas, com volumes variando entre 200 e 300 mm. O maior registro de precipitação acumulada mensal em Campo Grande foi de 300,6 mm, observado no pluviômetro do Cemaden, o que representa um expressivo 236% acima da média esperada para o mês de abril.

O boletim do Cemtec também traz informações sobre outros extremos meteorológicos observados em abril de 2025. Assim, Iguatemi registrou a menor temperatura, com 7,4°C no dia 30. Já a maior temperatura foi sentida em Água Clara, atingindo 36,0°C no dia 2. A menor umidade relativa do ar, marcando 24%, foi observada em também no dia 30. Por fim, a maior intensidade de vento foi registrada em Santa Rita do Pardo, com uma rajada de 100,4 km/h no dia 18 de abril.

Previsão para os próximos meses

Agora, a previsão para os meses de maio, junho e julho é uma tendência de chuvas abaixo da média histórica para grande parte de Mato Grosso do Sul. A média histórica de precipitação para este período varia entre 100 e 300 mm na maior parte do estado, caindo para 50 a 100 mm no nordeste e extremo noroeste, e subindo para 300 a 400 mm no extremo sul. Na região noroeste, os modelos apontam para uma maior irregularidade, com chances de precipitação tanto abaixo quanto acima da média.

Quanto à temperatura do ar, o boletim sugere que o trimestre de maio, junho e julho deve ser mais quente que o normal em Mato Grosso do Sul. Climatologicamente, as temperaturas médias para este período variam entre 18-22°C na maior parte do estado, 22-24°C no noroeste e 16-18°C no extremo sul.

A previsão probabilística do fenômeno El Niño-Oscilação Sul aponta para uma alta probabilidade (83%) de condições de neutralidade no trimestre de maio, junho e julho de 2025. O Cemtec ressalta que o El Niño é apenas um dos fatores climáticos que influenciam o clima em Mato Grosso do Sul e sua atuação é geralmente indireta.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Trump ameaça taxar Rússia em 100% caso guerra com a Ucrânia continue

Juventude vence com Gilberto herói, VAR polêmico e deixa Sport agonizando

Mulher fica ferida ao ser agredida com garrafada de vidro em bar de Bonito

lula

Lei da Reciprocidade Comercial será publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

‘El Monstruo’: o criminoso mais procurado do país pode estar escondido na fronteira de MS

VÍDEO: Madrinha homenageia Sophie no dia em que bebê completaria 1 ano de vida

Marido usa arma de choque e foice para agredir esposa em Angélica

Últimas Notícias

Bastidores

[ BASTIDORES ] Legenda sob nova direção terá que colocar ‘cada um no seu quadrado’

Com cenário eleitoral indefinido, partido inicia tratativas oficiais com possíveis nomes para 2026

Leandro Mazzini - Coluna Esplanada

Agentes da PRF já foram avisados que em breve terão de usar câmeras corporais nos uniformes

As câmeras já passaram por testes em coletes e viaturas

Sérgio Cruz - O dia na história

1869 – Corumbá transformada em zona franca

Decreto confere ao principal porto de Mato Grosso a privilegiada condição de zona de livre comércio

Trânsito

Professor capota carro várias vezes após ultrapassagem de veículo na BR-060

Carro de professor parou em uma cerca de uma fazenda