Pular para o conteúdo
Cotidiano

Em atos, movimentos defendem a criação de secretaria das mulheres em MS

Grupos foram para as ruas de Campo Grande abordar questões de gênero
Priscilla Peres, Monique Faria -
(Foto: Madu Livramento/Jornal Midiamax)

Neste sábado em que se comemora o Dia Internacional das Mulheres, vários grupos foram para as ruas de defender pautas sociais de avanço para . Muitos defenderam a criação da Secretaria Estadual das mulheres.

Só neste começo de 2025, uma mulher foi morta a cada 4 dias em Mato Grosso do Sul. O primeiro registrado em MS ocorreu no dia 4 de fevereiro e, o último, no dia 1º de março. Em um período de apenas 26 dias, uma mulher foi morta a cada 4 dias e 8 horas em média no estado.

Para reduzir os casos de violência e aumentar políticas públicas voltadas para mulheres, os atos buscaram pressionar o governo estadual a criar a Secretaria Estadual da Mulher para fortalecer as políticas públicas de enfrentamento à violência de gênero.

(Foto: Madu Livramento/Jornal Midiamax)

A vereadora Luiza Ribeiro (PT), afirma que a grande questão da violência contra as mulheres é em razão de uma compreensão da sociedade em tratar elas como se fossem inferiores e é por isso que a sociedade é tão opressoras.

“E precisamos discutir isso porque homens estão convencidos de que são superiores e na primeira resistência delas, em qualquer área, eles partem para a violência. Temos que construir uma nova mentalidade, contrária ao machismo”, disse a vereadora.

Educação que pode salvar

Em ato em frente a prefeitura de Campo Grande, movimento formado por lideranças das mulheres, cultura e trabalhadores, destacou ainda a importância de levar o tema de gênero para dentro das escolas, bem com estruturar a Casa da Mulher Brasileira.

A advogada Giselle Marques disse em entrevista ao Jornal Midiamax, sobre a necessidade de políticas públicas efetivas e que os equipamentos da rede de proteção da mulher estejam funcionando a contente.

“Nós precisamos de educação, queremos que seja criada nas escolas municipais e estaduais, a Maria da Penha vai à escola, para que seja conversado sobre o problema da violência contra a mulher, e além da educação, nós queremos também que na delegacia da mulher haja um acolhimento e uma efetividade do atendimento a essa mulher”.

No Brasil, 19 estados e o Distrito Federal já possuem Secretarias Estaduais da Mulher. A vereadora de Campo Grande reforça a necessidade de ações governamentais em diversos âmbitos para garantir a valorização da mulher e combater toda forma de machismo, opressão, exploração e violência.

📍 Onde buscar ajuda em MS

Em Campo Grande, a Casa da Mulher Brasileira está localizada na Rua Brasília, s/n, no Jardim Imá, 24 horas por dia, inclusive aos finais de semana.

Além da DEAM, funcionam na Casa da Mulher Brasileira a Defensoria Pública; o Ministério Público; a Vara Judicial de Medidas Protetivas; atendimento social e psicológico; alojamento; espaço de cuidado das crianças – brinquedoteca; Patrulha Maria da Penha; e Guarda Municipal. É possível ligar para 153.

☎️ Existem ainda dois números para contato: 180, que garante o anonimato de quem liga, e o 190. Importante lembrar que a Central de Atendimento à Mulher – 180 é um canal de atendimento telefônico, com foco no acolhimento, na orientação e no encaminhamento para os diversos serviços da rede de enfrentamento à violência contra as mulheres em todo o Brasil, mas não serve para emergências.

As ligações para o número 180 podem ser feitas por telefone móvel ou fixo, particular ou público. O serviço funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, inclusive durante os finais de semana e feriados, já que a violência contra a mulher é um problema sério no Brasil.

Já no Promuse, o número de telefone para ligações e mensagens via WhatsApp é o (67) 99180-0542.

📍 Confira a localização das DAMs, no interior, clicando aqui. Elas estão localizadas nos municípios de Aquidauana, Bataguassu, Corumbá, Coxim, Dourados, Fátima do Sul, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas.

⚠️ Quando a Polícia Civil atua com deszelo, má vontade ou comete erros, é possível denunciar diretamente na Corregedoria da Polícia Civil de MS pelo telefone: (67) 3314-1896 ou no GACEP (Grupo de Atuação Especial de Controle Externo da Atividade Policial), do MPMS, pelos telefones (67) 3316-2836, (67) 3316-2837 e (67) 9321-3931.

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Usuário de drogas sofre facada na cabeça após encomendar pedras de crack fiado

Preta Gil morre aos 50 anos após tratamento contra o câncer

Em jogo movimentado com 5 gols, Palmeiras vence Atlético Mineiro por 3 a 2

Homem invade casa, faz quebra-quebra, agride morador e tenta fugir a pé

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

VÍDEO: Morador mostra aglomeração de curiosos durante perseguição no Tiradentes

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Homem morre ao ser puxado por máquina de ressonância magnética nos EUA

Últimas Notícias

Esportes

Fla x Flu: Pedro entra no 2º tempo e faz gol da vitória do Flamengo no finalzinho do jogo

Atacante estava de ‘castigo’, sem ser relacionado pelo técnico Felipe Luís nas últimas partidas

Polícia

Amásio é esfaqueado pela companheira por causa do filho adolescente da autora

Mulher não gostou quando o homem disse que ela ‘precisaria educar melhor o filho’

Polícia

Vizinha é agredida por causa de câmera de segurança de segurança no Aero Rancho

Vítima sofreu socos, chutes e tapas da agressora

Brasil

Jovem que comeu bolinho de mandioca supostamente envenenado morre em São Bernardo do Campo

Padrasto do rapaz está preso apontado como principal suspeito pelo crime